confre de porquinho representa o mercado digital e a economia brasileira

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

29 de setembro de 2022

Como o mercado digital influencia na economia brasileira?

O universo digital é imenso e nos traz uma série de possibilidades, não é mesmo? Porém, muitos de nós ainda o olhamos como uma alternativa arriscada por não ser algo tão complexo com os trabalhos “convencionais”. Então veja como funciona o Mercado Digital.

Entretanto, cada vez mais o mercado digital tem influência na nossa economia. Na verdade, o crescimento vem sendo exponencial e os resultados são realmente incríveis – até mesmo no período de crise.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre esse mercado e os principais números que podemos nos basear para entender melhor o desenvolvimento desse segmento e sua influência na economia brasileira. 

Mercado digital e economia digital

O primeiro passo é, obviamente, entender melhor o que é o conceito de economia digital. Na verdade, o conceito não é nada complexo. Economia é tudo aquilo que envolve dinheiro (compra, venda, transações, ações…).

Digital, como você já sabe, é aquilo que envolve a internet, o cibernético. Sendo assim, economia digital é todo o dinheiro proveniente de transações feitas online. 

Há tempos que a internet não se comporta apenas como uma plataforma de entretenimento. Ela é, na verdade, uma grande plataforma de negócios. 

Os chamados e-commerce crescem a cada dia e movimentam muito dinheiro. Se você já comprou qualquer coisa online, saiba que está movimentando a economia e o mercado digitais. 

A influência da pandemia

A pandemia assustou a todos nós e deu um grande baque na economia do mundo todo. Porém, um setor que acabou se beneficiando com isso foi o mercado digital.

Isso porque as pessoas não tinham opção para comprar aquilo que desejavam, já que tudo estava fechado.

Porém, as compras online deixaram de ser uma alternativa para virar rotina. Isso porque até os mais receosos com o mercado online conseguiram identificar as suas vantagens. 

O número de compras online não só cresceu durante a pandemia, como se manteve, mesmo depois que as lojas voltaram a abrir – e até mesmo depois das vacinas. 

Mercado digital em números

Segundo o relatório Transformação Digital na América Latina, o mercado digital vem se tornando o protagonista dessa história. 

Em 2021, o mercado digital movimentou R$ 53,4 bilhões, algo muito expressivo e com o crescimento de 31% relacionado aos números de 2020. 

É claro que as vendas “convencionais” ainda contemplam os maiores valores, porém, não podemos afirmar que sempre será dessa forma.

O grande diferencial da questão é que os produtos que são vendidos, em sua maioria, podem ser encontrados nas lojas da cidade, mas o comodismo de comprar sem sair de casa – e muitas vezes pagar mais barato – é muito atrativo.

Tecnologia e mercado digital 

As fintechs, antes consideradas empreendimentos “frágeis” no mercado, hoje em dia são consideradas um setor sólido e muito atrativo.

Isso porque as ferramentas tecnológicas ganham cada vez mais espaço em grandes corporações. Empresas grandes e pequenas estão se dando conta de que sem o investimento em tecnologia não é possível se destacar no mercado de trabalho.

Ou seja, as fintechs têm grande contribuição para o mercado digital e, consequentemente, na economia brasileira. 

Como negócios podem ganhar dinheiro com o digital

Parece que estamos falando apenas de grandes empresas e de tecnologia de ponta, não é mesmo? Porém, o mercado digital não se resume apenas a isso.

Quando você faz uma compra pela internet, mesmo que seja através do Instagram, você está contribuindo para o mercado digital. 

E isso nos leva a um segmento de grande peso nesse cenário: os empreendimentos que utilizam o marketing digital para melhorar os seus resultados.

Isso é válido tanto para empresas que atuam totalmente na internet, quanto para empresas que atuam nas duas frentes, físico e online. 

Como já dito ao decorrer deste artigo, o mercado digital é muito promissor e deu um boom por conta da pandemia. Empreendimentos que souberam aproveitar esse cenário mantêm campanhas sólidas de marketing digital para aumentar a visibilidade.

Então, respondendo o questionamento inicial deste tópico: as empresas podem ganhar dinheiro com a internet investindo em marketing digital de maneira assertiva. 

Principais ferramentas do marketing

Quando falamos em marketing digital, o universo de possibilidades é realmente muito grande. Você tem uma série de recursos que pode ser usada a depender do seu tipo de negócio e público-alvo. Por exemplo:

  • E-mail;
  • Anúncios;
  • Marketing de conteúdo;
  • Promoções;
  • Isca digital;
  • Dentre outros.

O ideal é que você não se apegue a apenas uma das estratégias, mas, sim, todas aquelas que fazem sentido para o seu público-alvo. Ou seja, o marketing digital é estratégico, não pode ser feito seguindo um padrão ou uma receita. 

Boas campanhas exigem bons profissionais 

Se você procurar sobre marketing digital na internet, com certeza irá encontrar muito material a respeito, inclusive vários “passo a passo” para desenvolver a sua estratégia de marketing.

Ter todo esse conhecimento a respeito desse segmento é, de fato, muito interessante. Porém, um dos grandes equívocos cometidos pelas empresas é subestimar a complexidade do marketing.

Você poderá até conseguir colocar campanhas para rodar, mas elas não terão os resultados que efetivamente têm potencial. Isso porque as estratégias de marketing digital são complexas. 

Por isso, para que elas tenham efetivo sucesso, a recomendação é contar com profissionais da área. Além de eles terem o domínio de todas as ferramentas de marketing, também saberão analisar pontualmente o seu negócio.

A V4 Company é uma empresa de assessoria de marketing. A equipe multidisciplinar, mas com foco em marketing, consegue entender pontualmente o negócio de cada um e, assim, desenvolver uma estrutura de marketing personalizada.

E isso é importante até mesmo para quem já possui um plano de marketing, pois não há nada que não possa ser revisto para gerar ainda mais resultados.

V4 Company e o empreendedorismo no mercado digital

Há 10 anos, a assessoria de marketing da V4 Company trabalha para ajudar os negócios a venderem mais. Para isso, oferecemos soluções em marketing digital para que os nossos clientes saiam na frente e conquistem cada vez mais clientes. 

Desde que iniciamos as atividades até hoje, atendemos mais de 9 mil clientes de diferentes segmentos em todo país. Entre as empresas que já contrataram os nossos serviços, temos nomes como XP Investimentos, SmartFit, Melissa, Lebes e Oral Unic. 

Para ficar por dentro das estratégias que colocamos em prática e ter acesso ao maior estudo de vendas na era digital sem sair de casa, participe do evento de aniversário da V4, no dia 4 de outubro, das 8h às 20h.

Comprando o seu ingresso agora, você leva para casa materiais exclusivos da nossa assessoria, como por exemplo o Plano de ROI, a gravação do evento para assistir quando quiser, o curso O Cientista do Marketing e muito mais. 

logo v4 company blog