Antônio Gargioni
28 de maio de 2020
Neste exato momento você pode estar perdendo uma venda caso ainda não esteja presente nas redes sociais. Facebook, Instagram e Whatsapp são as principais redes sociais e mais utilizadas pelo público brasileiro para comprar e tirar dúvidas em relação a produtos e serviços.
Mensagens por inbox, por DM no direct do instagram e também nos comentários de suas publicações. São várias as possibilidades que hoje o consumidor pode entrar em contato com você. Diferentes canais abertos via internet, que possibilitam a conexão e aproximação entre consumidores e suas marcas favoritas.
E para criar esta conexão entre ambos os lados, é necessário que você não apenas esteja presente nas redes sociais, mas também que se relacione com o seu prospecto.
Relacionamento + Atenção + Experiênciação = Vendas.
Inclusive, temos um podcast com a nossa embaixadora Núbia Mota, onde falamos sobre a importância de empresas terem canais omnichannel e estarem atentos a experiência do cliente em toda a sua jornada. Escute neste link aqui: Omnichannel: Como criar uma experiência para o usuário.
Muitos profissionais ainda não perceberam que ao se relacionar, a venda acaba ocorrendo por consequência desta ótima experiência do cliente. E quando eu digo relacionamento, é realmente se importar em compreender o problema ou a dor desse cliente para poder oferecer a sua melhor solução para sanar de vez esta demanda do consumidor.
Quando você simplesmente oferece o seu produto de maneira genérica, você não se torna um profissional diferenciado e sim mais um no meio de uma grande manada.
É claro que é necessário técnica, pois vender é prática. Vender é uma ciência e não se nasce com o dom, como muitos dizem por aí. Na verdade, uma pessoa pode nascer mais desenvolta e comunicativa, esta é uma habilidade comportamental, mas não significa que você que é mais introvertido não consiga ter ótimos resultados.
Para você, profissional mais introvertido ou você gestor que deseja saber mais sobre como vender de forma estratégica, nós gravamos um podcast com o Thiago Concer, uma das grandes autoridades em vendas do Brasil. Escute o podcast completo aqui: Empresa que não vende quebra!
Pensando em agregar ainda mais valor na sua jornada, preparei 07 etapas essenciais para você aprender a vender diariamente através das redes sociais. Vamos lá?
Parece óbvio, mas muitos ainda não fazem. Entregar valor através do conteúdo diário, faz com que você crie autoridade perante a sua audiência. E não é sobre sair vendendo em todos os post não, é necessário balancear seus CTAs.
Geralmente se recomenda a regra de 80/20, ou seja, 80 das suas publicações devem ser de conteúdo de valor e apenas 20% de vendas. (mesmo sabendo que intrinsecamente, através dos 80% de conteúdos, você também está vendendo para seu público-alvo).
Ter um padrão de perguntas a serem feitas é um caminho que facilita o processo de venda na hora do atendimento. Mas sempre tome cuidado para que não fique parecendo um robô e um questionário, o script de vendas serve como um guia para sua conversa com o seu futuro cliente.
Para se tornar um profissional ou marca diferenciada, ofereça um atendimento de qualidade. Isso implica no retorno rápido e eficaz aos contatos recebidos. A cada minuto perdido, maiores são as chances de você perder uma venda.
Quando alguém lhe procura, com toda a certeza, ela quer ajuda para sanar um problema ou necessidade dela. Escute ativamente, pois depois você poderá usar este pontos, antes expostos, como argumentos de venda para o seu produto a ser oferecido.
Tente se mostrar aberto(a) para todas as dúvidas que possam vir a serem colocadas. Principalmente se a sua venda está sendo feita através de mensagens nas redes sociais. É muito fácil o prospecto interpretar de forma diferente daquilo que você fala, o mesmo pode acontecer com você também.
O que eu recomendo além de tomar cuidado na forma em que você escreve, é também fazer o uso dos emojis durante a sua jornada de vendas. Mas não exagere, certo?
Depois que o cliente já sinalizou que deseja fazer a compra, não é você que vai tornar isso mais complicado, não é? Saiba negociar e ofereça mais de uma possibilidade de pagamento. Não torne o processo de compra muito longo e burocrático, isso desestimula o cliente a comprar de você.
Aqui o prospecto já é seu cliente, mas ele precisa entender que não foi apenas mais um, que você poderia estar apenas preocupado(a) em bater a sua meta. Mostre a importância de continuar ajudando no que for necessário.
“O que as pessoas mais desejam neste momento é ter a sua atenção, lembre-se disso. Thiago Souza – Head of Marketing V4 Company”
Eu considero um super diferencial oferecer suporte pós venda. Muitas empresas ainda não estão fazendo e por consequência não sabem os benefícios que podem colher deste serviço. Principalmente quando estamos falando em reter e fidelizar a sua base de clientes.
Já falamos sobre isso aqui em outro post: “é mais caro você prospectar novos clientes do que reter e manter a base dos clientes que você já tem.” Por isso, invista em utilizar suas redes sociais como uma ferramenta também de pós venda.
Quer saber mais sobre como reter e fidelizar a sua base de clientes?
Então não deixe de escutar o podcast que gravamos com o Bruno Nardon, uma das maiores referências do Brasil em retenção de clientes e growth. Bruno é Co-Founder da Rappi Brasil e Kanui e um dos Fundadores do Gestão 4.0. Escute o podcast completo aqui: Planejamento, Growth, Gestão e Métricas.
Estas foram às 06 etapas essenciais para você conseguir vender através das redes sociais. Precisa de ajuda para implementar soluções digitais para o seu negócio? Não deixe de contatar a V4 Company. Temos uma equipe pronta para fazer a sua empresa decolar.