Thiago Souza

Thiago Souza

05 de maio de 2016

Crescer na crise: como driblar o cenário econômico e faturar o seu primeiro milhão!

No elevador, nas rodas de conversa, nos corredores das empresas ou no encontro entre amigos, a pauta é uma só: A crise econômica.

Nesse contexto, você lamenta a situação ou enxerga uma oportunidade para conquistar os clientes das empresas que não estão preparadas?

Sabe-se que o país vive hoje um momento turbulento economicamente e as incertezas formam uma nuvem negra que assola a grande maioria das empresas. O que vale pensar é que mesmo em meio a um cenário improvável, as pessoas continuam sim consumindo todos os tipos de produto e serviço.

O que mudou, entretanto, é a forma de consumo, e as empresas precisam se adaptar para sobreviver e crescer nesse período. Nesse contexto, a instabilidade econômica apresenta uma grande oportunidade de crescimento, justamente por tocar em um ponto fraco na grande maioria dos seres humanos: a zona de conforto.

A zona de conforto, como o próprio nome diz, é confortável, segura, tranquila e nesse contexto as empresas e os profissionais acabam por habituar-se a permanecer na posição em que estão. Essa postura, independentemente do cenário ser positivo ou negativo, é o que devemos nos atentar para evitar, pois é o que nos torna mais vulneráveis!

O que queremos chamar a atenção aqui é a importância de termos uma postura cada vez mais ativa de vendas. O cliente não parou de consumir, ele apenas ficou um pouco mais retraído, seletivo. O que devemos fazer, portanto, é prospectar esse cliente de modo a trazê-lo para dentro de nossa empresa.

Muitos estabelecimentos acabam fechando as portas definitivamente em momentos como este. E é justamente nesse contexto que devemos nos apropriar de novas fatias de negócio. Assuma o controle do seu negócio, crie páginas de captura, tenha uma lista de leads quentes atualizada diariamente, trabalhe o relacionamento com o consumidor através de plataformas de e-mail marketing.

O maior erro da grande maioria das empresas é deixar-se contaminar com a onda de pessimismo que acaba invadindo quase todos os ambientes que circulamos. Não se deixe influenciar pela praticidade de pôr a culpa na crise e fazer disso um motivo para não buscar soluções. Todas as situações são reversíveis, o que muda é a sua atitude em relação a ela.

Esse é o momento em que você deve reduzir custos e aumentar investimentos. Busque novas alternativas de captar o seu cliente, otimize o seu orçamento em estratégias mensuráveis que de fato trazem retorno em vendas.

Se você for empreendedor, aproveite esse momento para definir metas claras de vendas e munir a sua equipe para buscar novos clientes pela mão. Você verá uma curva de crescimento sem fim enquanto mantiver-se ativo na prospecção.

Se você for gestor ou colaborador, aproveite a oportunidade de tornar-se insubstituível e disputado. Busque novos clientes e seja a solução para a empresa, depende apenas da sua atitude e boa vontade, acredite.

Segue abaixo algumas referências para você estudar sobre prospecção de clientes:

E você, costuma aproveitar as oportunidades para crescer na crise?

Me conte aqui nos comentários, você é meu convidado!

logo v4 company blog