O que eu aprendi com Guilherme Benchimol - V4 Company marketing digital

Max Satiro

Max Satiro

02 de dezembro de 2021

O que eu aprendi com Guilherme Benchimol

Muito se ouve falar do mundo dos CEOs de grandes empresas, mas, na verdade, sabemos pouco sobre suas trajetórias reais e como fizeram para chegar até onde estão hoje!

Eu sou Max Satiro, e hoje conto para vocês a história de Guilherme Benchimol e tudo o que aprendi com esse grande nome do empreendedorismo! Confira tudo e saiba como se inspirar nessa história surpreendente!

Quem é Guilherme Benchimol?

Guilherme Benchimol é um conhecido CEO de grandes empresas. Atualmente é dono da XP Inc, que é o nome maior de uma empresa que envolve outras do setor de investimentos financeiros, como a XP Investimentos, a Clear e a Rico, muito conhecidas por quem faz investimentos em Bolsas de Valores.

Atualmente é conhecido como uma das cinquenta pessoas mais influentes de todo o mundo, um título realmente surpreendente que fez com que ele fosse o único brasileiro e o único sul americano que fizesse parte da lista da Boomerang, uma das mais consideradas do mundo.

Sua empresa é responsável pelo atendimento e suporte dos investimentos de quase um milhão e meio de clientes, recebendo mais de 260 bilhões de dólares em custos de investimento.

A fortuna de Guilherme Benchimol está estimada atualmente em mais de 2,6 bilhões de dólares. Portanto, ele é considerado uma das personalidades mais ricas do país e do mundo, consequentemente.

O início de um sucesso

A primeira lição que aprendi com Guilherme Benchimol é que muitas vezes já sabemos exatamente o que queremos.

Basta seguir nosso caminho pelas vias que escolhemos. 

Ao contrário de outras personalidades do mundo do empreendimento, Guilherme não seguiu por outras carreiras antes de ir pela via dos investimentos. Ao contrário, logo de cara cursou graduação em Economia.

Primeiramente, ele trabalhou como estagiário, aos dezoito anos, e logo depois como funcionário em duas empresas. Mas, logo decidiu por fundar a sua própria, já tendo em mente que gostaria de ser um empresário desde o início de sua carreira.

Poucos de nós conseguimos rumos tão certeiros em nossas vidas e Guilherme Benchimol me ensinou que isso é possível. Um caminho focado pode ser o segredo para menos tropeços, por isso, tenha sempre a certeza de para onde deseja ir e tome as ações certas rumo a esse caminho.

A XP foi fundada no ano de 2001 junto com o primeiro sócio de Guilherme. No início, a empresa não atuava no ramo de investimentos, mas era uma espécie de escola de educação financeira que ganhou muito destaque no setor.

Um negócio que agregou outros

Guilherme Benchimol me ensinou rapidamente que um negócio pode abrigar vários outros. Rapidamente a XP se transformou no polo que abriga outras empresas voltadas para o mesmo setor, mas com atuações diferenciadas.

Assim, uma empresa pode se tornar um grupo de investimentos e seguir fazendo a diferença no setor dos investimentos financeiros.

Foi o que Guilherme fez com a XP.

A empresa cresceu tanto que incorporou ao negócio inicial negócios do setor de gestão de recursos e até portais de notícias. A XP, então, se ligou ao Itaú, um gigante da economia brasileira que se tornou acionista da empresa, aumentando potencialmente os investimentos.

Negócios na Nasdaq

A Nasdaq é uma das maiores Bolsas de Valores de todo o mundo e a XP abriu seu capital também nessa bolsa americana, mostrando a grande expansão de seu negócio pelo mundo.

Uma das sócias de Guilherme Benchimol é a esposa, Ana Clara, que trabalhou como estagiária na XP logo no início de suas atividades. O relacionamento dos dois só começou após se tornarem sócios.

Como Guilherme Benchimol criou a XP?

A XP como se conhece atualmente nasceu da vontade de Guilherme Benchimol em auxiliar pequenos investidores a ganharem dinheiro com ações na Bolsa de Valores.

Antes da internet e das corretoras virtuais, a compra e venda de ações era restrita a um grupo específico de investidores que tinham tempo e conhecimento para ficarem na Bolsa negociando ações quase o dia todo.

Entrtanto, isso não é mais necessário e mesmo pessoas leigas no mundo das ações conseguem investir com a ajuda de corretoras e de empresas como a XP.

Outra lição que aprendi com Guilherme Benchimol é que levar a possibilidade de investimentos para outras pessoas também pode ser bom para o empresário, por isso, precisamos pensar com a mente aberta.

Quem leva a possibilidade de investimento até outras pessoas também pode lucrar com isso. Desejar ter o mundo das ações restrito a poucos investidores nunca foi a intenção de Guilherme e seu sócio.

Captação de novos clientes

Mas para que outras pessoas pudessem investir na Bolsa de Valores era necessário conhecer melhor o mercado de ações. E até então ele era muito restrito a um núcleo específico de investidores.

Foi assim que a XP começou com um processo de educação para investidores. Um precioso aprendizado que também tive com Guilherme Benchimol: muitas vezes é preciso educar o mercado e modificar seu perfil de clientes até que ele esteja pronto para seu produto.

Oferecendo cursos e também palestras sobre como funcionava o mundo das ações e os investimentos em Bolsas de Valores, os sócios conseguiram, então, alcançar novos clientes e realmente levar muito mais pessoas a se tornarem investidores em potencial.

Quem pensa que a XP foi criada a partir de um grande investimento financeiro está muito enganado. A empresa contou com apenas quinze mil reais de investimento inicial, além de alguns computadores e dois estagiários.

Assim, Guilherme Benchimol nos mostra que é possível crescer a partir de um investimento inicial. Basta ir educando seu público para angariar novos clientes e gerar novos investimentos. Quem deseja se tornar investidor ou empreender no mundo das ações deve aprender muito com esse empresário.

Tornando-se o principal negócio de educação financeira no Brasil, a XP até hoje é o maior nome do mercado de ações para novos investidores e para quem deseja aprender como investir.

Não deixe de aprender com quem tem tanto a nos ensinar e confira todas essas histórias em meu blog!

logo v4 company blog