inbound marketing tudo o que você precisa saber sobre

Max Satiro

MaxSatiro

02 de novembro de 2021

Tudo que você precisa saber sobre Inbound Marketing

Hoje em dia, não há dúvida que o Inbound Marketing é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio, sendo considerada uma das principais estratégias de marketing. 

No entanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o seu conceito, sua forma de funcionamento e as vantagens que a ferramenta pode proporcionar para determinada marca. 

Eu sou Max Satiro e hoje resolvi preparar este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing, a fim de que consiga compreender sua importância para o mundo atual dos negócios. Confira!

Mas, afinal, o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing nada mais é do que o conjunto de ações estratégicas de marketing que tem por objetivo atrair clientes e convertê-los por meio de conteúdos atraentes e relevantes. 

Diferente do que acontece com o marketing tradicional, nesse caso, a empresa não precisa ir atrás dos clientes, já que investe em canais como blogs, mecanismos de buscas e redes sociais. 

Desde 2009, quando o conceito de Inbound Marketing começou a se tornar popular, ele vem se tornando a cada dia mais forte, sendo implementado nos mais variados ramos de negócio, independentemente do tamanho da estrutura. 

Isso porque, a necessidade de conquistar mais clientes e de aumentar as vendas cresce a cada dia mais, principalmente nos dias de hoje, em que a concorrência se encontra tão acentuada. 

Se for traduzir a expressão de forma livre, Inbound Marketing significa marketing de atração. 

A diferença principal entre o Inbound e o Marketing tradicional, é que, no primeiro, é o cliente quem busca a empresa, e não o contrário. 

Isso significa que as ações são executadas com o objetivo de atrair o cliente potencial para o site ou blog. 

A partir desse momento, todo um trabalho é realizado a fim de que o relacionamento com o cliente seja aprimorado. 

Essa relação é desenvolvida através de conteúdos autorais e personalizados. 

Tais conteúdos são preparados como forma de:

  • Fazer com que sua empresa seja referência em certo assunto;
  • Educar sua audiência e os clientes potenciais sobre o segmento de atuação da sua empresa;
  • Influenciar, de forma direta, a decisão de compra dos clientes;

Inbound Marketing: para que serve?

Conforme os anos vão passando, a linha que separa o virtual do real fica cada vez mais tênue. 

Hoje em dia, não se fala mais em “entrar na internet”, já que tal fato já é uma realidade em praticamente todos os lugares do mundo. 

Por esse motivo é que as empresas são capazes de trabalhar com o conceito de Inbound Marketing, sendo possível fazer uma adaptação e implementá-los em qualquer modelo de negócio, utilizando conteúdos relevantes e reforçando a presença da marca no mercado. 

Vale destacar que o Inbound Marketing foi capaz de atingir um nível que nunca foi alcançado pelo marketing tradicional. 

A título de exemplo, o setor de marketing de uma empresa que trabalha com esse método é sempre visto como um bom investimento e não como um custo desnecessário. 

O motivo para tal afirmação é que toda e qualquer ação relacionada ao Inbound Marketing pode ser medida, mensurada. 

Assim, você é capaz de saber, com exatidão, a quantidade de pessoas que visualizaram sua companha, compraram seus produtos ou serviços e foram convertidas. 

Ou seja, com o domínio dessas informações relevantes, seu negócio é capaz de realizar campanhas mais otimizadas, a fim de que tenha um ROI (retorno sobre investimento) mais satisfatório. 

É por esse mesmo motivo que as empresas que inovam no mercado utilizam o Inbound Marketing de forma massiva. 

De forma resumida, é possível dizer que o Inbound Marketing serve para:

  • Deixar seu negócio com maior visibilidade;
  • Reduzir os custos com aquisição de clientes;
  • Atrair potenciais clientes;
  • Produzir conteúdo impactantes e atraentes;
  • Deixar o processo de vendas mais otimizado;

Porque sua empresa deve aderir a este tipo de estratégia de marketing?

O mercado tem cada vez mais aderido à metodologia do Inbound Marketing. E um dos principais motivos se refere ao custo, já que fica aproximadamente 65% mais em conta que o marketing convencional. 

Assim, é preciso que sua empresa tenha uma boa estratégia de marketing implementada. 

Caso contrário, saiba que você corre o grande risco de ficar para trás e ver a concorrência se destacando. 

As fases do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing tem uma sequência de etapas a serem seguidas. 

Assim, o conjunto de estratégias deve, necessariamente, passar pelas seguintes fases.

1. Atrair

A primeira fase é atrair clientes potenciais, os quais vão formar um público bem mais engajado e com maiores propensões a comprar seu produto ou serviço. 

2. Converter

Essa etapa é uma complementação da anterior. Isso porque o visitante precisa se tornar lead, a fim de que avance na jornada de compra.

Nesse caso, as ações são executadas a fim de que o cliente forneça informações e dados em troca de um benefício ou recompensa, como uma oferta, por exemplo. 

3. Relacionar 

Nessa etapa, se identifica o estágio em que o lead se encontra para, a partir disso, adotar as estratégias necessárias a fim de que a relação seja estreitada e fortalecida. 

4. Vender

Depois que todo o trabalho de conversão e relacionamento com os leads foi realizado, é hora de ir para a próxima etapa: vender.

Em algumas situações, o processo de vendas acaba acontecendo no próprio site, ao passo que em outras, é preciso que o vendedor entre em contato com o cliente potencial. 

Geralmente, quanto maior for a complexidade do produto, maior é a necessidade de que o processo de vendas seja algo mais consultivo. 

5. Analisar

O marketing digital se diferencia por conta de sua capacidade de avaliar, com precisão, os resultados e, com isso, comprovar que os investimentos realizados deram retorno. 

Nessa etapa, é o momento de monitorar cada uma das ações que foram executadas nas interações entre cliente e site, tornando o trabalho mais complexo e inteligente. 

Com isso, a metodologia do Inbound Marketing se torna completa, fornecendo informações úteis para atrair mais clientes e aumentar a quantidade de vendas. 

logo v4 company blog