mapa v4 ilustrando a origem do empreendedorismo no Brasil

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

27 de setembro de 2022

Origem do empreendedorismo no Brasil: o país dos empreendedores

O desenvolvimento da economia e sociedade brasileira só foi possível graças a existência de empreendedores. Afinal, foram eles que tiraram seus sonhos do papel e colocaram em prática, possibilitando a origem do empreendedorismo no Brasil.

Sabemos que um dos pilares da construção de qualquer país, é o ato de empreende. É através dele que a economia passa a circular em todo o território nacional, criando possibilidades de desenvolvimento. 

Lembrando que um dos fatores determinantes para o crescimento do nosso país está diretamente ligado a criação e manutenção de empresas. Por isso, nesse texto vamos abordar a origem do empreendedorismo e como diversos fatores do passo influenciam em empresas nos dias de hoje.

Qual é a origem do empreendedorismo no Brasil?

É difícil elencar uma data especifica para falar sobre a origem do empreendedorismo no país. Afinal, esse conceito sempre existiu, ainda que de maneira sutil e não tão forte como nos dias de hoje.

Contudo, se pensarmos em uma época em que o empreendedorismo foi se tornando mais forte e mais estruturado, não tenha dúvidas que iremos pensar na Primeira Revolução Industrial da Europa. Que, mesmo em uma época ainda pouco globalizada, chegou fortemente ao Brasil.

Foi por meio dessa Revolução que o país percebeu a necessidade de desenvolver infraestrutura de transporte e escoamento de mercadorias. Afinal, era necessário se adaptar as novas demandas.

Século XVII

Como já dito, foi no século XVII que o mundo começou a se industrializar e foi nesse período que surgiu um grande empreendedor chamado Barão de Mauá. Este se tornou conhecido pela desenvolvimento de projetos inovadores para época, como as ferrovias, por exemplo.

Sendo assim, se vamos falar sobre a origem do empreendedorismo, temos que abordar o Barão. Afinal, ele foi o grande responsável pela criação de indústrias de fundição de ferro. Mas também pela fabricação de engenho de açúcar, estaleiro e até mesmo a primeira ferrovia do país.

Foi o Barão de Mauá que deu origem do empreendedorismo no Brasil ao trazer novas formas de produção de grande escala que já estavam sendo práticas na Europa e nos Estados Unidos. 

Século XIX

Conforme os anos foram passando desde o século XVII até o século XIX, o empreendedorismo sem dúvidas foi se desenvolvendo. Assim, dando os antigos empreendimentos precisaram dar lugar a novos empresários que buscavam por inovação, como Luiz de Queirós.

O Luiz de Queirós também é um nome importante quando tratamos sobre a origem do empreendedorismo. Afinal, foi ele o grande pioneiro no agronegócio do país, além de ser um grande incentivador de pesquisas científicas.

Inclusive, por enxergar que o empreendedorismo e o estudo andavam lado a lado, ele criou a Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”). Assim, era possível replicar todo o conhecimento agricola, repassadando descobertas e técnicas aos lavradores. 

Século XX

Continuando, não podemos deixar de comentar sobre Attilio Francisco Xavier Fontana. Um grande empresário do século XX e que foi o criador da Sadia – atualmente chamada de BR Foods.

Outro grande empreendedor dessa época, e que ajudou no desenvolvimento do Brasil a partir dos seus negócios, foi o Valentim Santos Diniz. Este foi um dos criadores do Pão de Açúcar, atualmente conhecida como uma das grandes redes de supermercados do país.

Valentim começou sua jornada desenvolvimento o seu negócio como uma doceria, mas que posteriormente se transformou em um supermercado. Seu crescimento foi tão grande e estratégico que a rede é considerada revolucinária no mercado de varejo.

Século XXI

Ainda não podemos citar grande nomes de empreendedores do século XXI, pois o século está só no seu inicio. No entanto, não tenha dúvidas que para se tornar um grande empresário atualmente, é preciso estar antenado no mundo digital. 

Sabemos que os dias de hoje tudo está voltado a tecnologia e a internet. Aliás, vendo em retrospectiva aos grandes nomes que foram surgindo durante a origem do empreendedorismo no Brasil, podemos notar que todos tinham algo em comum: inovação. 

Para se tornar um grande empreendedor é necessário que a pessoa sempre esteja atenta as tendencias e inovações que estão surgindo. Esse é um dos grandes segredo para não ficar para traz e conseguir expandir, como por exemplo a área de marketing digital

Como empreender nos dias atuais

 Você sabia que uma pesquisa feita pela GEM em 2021 colocou o Brasil na 7ª posição de pais com mais empreendedores? Isso, sem dúvidas, nos mostra que as pessoas têm procurado cada vez mais investir em seu próprio negócio.

Por isso, se você quer empreender nos dias atuais, vamos te dar algumas dicas para tornar essa jornada menos descomplicada. 

1. Encontre um ramo

Se você quer empreender, a nossa primeira dica é encontrar um ramo/nicho que você goste e tenha conhecimentos para abrir sua empresa. Afinal, se você não sabe nem a área que quer atuar, dificilmente irá pensar em algo inovador para entrar no mercado.

2. Estude sobre o negócio

Após escolher o ramo ideal para você, estude sobre o seu negócio, os dos seus concorrentes e o mais importante, estude sobre o seu público-alvo. Ou seja, saiba o que eles precisam, como eles pensam e como eles se comunicam. Acertar na comunicação é um dos grandes diferencias para lidar com o mercado moderno.

3. Inove 

Como vimos ao longo dos empresários que marcaram a origem do empreendedorismo o Brasil, todos eles inovaram em algum setor. Lembrando que essa inovação não parte da ideia de reinventar a roda, mas sim, de encontrar maneiras diferentes e mais vantajosas de fazer ela rodar.

4. Divulgue bem a sua empresa

Não importa se seu negócio é inovador e tem tudo o que precisa para atender as demandas que seu público precisa, se ele não é conhecido Por isso, é importante que você tenha uma equipe para te ajudar durante todo o processo, seja através de uma assessoria de marketing ou até mesmo por agência de marketing. Afinal, são essas empresas que vão ajudar sua empresa a ter uma melhor comunicação com o público, o que já dissemos, é indispensável.

5. Não desista

Por fim, nossa última dica é: comece o seus negócios aos poucos e não desista. Sabemos que há muitas dificuldades em empreender no Brasil, mas também há inúmeras soluções para cada problema e muitas vantagens para quem continua.

Além disso, pesquise sempre soluções ou procure pessoas especializadas que possam te ajudar a resolvê-los. Há inúmeras empresas experts em ajudar empresários durante essa jornada.

Como a V4 Company impulsiona o empreendedorismo?

Para celebrar o aniversário de 10 anos da nossa assessoria de marketing, preparamos uma série de conteúdos especiais sobre empreendedorismo. Afinal, esse tema tem tudo a ver com o trabalho que realizamos e ficamos muito felizes de ver negócios crescendo com o marketing digital.

Trabalhamos diariamente com o intuito de auxiliar os negócios, independente da área de atuação ou público, a vender cada vez mais – e melhor – com a internet. Para isso, desenvolvemos uma metodologia exclusiva e que já foi colocada em prática em mais de 9 mil empresas.

Além de soluções de marketing digital, ajudamos pessoas com espírito empreendedor a iniciarem os seus negócios. Desde 2017, adotamos o modelo de franquia como estratégia de crescimento. 

Dessa forma, conseguimos ajudar cada vez mais empreendimentos com o nosso método, além de impulsionar novos empreendedores a iniciarem os seus negócios. Assim, crescemos em conjunto e ajudamos cada vez mais pessoas a alcançarem os seus objetivos profissionais e sonhos. 

Para ficar por dentro das estratégias que colocamos em prática e ter acesso ao maior estudo de vendas na era digital, participe do evento de aniversário da V4, no dia 4 de outubro.

Comprando o seu ingresso agora, você leva para casa materiais exclusivos e desenvolvidos pelo time da nossa assessoria, como o nosso Plano de ROI, o curso O Cientista do Marketing e muito mais. 

logo v4 company blog