Gabriel Freitas

GabrielFreitas

02 de março de 2022

Telegram: como incluir o aplicativo em sua estratégia de marketing?

Se você costuma se comunicar por aplicativos de mensagens instantâneas, com certeza você já ouviu falar do Telegram. Ainda menos popular que o WhatsApp – no Brasil -, o aplicativo já está presente em 60% dos celulares brasileiros.

Mas por que o app tem aparecido com uma das ferramentas capazes de integrar estratégias de marketing digital? Principalmente por conta de funções específicas que permitem às empresas facilitar o contato com consumidores.

Dessa forma, nós da V4 Company – maior assessoria de marketing digital do Brasil – vamos te ensinar a incluir o telegram em suas estratégias de divulgação. 

O que é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas gratuito, considerado rápido e seguro. Além disso, oferece a possibilidade do envio de mensagens de texto, documentos, imagens, áudios e vídeos. 

Ele é um app baseado na nuvem e que se adapta a todos os dispositivos e sistemas operacionais. Assim, o software é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. Já na versão mobile, pode ser instalado no Android, Apple iOS e Windows Phone.

Lançado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, o aplicativo pode ser utilizado em versões mobile, desktop e web. 

Qual a diferença do Telegram para o WhatsApp?

Ao se tratar de aplicativos de mensagem instantânea, é comum que o WhatsApp tenha passado na sua cabeça. E não é por acaso, no Brasil são 120 milhões de usuários no app, o que representa 99% dos smartphones ativos no país

Mas se há tanto apreço pelo app, qual o motivo do crescimento do Telegram em âmbito nacional? No que ele se difere do Whatsapp? Para começar: são muito significativas as diferenças entre um aplicativo e o outro. 

Celular com apps de mensagem instantânea. Fonte: Unsplash

Enquanto o Telegram permite o envio de arquivos e imagens com até 1,5GB, enquanto no WhatsApp o tamanho máximo para anexos é de é de 100MB. Além disso, enquanto o Telegram permite a criação de grupos com até 200 mil integrantes, o WhatsApp permite apenas 256. 

Com esses números já dá para ter uma ideia das oportunidades do app para auxiliar em estratégias de marketing, não é? Entretanto, as diferenças não param por aí. O Telegram oferece chats secretos com mensagens autodestrutivas e criptografia de ponta a ponta. 

Ele também não exige que o aplicativo esteja disponível/conectado no smartphone para acessar pela web. A partir do momento que é feito login com o número do telefone e o código enviado por SMS, é só abrir a versão desktop. 

Funções úteis para uma estratégia de marketing e vendas

Certo, agora que já entendemos melhor o que é o Telegram, vamos compreender também quais funções são úteis para estratégias de marketing e vendas. 

Bots

Os bots são robôs virtuais que conseguem interagir com os usuários e resolver questões de baixa complexidade. Dessa forma, eles são capazes de programar respostas automáticas, ajudar na satisfação dos clientes e, ainda, ajudar na distribuição de conteúdo.

Personalização

O Telegram permite a personalização da conta com o nome da sua empresa e disponibiliza um espaço para que você adicione o link do seu site. Isso permite que o usuário entre em contato diretamente com sua equipe comercial.

Criação de canais e grupos

Como já vimos anteriormente, o app permite a criação de grandes grupos de pessoas, com até 200 mil usuários. Isso facilita muito a divulgação dos conteúdos desejados e de marca de uma forma mais prática e interativa.

Enquetes

Um grande diferencial do Telegram está na criação de enquetes dentro do aplicativo. Essas possibilitam, além de uma maior interação com os usuários, definir comportamentos e opiniões de forma mais prática. Com isso, é possível também entender públicos alvos e personas.

Quais as boas práticas para vender no Telegram?

Mas não adianta saber todas as funções e diferenciais da ferramenta sem entender como usá-las corretamente. Por isso, conhecer boas práticas de vendas do aplicativo é essencial para que essa estratégia funcione de forma eficaz. 

Feed de mensagens do Telegram em celular. Fonte: Unsplash

Crie um canal de Telegram

Diferente dos grupos, os canais permitem que só administradores mandem mensagens. Com isso, é possível organizar melhor seu fluxo de informações e distribuição de conteúdos. 

Defina corretamente o público

Procure distribuir seus conteúdos para o público correto. Isso evita um investimento de tempo em prospectar pessoas que não converteram em vendas e garante que você atinja aqueles que realmente se interessam pelo seu produto. 

Personalize sua página de forma profissional 

Além de fazer com que os usuários entendam o que é o seu negócio, essa prática também garante seriedade e passa confiança ao público. 

Aposte em conteúdo descontraído 

Só a disseminação de conteúdo, muitas vezes, não converte em vendas. Por isso, investir em formas diferentes de abordar certos assuntos é essencial.

Comunique-se de forma inteligente

Faça com que o Telegram seja um aliado para seu marketing e vendas, e não uma ferramenta que toma muito do seu tempo. Assim, planeje sua comunicação para que ela seja feita de forma direta e inteligente. 

Como criar uma conta no Telegram?

Para começar a usar a ferramenta, o processo de criação de conta é bem simples:

  • baixe o aplicativo para Android ou IOs;
  • adicione o seu número de celular com DDD;
  • insira o código de confirmação recebido por SMS;
  • o app puxa seus contatos automaticamente.

Como a V4 vê o Telegram dentro do Marketing Digital

Primeiramente, você viu que a ferramenta além de estar cada vez mais em alta no Brasil, possui uma série de vantagens para as empresas. A possibilidade de conversar com uma grande rede de contatos, de forma automatizada, rápida e segura é um dos canais para melhorar suas vendas.

Essa é uma opção para diversas empresas venderem ou se comunicarem melhor para o seu público. Nós, como assessoria de marketing, conseguimos entender se o Telegram faz sentido para o seu negócio, e assim, ajudar você a vender seu produto, mais vezes, para mais pessoas e pelo maior valor.

logo v4 company blog