boicote ao facebook

Thiago Souza

ThiagoSouza

07 de julho de 2020

Boicote ao Facebook – Por que isso vai dar em nada!

Nas últimas semanas, mas principalmente nos últimos dias, um movimento chamado #StopHateforProfit tem ganhado cada vez mais força. Esse movimento trata-se de um boicote ao Facebook, ancorado por empresas que são anunciantes na plataforma, como forma de pressionar a empresa a olhar para ferramentas de moderação para coibir anúncios que incentivem algum tipo de violência ou descriminação de qualquer natureza.

Qual o impacto do boicote ao facebook?

A saída de grandes anunciantes da plataforma está se dando desde maio 2020, de forma gradativa, ganhando mais força nas últimas semanas nas mídias e na internet.

Em meio a tantas gigantes deixando de anunciar dentro do facebook, a grande questão que esteve a tona no mercado é o quanto isto causaria de prejuízos a empresa, ao facebook. Afinal, são grandes redes que deixariam de anunciar dentro da plataforma. Sendo esta a maior forma de renda e lucro do facebook.

Estimasse hoje que o facebook fature por volta de U$ 70 Bilhões de dólares por ano, o que em reais representa por volta de R$ 373 Bilhões.

Inicialmente estas empresas haviam anunciado uma pausa nestes anúncios por um mês, sendo um total de 400 marcas atualmente, entretanto, acreditamos que esse número possa aumentar ainda mais nas próximas semanas.

Apesar disso, na nossa visão, este movimento tende a afetar pouco o bolso da empresa. Isso porque o Facebook conta com aproximadamente 8 milhões de anunciantes, sendo este número composto na sua imensa maioria por empresas de pequeno e médio porte que dependem dos anúncios da plataforma para a geração de negócios.

Já as grandes redes têm o facebook e outras redes sociais como apenas mais um canal, e muitas vezes mais voltadas para o branding da marca. Se por exemplo, hoje as 10 maiores empresas anunciantes da plataforma pararem de anunciar, isso representaria menos de 2% do faturamento para o facebook.

Além disso, vale ressaltarmos que em contato feito com diversas destas empresas do movimento ao boicote contra o facebook, várias delas não confirmaram a pausa 100% de seus anúncios dentro da plataforma, e outras ainda, confirmaram a pausa apenas dentro dos Estados Unidos, onde o movimento iniciou e tem mais força.

Quer saber mais sobre o boicote ao facebook? Não deixe de assistir ao nosso novo vídeo do canal, o V4 News com nosso Equity Partner Gabriel Robiati. Aqui ele irá trazer todos os pontos que motivaram o inicio do movimento e ainda nossa visão de porque acreditamos que isso não irá levar a nada no final das contas.

Assista ao vídeo completo clicando no link:

 

logo v4 company blog