Antônio Gargioni
27 de junho de 2016
Que ferramentas seu público irá utilizar/necessitar durante a interação com seu produto ou serviço? É justamente isto o que iremos descobrir neste último dos 5 artigos da série “Desenvolvendo seu negócio através do engajamento”! Se este é o seu primeiro contato com este conceito, lhe aconselho fortemente a acessar os artigos anteriores aqui.
Descobrir quais as ferramentas necessárias para seus usuários não é nada complexo; pense nisso como um levantamento de requisitos básicos para oferecer seus serviços! Uma mesa, prato e talheres para um restaurante, um computador e uma mesa para um programador, e assim por diante. Para facilitar esta atividade, utilize a seguinte estratégia: escreva todas as ações (ou tarefas) que ele executa quando está interagindo com seu produto/serviço. Agora destaque os substantivos destas frases. Estas palavras são aonde provavelmente estarão as ferramentas que ele vai necessitar.
Veja abaixo o exemplo de um serviço de balanceamento e geometria de uma oficina:
Alguns são de responsabilidade do cliente, outros da oficina, mas é visível as ferramentas que deverão estar presentes neste serviço oferecido. E no caso do mundo digital? vamos olhar para o processo de compra de um produto em um e-commerce e seu engajamento:
Aí estão as ferramentas! Um plataforma de eCommerce, um ERP, um host para seu website, um software de email marketing, e por aí adiante. Não importa qual atividade estamos falando, através desta ferramenta é possível descobrir quais serão as ferramentas necessárias de uma forma rápida! Ah, e aconselho você realizar isto junto com os responsáveis pelo fluxo de vendas de seu negócio pois, além de lhe dar a possibilidade de analisar como eles pensam sobre o processo vigente, você poderá eliminar possíveis ruídos na comunicação entre o que está previsto e o que está sendo realizado.
Cada vez mais estamos acostumados a utilizar o mundo digital para facilitar operações, como as redes sociais, métodos de pagamentos online, ou até efetuar todo este processo no ambiente virtual. Estamos alcançando um nível muito alta de confiança nestes processos digitais, e esta segurança é totalmente justificada devido à segurança que ela nos passa. Assim foi quando passamos de barras e moedas feitas de metais preciosos para os certificados, posteriormente para o dinheiro como o conhecemos hoje, até aos cartões de crédito. Aceitamos estas mudanças porque acreditamos nelas e sabemos de seus benefícios.
Saber mostrar esta segurança (e passá-la ao cliente, não se esqueça disso!) pode ser a diferença entre direcionar este engajamento para uma conversão e perder o cliente em virtude da falta de confiança que ele sente em seu negócio e seus métodos.
Obrigado por nos acompanhar durante esta série sobre engajamento! Nós da V4 esperamos que você tenha grandes insights a partir destas análises que fizemos nestas 5 postagens. Qualquer dúvida, fale conosco na sessão de comentários abaixo ou saiba mais sobre nosso trabalho de assessoria através desta página!