V4 Company objetivos Smart

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

05 de dezembro de 2022

Objetivos SMART: o que são e como usá-los no seu time

Para manter a produtividade no trabalho é importante ter objetivos a serem alcançados. Isso vale para casos individuais e para equipes, visando sempre o crescimento da empresa. Contudo, é preciso definir metas atingíveis a fim de não gerar frustração no caminho. Por isso, utilizar uma metodologia como os objetivos SMART pode ser um diferencial.

Mas o que é isso? A metodoliga é focada em quatro objetivos, que dizem respeito a Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingíveis), Realistic (Realistas) e Time-bound (Tempo/Prazo). Assim, vamos entender melhor cada um dos pontos que compõem o método, que tem o objetivo final de ajudar nas tomadas de decisões de forma mais assertiva.

Objetivos SMART 

Os objetivos SMART são parte de uma metodologia com aspectos quantitativos que auxiliam na definição de ações e possibilita uma checagem do andamento de cada etapa. Assim, facilitando uma ou mais mudanças em caso de necessidade.  

Além disso, ter uma claridade nos objetivos tem benefícios a sua empresa como: na definição de um propósito, motivação da equipe para atingi-lo, medir a efetividade das ações e pôr o time na mesma direção.

Vamos ver cada um dos objetivos:

S – Specific (seja específico)

Para conseguir atingir cada meta é essencial ser o mais específico possível. Frases generalistas não ajudam nesse momento. 

Se o que a empresa precisa é de mais acesso no site ou mais seguidores nas redes, defina exatamente o número de acessos ou de seguidores a serem conquistados. Afinal, o detalhamento torna o trabalho mais concreto.

M – Measurable (tenha objetivos mensuráveis)

Fazer análise do que foi feito é parte fundamental do marketing digital para conseguirmos corrigir erros e aprimorar acertos. Por isso, ter uma meta menos abrangente simplifica na hora de mensurar os resultados.

É possível fazer uso de ferramentas, uma configuração e até de pessoal especializado. Se a equipe de marketing faz um ótimo trabalho de criação, mas não analisa os resultados, a assessoria de marketing pode ser uma boa solução.

A – Attainable (tenha objetivos atingíveis)

Aqui a questão é delimitar o que se faz hoje para encontrar um número que crie desafios, mas ao mesmo tempo não desanime a equipe. Nesse aspecto o que pode ajudar é a experiência, um benchmarking e identificar os pontos fortes do time. 

No caso de o objetivo ser aumentar as vendas o principal é saber como está o processo atualmente, para que então se ache um número ideal. Para isso, se for necessário capacitar o time o inside sale pode ser uma forma de atingir esse objetivo. 

R – Realistic (seja realista)

Falamos antes de saber como o seu negócio está funcionando hoje, parte fundamental no “R”. Ser realista em relação a empresa, limites do pessoal e até questões como mercado fazem diferença ao traçar objetivos

Desse modo, compreender se há algo definido que precise ser aprimorado e investir nisso pode gerar resultados mais adiante. Uma parte de ser realista também passa por saber motivar a equipe, não exigir mais do que o executável, porém mantendo a produtividade.

T – Time-bound (defina um prazo)

Os objetivos podem ser de longo, médio ou curto prazo. Para cada tipo defina um limite para realizá-los, caso não seja cumprido busque entender o que deu errado.

Ao compreender os tropeços é mais fácil corrigir para as próximas metas. Não deixe nenhum objetivo sem prazo, isso deixa a equipe exausta.

Nem tudo é concreto, há a possibilidade de mudanças em cada prazo, mas o ideal é não tornar essa prorrogação um padrão

Constância no trabalho é essencial.  

Colocando os objetivos SMART em prática

Com o entendimento de cada um dos objetivos SMART é hora de colocar a mão na massa. Assim, seguindo esses itens você será mais capaz de utilizar a ferramenta.  

  1. Brainstorm de objetivos: coloque tudo numa folha, sem julgamentos, e depois faça uma seleção;
  2. Direcione os objetivos: coloque cada meta em uma categoria, pode ser aumentar o número de visitas no site, converter mais leads em clientes e etc.
  3. Estabeleça números e especificidades: depois de categorizar, defina cada objetivo em um número a ser alcançado;
  4. Coloque um prazo: determine um tempo para atingir cada meta;
  5. Organize na agenda um espaço para cumprir os objetivos: coloque um intervalo na rotina para colocar os objetivos em ação;
  6. Atenção às adversidades: fique atento aos contratempos, enxergar o que pode dar errado antes de acontecer pode ser muito útil.

Aprimorando os objetivos SMART: mais conhecimento para o time de vendas

Cada empresa ou indivíduo pode fazer uso da metodolgia SMART para que o processo funcione melhor. Assim, é natural, no marketing digital, a necessidade constante de aprendizado, pois tudo muda rapidamente.


Pensando nisso, a V4 Company criou um material gratuito que pode ajudar muito o seu time de vendas dentro dos objetivos SMART. Confira agora nosso Playbook de Inside Sales e comece a aplicar hoje mesmo.

Além disso, se você está procurando uma forma de deixar o seu time de vendas mais eficiente, confira o vídeo do nosso COO, Eduardo Torres, falando sobre como melhorar seu time de Inside Sales.

logo v4 company blog