Capa Dener Lippert no Primocast #247

Antônio Gargioni

Antônio Gargioni

21 de fevereiro de 2023

Transformando seguidores em clientes: Dener Lippert participa do Primocast #247

Desde que as redes sociais surgiram, o número de usuários só cresce ano após ano, transformando espaços que inicialmente eram para entretenimento e lazer em potências para investimentos.

Por isso, muitas pessoas ainda não possuem o conhecimento para aderir a esse negócio, e por muitas vezes se perguntam como converter seus seguidores em clientes, visto que é necessário ter um bom público para vender mais.

Pensando nisso, o episódio 247 do PrimoCast traz Dener Lippert, CEO da V4 Company, e João Pedro Motta, especialista em marketing e Growth Hacking, para uma conversa que visa responder às principais perguntas de quem pretende investir em redes sociais como meio profissional.

Mas antes, o que é o Primocast?

O PrimoCast é o podcast oficial do Primo Rico, um dos maiores canais sobre investimentos e finanças e empreendedorismo do mundo

Seu host é Thiago Nigro, que reúne seu time juntamente com convidados que debatem sobre temas relacionados a finanças, investimentos e empreendedorismo.

O podcast conta com episódios novos toda segunda-feira às 6:30 da manhã e fica disponível nas principais plataformas de streaming e podcast.

Episódio 247 do Primocast

Nesse episódio, o host Thiago Nigro, juntamente com seu time, Lucas, gerente de produção & mídia, e Kaique, sócio e diretor geral de produção, recebem Dener Lippert e João Pedro Motta para conversarem sobre a importância das redes sociais em investimentos, a fim de sanar as dúvidas de valer ou não a pena aderir à esse mercado.

As principais perguntas destacadas foram:

  • É preciso ter muitos seguidores para vender bem?
  • O produto a ser ofertado é a chave do sucesso para vender mais?
  • Qual a melhor rede social para vender e para começar?

Mas antes de sabermos as respostas, vamos conhecer o elenco desse episódio:

Quem é Thiago Nigro?

Thiago Nigro é um empreendedor, investidor e criador de conteúdo brasileiro, nascido em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo. Ele é mais conhecido como o criador do canal “Primo Rico” no YouTube, que tem como objetivo ensinar finanças pessoais e educação financeira para um público amplo.

Nigro é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo e, antes de se dedicar ao mundo dos investimentos e da educação financeira, trabalhou em empresas como a XP Investimentos e a Google.

Além do seu canal no YouTube, Nigro também é autor do livro “Do Mil ao Milhão: Sem Cortar o Cafezinho”, no qual compartilha dicas de como investir e alcançar a independência financeira. Ele também é cofundador do aplicativo de investimentos “Plataformas de Investimentos” e tem participação em outras empresas, além de, claro, ser o principal host do Primocast.

Quem é Dener Lippert?

Dener Lippert, fundador da V4 Company, é o CEO da maior assessoria de marketing digital do Brasil, com mais de 200 escritórios em todo o país. Reconhecido como um dos jovens mais promissores do país, em 2021, pela FORBES Under 30.

Originário de uma família empreendedora, Lippert é conhecido como empreendedor que se dedica incansavelmente ao sucesso de seus negócios. Ele se tornou um dos maiores especialistas em marketing digital do Brasil.

Além disso, Lippert é autor do livro “Cientista do Marketing”, no qual ele ensina como usar os quatro pilares do método V4 – tráfego, engajamento, conversão e retenção – para impulsionar os negócios.

Quem é João Pedro Motta?

Empresário desde os 17 anos, mas programador desde os 11, João Pedro atua no mercado de tecnologia, marketing, growth hacking e influenciadores

Em 2015 ficou conhecido por recusar propostas de trabalho de empresas como Google e Twitter e pela criação da Plaay, uma plataforma de streaming de música para a américa latina.

Inicialmente, seu objetivo era criar um site, e sua experiência com jogos eletrônicos ajudou muito nesse processo, pois João sempre foi interessado em saber como funciona o processo de criação dos games.

Além disso, foi considerado pela Forbes como um dos 30 jovens mais promissores do país pela Forbes 30 under 30, em 2015.

As principais dúvidas de quem deseja investir em mídias sociais

No ramo empresarial, investir em mídias sociais se tornou algo muito comum. Porém, se as estratégias não forem aplicadas de forma correta, é possível um resultado negativo. 

Contudo, isso não é por culpa da plataforma ou do método de investimento, mas sim pela má gestão de estrutura estratégica do negócio.

Ou seja, entender dados, métricas e como mensurar os resultados é um passo muito importante para alcançar resultados expressivos. Por isso, no episódio 247 do PrimoCast, as principais dúvidas relacionadas ao ramo de mídias sociais foram respondidas:

É preciso ter muitos seguidores para vender bem?

Antes, quanto mais seguidores uma pessoa tinha, maior sua relevância. Só que atualmente, isso mudou. Agora, quanto menos seguidores a pessoa tiver, melhor para vender, pois criar uma audiência do zero é mais fácil do que tentar convencer um número maior de seguidores.

Além disso, para vender seu produto, é necessário aplicar uma estratégia certeira, não basta apenas anunciá-lo. Assim, é para conseguir solucionar as dores do público e atingir um bom resultado, é recomendado seguir 3 passos:

  • Saber vender
  • Ter autoridade
  • Ter audiência uniforme

Também, nesse mercado, muitas pessoas hesitam em sair de seu nicho, assim como outras preferem arriscar. Contudo, é importante ter em mente que mudar de nicho tem seus pontos positivos, porém é um caminho arriscado, pois para atingir um novo público, é necessário torná-lo segmentado antes.

Além de tudo, é possível perder a autoridade, pois com um assunto sendo abordado de forma mais ampla, o produto pode gerar menos valor, consequentemente, vendendo menos.

Mas como fazer essa transição de forma correta?

A intenção da audiência é algo que influencia demais, pois públicos maiores, só vendem muito porque são nichados. 

Por exemplo: Entre adquirir um site de marketing, onde o público é muito amplo, ou adquirir um site que mostra qual o melhor produto de marketing digital para o seu negócio, com um público mais nichado, a segunda opção é muito mais vantajosa.

Assim, existem formas de vender pela internet, seja e-commerce, anúncios, influencers, entre muitos outros. Contudo, em um cenário onde uma pessoa que tem relevância para um grande público nichado em certa área, é muito difícil vender um produto de outra área.

Isso pode gerar um feedback negativo e uma grande perda desse público. Portanto, se essa mesma pessoa resolver usar seu rosto como forma de publicidade para essa mesma empresa, o resultado pode ser diferente, pois isso afeta diretamente no recall de lembrança, que é, resumidamente, escolher um produto que você já tem uma memória ao invés de um produto desconhecido.

Faz sentido investir em redes sociais?

Quando falamos sobre investir em anúncios de produto, seja contratando um influencer ou uma marca, muitos investidores relutam por ser uma forma de investimento que não é mensurável, ou que gera baixos resultados.

Porém, temos que ter em mente o seguinte cenário: imagine que sua empresa atua no mercado tecnológico e seu cliente assiste um story e 6 meses depois, compra um computador através de um anúncio da sua empresa.

Pode ser que o anúncio tenha falado com ele, assim como o story também tenha. Entretanto, o que o Google vai contar, vai ser o clique no anúncio.

Por isso, antes de descartarmos por completo a hipótese de investir em áreas que podem parecer “incertas” em questão de métricas, devemos analisar a fundo o público e o propósito de vendas dele.

Assim, para os convidados do Primocast #247, para evitar isso, é fundamental dividir as estratégias em 3 partes:

  • Aquisição;
  • Retenção;
  • Monetização;

Em resumo, saber como escolher a estratégia correta para o negócio é essencial, uma vez que o público define a venda.

O produto a ser ofertado é a chave do sucesso para vender mais?

Oferecer um produto de qualidade é fundamental para vender mais, mas , como vimos no Primocast #247, não é a única chave para o sucesso nas vendas

Outros fatores podem influenciar a decisão do consumidor de comprar ou não, como o preço, o atendimento, a marca, a reputação da empresa, a conveniência e a facilidade de acesso ao produto, entre outros.

Portanto, para vender mais, é preciso compreender o público-alvo e suas necessidades e desejos. Para assim, oferecer uma experiência de compra que vá além do produto em si. 

Investir em estratégias de marketing e comunicação eficazes é essencial para divulgar o produto, criar valor e diferencial em relação à concorrência.

A seguir, detalhamos algumas chaves para vender mais:

  • Oferecer um produto de qualidade e relevância para o público-alvo;
  • Ter um bom atendimento, a fim de proporcionar a melhor experiência para o usuário, seja pessoalmente ou por meio digital;
  • Investir em branding, com o intuito de gerar autoridade;
  • Oferecer conveniência e facilidade de acesso ao produto, seja por meio de canais online ou lojas físicas;
  • Criar estratégias de marketing e comunicação que sejam eficazes para atingir o público-alvo de forma precisa.

Ou seja, entender as demandas dos clientes e estar onde eles estão com a finalidade de atender essas necessidades, a fim de agregar valor à compra é a chave do sucesso nas vendas.

Qual a melhor rede social para vender e para começar?

A melhor rede social para vender e começar depende do seu negócio e do seu público-alvo. Cada rede social tem características diferentes e atrai públicos distintos. 

Portanto, é importante avaliar as opções e identificar a rede social que mais se adequa ao seu perfil de negócio e público.

Aqui estão algumas das principais redes sociais e suas características:

  • Facebook: é uma das redes sociais mais populares do mundo e oferece uma variedade de recursos para negócios, incluindo páginas empresariais e anúncios patrocinados. É uma boa opção para negócios B2C (business-to-consumer), que vendem diretamente para o consumidor final;
  • Instagram: permite compartilhar fotos e vídeos curtos. É uma boa opção para negócios que vendem produtos ou serviços que possam ser mostrados de maneira atraente por meio de imagens e vídeos;
  • LinkedIn: é uma rede social profissional voltada para negócios B2B (business-to-business), ou seja, empresas que vendem para outras empresas. Para negócios que desejam se conectar com outros profissionais e empresas, o LinkedIn se torna uma boa opção;;
  • Twitter: é uma rede que consiste em microblogs, permitindo compartilhar informações curtas e rápidas. É uma alternativa para negócios que desejam compartilhar informações rápidas, tais como atualizações de produtos, notícias e promoções.
  • TikTok: é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos e divertidos. É uma boa opção para negócios que desejam se conectar com um público mais jovem e têm a capacidade de criar conteúdo de vídeo interessante e criativo.

Em resumo, não há uma resposta definitiva para a melhor rede social para vender e começar. Mas é importante avaliar o seu negócio e o seu público-alvo para escolher a rede social mais adequada. O ideal é começar com uma ou duas redes sociais e, aos poucos, expandir para outras, se necessário.

PrimoCast e V4 Company: como investir em redes sociais da forma correta

No episódio 247 do PrimoCast foi destacada a importância das redes sociais e como isso influencia diretamente nos negócios quando se faz um investimento. Segundo a pesquisa Digital Brazil 2023, feita pelo DataReportal, mais de 152 milhões de usuários brasileiros utilizam as redes sociais.

Portanto, para uma empresa que pretende investir nesse meio, é fundamental entender como funciona e como aplicar a melhor estratégia para o seu negócio

Para debater sobre isso, Dener Lippert e João Pedro são convidados ao PrimoCast justamente para trazerem suas visões sobre esse mercado que cresce cada vez mais. Ouça agora e aprenda como transformar seguidores em clientes.

logo v4 company blog