celular mostrando o sinal de internet, fazendo referencia a chegada do 5G no Brasil

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

10 de outubro de 2022

O que muda no marketing digital com a chegada do 5G no Brasil?

Você deve ter ouvido falar sobre a chegada do 5G no país, certo? Essa inovação traz grandes mudanças em diversas áreas. O mercado de telefonia brasileiro está buscando se adaptar à uma internet com mais velocidade e eficiência, e fazer essa transição do 4G para o 5G o mais rápido possível. Mas afinal, o que a chegada do 5G muda no marketing digital?

Assim como todas as áreas, o marketing digital também será afetado pelas novas mudanças, já que a internet é a casa desse negócio.

Afinal, o que é 5G?

A chegada do 5G não significa apenas uma internet mais rápida e tecnológica, mas também um avanço para a indústria 4.0. Com esses avanços, a tecnologia conseguirá integrar ainda mais celulares, eletrônicos e até eletrodomésticos. O 5G permite uma internet resposta e troca de informações mais rápida, mesmo com várias pessoas usando o mesmo ponto.

O 5G vai se destaca principalmente entre os usuários de celulares, os aparelhos estão cada vez mais potentes e completos. Ou seja, uma internet com a qualidade 5G vai mudar a experiência dos usuários, e como consequência a forma com que as empresa e o mundo funcionam e operam. 

5G e 4G, o que muda?

Além disso, a transição do 4G, que é a banda atual usada no país, não vai acontecer da noite para o dia. A troca depende do aumento das estruturas de telefonia e internet, para equipamentos prontos para receber e transmitir o sinal de 5G. 

Outro fator importante para empresas e usuários é capacidade dos aparelhos celulares smartphones receberem o sinal 5G. Isso acontece porque a maioria dos aparelhos ainda recebe o sinal 4G, e cerca de 5% dos smartphones existentes. Uma coisa é certa, com o 5G no Brasil de forma definitiva, a velocidade da internet será até 100 vezes mais rápida do que a atual, principalmente em grandes centros urbanos.

E é claro que com essa velocidade de conexão, teremos um impacto social em diversas áreas Enquanto o sinal do 5G não chega para todos, é tempo de entender como essas mudanças vão afetar o marketing digital na prática. 

Sinal de internet mais forte: o que muda na prática

Primeiramente, a população em geral vai ter uma conexão mais duradoura e firme no dia-a-dia. Isso significa mensagens mais rápidas, vídeos que demoram cada vez menos tempo para carregar, mais rapidez na hora de subir arquivos na nuvem e carregar aquele episódio da sua série favorita na Netflix.

Mas o que muda vai além disso, assim como o usuário passa a ter uma dinâmica totalmente nova, as empresas têm uma nova oportunidade nas mãos.

Se você tem o mínimo de conhecimento sobre o que é marketing digital, já entende que a internet é a casa desse mercado. E com uma casa passando por reformas e melhorias, é preciso se preparar para aproveitar esses novos cômodos.

O que muda no marketing digital?

Se para o usuário normal 5G significa internet mais rápida, para os profissionais do marketing, isso significa mais informações sobre os clientes. Nesse sentido, uma internet com sinal mais forte e potente, permite o uso de inteligência artificial para acelerar processos como a busca de informações.

A gente sabe que uma boa estratégia de marketing para uma empresa precisa ser pensada com base no cliente, na persona. Juntamente com esse conhecimento e o uso de AIs, empresas podem investir em táticas como a criação de conteúdos personalizados para o cliente conforme as preferências.

Outra possibilidade que chega junto com o 5G, é a criação de conteúdos mais interativos e capazes de chamar a atenção e atrair novos clientes. Nesse sentido, o caminho dos times de marketing é usar e abusar da criatividade para pensar em estratégias inovadoras.

Essas melhorias não serão apenas para as grandes empresas, o comércio local e pequenos empreendedores também poderão se beneficiar e, muito, da chegada do 5G. Basta investir em uma otimização das estratégias de divulgação, principalmente para dispositivos mobile, já que a maioria dos clientes usa o smartphone para pesquisas rápidas. 

Pensar em uma divulgação eficaz, pode colocar o seu pequeno negócio na vitrine para novos clientes. 

Novas possibilidades

Quando falamos sobre usar a criatividade e inovar na hora de criar novas estratégias pode parecer um pouco abstrato, mas trazendo um exemplo prático, a gamificação de estratégias. Essa é uma forma de unir a empresa e o cliente, de forma mais interativa e promovendo benefícios ao cliente como descontos e experiências novas.

Um exemplo disso é a criação de um provador virtual para uma loja de roupas, em que o cliente consegue experimentar uma peça de roupa sem sair de casa.

Além disso a internet passa a ser um item vital de diversos produtos. A “Internet das Coisas”, como é conhecida, trata do advento da internet em aparelhos conectados, como os relógios digitais. Apesar desse aumento nos canais de marketing, é preciso ficar atento à qualidade das produções.

A mudança é a única certeza

Como você deve ter lido até aqui, a chegada do 5G traz com ela inúmeras mudanças e benefícios para todos. Se você trabalha com marketing, a qualidade do serviço oferecido ao cliente deve se tornar um ponto de atenção. Essa é a oportunidade da assessoria de marketing se adaptar às necessidades de um mercado mais rápido e veloz.

Por isso a V4 Company sabe que um bom time de marketing se preocupa em conhecer o mercado, os medos e necessidades dos seus clientes. A gente sabe que as mudanças podem ser um pouco assustadoras, mas quem está no mundo do negócio não tem medo de um desafio. Afinal, é na dificuldade que a gente prospera.

logo v4 company blog