Dener Lippert segurando o livro Cientista do Marketing, uma das ferramentas indicadas em marketing digital para iniciantes

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

08 de julho de 2022

Marketing digital para iniciantes: por onde começar?

Se tem uma área que não para de crescer e se tornou uma necessidade para quem quer se destacar no mercado, é a área de marketing digital. E, se um setor cresce, ele precisa de profissionais qualificados para atender a demanda. Ou seja, é mais do que necessário falar sobre marketing digital para iniciantes.

Segundo um levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizado pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), o Brasil tem 134 milhões de usuários de internet.

Esses dados revelam que estamos em um país que já está imerso no mundo digital. E é claro que é preciso saber aproveitar as oportunidades que surgem a partir disso. 

Se você quer aprender mais sobre marketing digital, a sua importância e como se tornar um profissional do marketing, continue lendo esse texto. Aqui você vai saber tudo sobre marketing digital para iniciantes

O que é marketing digital 

O marketing digital é um conjunto de estratégias pensadas para gerar visibilidade no mundo online para uma marca. Como consequência direta de estratégias de marketing digital bem sucedidas, está o sucesso de um negócio e o aumento de vendas e/ou parcerias. 

A boa notícia é que se você pretende saber mais sobre marketing digital e como se tornar um bom profissional da área, você já começou este processo. Afinal, o primeiro passo para isso é buscar constantemente novos aprendizados.

Quem está buscando saber o que é marketing digital sem dúvida já percebeu que ele está sempre presente em nosso dia a dia. Ainda que fora do contexto digital, a grande maioria das marcas possui um endereço online, que pode ser um site corporativo, um e-commerce ou apenas presença nas redes sociais. 

É justamente essa presença constante e sua abrangência de áreas e especificidades que tornam a busca do mercado de marketing digital por profissionais qualificados tão constante. 

Se você já está pronto para um conteúdo mais aprofundado, leia artigo completo sobre o assunto: O que é marketing digital?

Qual a importância do marketing digital?

O primeiro ponto a se ressaltar na importância do marketing digital para iniciantes é que as pessoas estão online o tempo inteiro. Afinal, como vimos na pesquisa acima, são 137 milhões de pessoas usando a internet apenas no Brasil. 

Com tantos usuários, é fundamental garantir a presença online. Aqui, é importante lembrar que presença online não significa apenas estar na internet. Ou seja, é necessário estar presente nela, fazendo com que uma marca seja reconhecida no mundo digital. 

O marketing digital é o que vai guiar você na busca por visibilidade entre todas essas pessoas. São as estratégias de marketing pensadas para um negócio que podem trazer o sucesso de uma empresa. 

Além disso, é o profissional de marketing o responsável por fazer uma análise do negócio e compreender o mercado em que a empresa está inserida. A partir disso, essa pessoa vai elaborar estratégias, com base em dados dos clientes e usuários do negócio, para atrair e reter mais pessoas.

Em uma tradução simples, o bom profissional de marketing é quem, ao final de todo processo, faz aumentar as vendas ou parcerias. É por isso que esse profissional e a área de marketing é tão fundamental para qualquer negócio. 

O mercado de trabalho de marketing digital

Afinal, como é o mercado de trabalho no marketing digital?

Antes de tudo, é importante esclarecer que o marketing digital se divide em muitas áreas, e que o conjunto delas forma uma estratégia que resulta em maior visibilidade para uma marca. 

Pensando nisso, podemos entender que a área de marketing digital é formada por diversos profissionais, cada um precisa ser um especialista na frente em que irá atuar. Ou seja, um iniciante em marketing digital ainda precisa definir em que área ele quer atuar.

Principais áreas do marketing digital para iniciantes

Busca

É a área que utiliza estratégias para que o site da marca apareça entre os primeiros resultados de site de buscadores. Quando pesquisamos no Google, ele exibe uma série de links e sites como resultado. Você já pensou em como essa lista é pensada?

Os resultados são classificados por um ranking. Nele, os sites melhor otimizados e com maior relevância ocupam os primeiros lugares. Isso quer dizer que existe uma série de mecanismos e práticas que fazem com que um site ganhe mais autoridade dentro do buscador. 

Esses mecanismos são chamados de Search Engine Optimization.Em uma definição simples, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar sites, ou seja, fazer com que essas páginas entreguem o resultado mais próximo possível do que o usuário estava pesquisando, e da melhor forma.

Esta área anda em conjunto com a de tráfego, afinal, todas as estratégias precisam estar alinhadas. 

Tráfego

Ao falar de marketing digital para iniciantes, não podemos esquecer do tráfego. É possível dividir a área em duas: tráfego pago e tráfego orgânico.

Tráfego orgânico é a quantidade de usuários que acessam um site de maneira espontânea, ou seja, sem clicar em nenhum anúncio. Esses acessos são resultados de campanhas de tráfego orgânico e das técnicas de SEO que foram elaboradas anteriormente.

Já o tráfego pago é a quantidade de usuários que acessam um site através de algum tipo de anúncio. Assim, quem trabalha nesta área é responsável por pensar, estruturar e monitorar campanhas de tráfego pago. A pessoa fica responsável pelos anúncios.

Existem diversas maneiras de gerar tráfego pago, as principais são através do Google Ads e anúncios em redes sociais. O Google Ads é a plataforma do Google para criar anúncios em sites que permitem a publicidade. 

Você pode notar os anúncios quando entra em algum site e tem um banner oferecendo produtos ou quando pesquisa um produto e ele entrega uma vitrine do que você buscou.

Já os anúncios de mídias sociais circulam somente nas redes sociais. Eles podem ser um post patrocinado, um story e até mesmo anúncios estruturados diretamente pelas plataformas.

As campanhas de tráfego pago são importantes para gerar volume de pessoas acessando um site. Mas é preciso ter muito cuidado e conhecimento. Afinal, é uma área que exige investimento direto. Por isso, é preciso ter campanhas bem estruturadas, que direcionam o usuário exatamente para onde você está tentando atraí-lo.

Social

Outra área indispensável ao entender o marketing digital para iniciantes diz respeito a tudo que se refere as redes sociais.

O social é a área do marketing que elabora campanhas e estratégias para mídias sociais. Estar presente nas redes sociais é praticamente uma obrigação das marcas atualmente. É nesse espaço onde a relação marca x cliente fica mais próxima. Sendo assim, fundamental para atrair e reter mais clientes.

Em qualquer estratégia de marketing é fundamental que se tenha atenção dedicada para as redes sociais. Afinal, é como se o perfil da sua empresa neste espaço funcionasse como uma vitrine: pode atrair mais clientes, mas também deixa a marca exposta.

O time de redes precisa estar muito bem alinhado com a imagem que a empresa pretende passar em suas páginas. Todas devem estar alinhadas com os princípios do negócio, além de claro, estarem de acordo com a estética e linguagem da marca. 

Esta área pode se dividir em outras pequenas áreas: pessoas que pensam no design, nos anúncios da plataforma, no calendário de postagens e no conteúdo das publicações. Aliás, quase todas as áreas do marketing podem ser divididas, pois todas são um trabalho em conjunto, que necessitam de uma equipe preparada.

Marketing de conteúdo

Outra área que é importante todo iniciante em marketing digital entender é tudo que diz respeito a conteúdo.

O marketing de contéudo é toda área do marketing que se dedica a produzir conteúdos a fim de atrair e converter usuários. Quando se fala em marketing de conteúdo precisamos pensar em campanhas que entreguem conteúdo com um pouco mais de profundidade para o usuário.

A equipe responsável por esta área tem como tarefa pensar em textos para blog, materiais ricos como e-books, vídeos, tutoriais ou guias. Todos esses materiais devem, é claro, estar de acordo com o tipo de produto ou serviço que a marca oferece. Uma marca que tem um e-commerce de alimentos pode produzir conteúdos sobre nutrição, por exemplo.

Outros tipos de campanhas podem envolver e-mail marketing ou até mesmo um material pensado exclusivamente para as redes sociais. Mais uma vez lembrando que as áreas e estratégias andam juntas, a produção de conteúdo anda alinhada diretamente com as campanhas de tráfego pago e tráfego orgânico.

Esta área exige um trabalho prévio, que é a elaboração de uma persona e de um funil de conversão.

Mas o que é persona?

Persona é a representação do cliente ideal, com base nos dados do seu público atual. É um personagem fictício, com gostos, carreira e objetivos. É esse personagem que deve ser levado em consideração na produção de conteúdo.

A persona ajuda a definir o tipo de campanha, linguagem utilizada, identidade visual e muitos outros pontos. Por isso é fundamental construir uma ou mais personas para guiar suas campanhas. 

E o funil de conversão?

Já o funil de conversão é a representação do caminho que a persona irá percorrer até de fato se tornar um cliente. Este funil também é conhecido como funil de vendas. 

O funil de vendas existe para guiar o tipo de conteúdo que será produzido, de acordo com cada fase. Ele se divide, geralmente, em fase de descoberta (quando o usuário entende que tem um problema), fase de consideração (quando ele começa a pensar em uma solução) e a fase de compra (quando ele toma a decisão de compra).

É preciso produzir conteúdo para todas as fases, de acordo com o que o usuário está buscando naquele momento.

Por onde começar no marketing digital

Como vimos acima, o marketing digital é uma área ampla, com diversos setores que se dividem em outros grupos e assim por diante. Além disso, todas são interligadas, pois trabalham em conjunto para o objetivo final: aumentar as vendas. Em um mercado amplo, pode ser confuso entender por onde começar.

Adquira conhecimento

Dener Lippert lendo seu livro "Cientista do Marketing"

Esse passo está em execução agora mesmo! O mundo digital está constantemente passando por mudanças e evoluções, basta pensar em quais eram as ferramentas de marketing de 10 anos atrás. São mudanças rápidas, que exigem do profissional de marketing a busca constante por novas técnicas e ferramentas.

Esteja sempre de olho nas tendências de marketing, nas ferramentas que surgem ou que se atualizam. Esse estudo é fundamental para servir como base no dia a dia.

Existem muitos materiais disponíveis que estão de forma acessível para todos, um ótimo material para quem está começando é o livro “O cientista do marketing digital: Como vender para mais pessoas, mais vezes e pelo maior valor”. Uma alternativa barata para quem quer iniciar nessa área, esse livro é um guia completo com estratégias de marketing para negócios.

Identificação

Com tantas áreas pode ser difícil “escolher” apenas uma para trabalhar. Para saber com qual área do marketing você mais gosta, precisa de conhecimento e de experiência. 

Se você está buscando sobre marketing digital para iniciantes, é muito provável que você tenha se identificado melhor com alguma área do marketing ao ler esse texto. Para saber em qual área atuar, é fundamental que você goste do que está fazendo, afinal, trabalhar com o que você gosta fica muito mais fácil e gera mais resultados.

Mas como escolher uma área? É importante lembrar que esse não deve ser um fator limitante. Não é porque você gosta de lidar com redes sociais que você não precisa adquirir conhecimento sobre as outras áreas.

Estude muito sobre marketing digital e perceba qual área você gosta mais de saber, de lidar, que consegue pensar em exemplos. Outra boa dica é sempre analisar as estratégias de marketing de uma marca.

Isso pode ser feito olhando o site, as redes sociais e outros canais. Procure analisar de acordo com o que há disponível e com o conhecimento que você adquiriu previamente. Esse exercício pode dar um “gostinho” da prática. 

Faça cursos para iniciantes em marketing digital

Existem inúmeros cursos sobre marketing digital, muitos mesmo. Esteja sempre atento e aprenda coisas novas. Essa parte é fundamental, pois fortalece você como profissional, fornecendo o conhecimento e base necessária para você entrar no mercado.

Complementando a dica do livro, o curso Cientista do marketing da V4 também é uma alternativa mais barata e acessível para quem está conhecendo esse novo universo. O curso apresenta o mundo do marketing, preparado seus alunos para atuar em diferentes frentes da área. Além disso, conhecerá as melhores estratégias para vender mais.

Assessor de marketing V4 Company

Agora que você já deu o primeiro passo como um iniciante em marketing digital, é hora saber o que fazer daqui para frente. 

A V4 Company presta o serviço de assessoria de marketing. Oferecendo suporte estratégico para fazer o diagnóstico de um negócio e, a partir disso, elaborar estratégias para gerar resultados através do marketing digital.

Diferente de uma agência de marketing, a assessoria da V4 aproxima os processos e a relação entre o setor de marketing com o restante da empresa. 

Apesar de, como mencionamos acima, o conhecimento técnico ser fundamental para a construção de um profissional de marketing, nada substitui a prática, não é mesmo? 

É por isso que a V4 possui um curso para formação de assessor de marketing. O curso mais completo do mercado para preparar profissionais multidisciplinares dentro da área e, ainda, traçar um plano de carreira que pode envolver trabalhar dentro da própria V4 Company. 


Quer ser um especialista em marketing digital? Seja um assessor de marketing formado pela V4 Company!

logo v4 company blog