foto ilustrando o marketing digital para saas

Marketing digital SaaS: desvendando esse nicho de mercado

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

07 de outubro de 2022

Na era digital é quase impossível pensar em uma empresa que funciona de modo 100% offline, mesmo as que trabalham de forma física. E as empresas que estão no online, necessariamente utilizam algum programa, software ou sistema para auxiliar na gestão do seu negócio. Marketing digital SaaS é sobre esse universo.

Esse modelo tem vantagens na mesma medida que os desafios de se fazer marketing digital para Saas. Os benefícios do SaaS para uma empresa são muitos, mas o desafio é manter um cliente que sempre estará na fase de decisão de compra.

Se no marketing digital “tradicional” você precisa convencer o usuário a comprar um produto ou contratar um serviço, no marketing digital SaaS você precisa convencê-lo a contratar o serviço e a permanecer como cliente. 

É claro que quando você oferece um produto, você quer fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a comprar de você. A diferença, é que no marketing digital SaaS é como se a etapa de finalização de compra não existisse. Afinal, ao se tratar de um serviço de programa, é utilizado diariamente em empresas.

Vamos imaginar que uma pessoa contratou um pacote de hospedagem de 10 dias em um resort. Ainda que ela já tenha feito a compra, se o local não cumpre com o que foi contrato ou se esforça para que aquela pessoa tenha uma boa experiência, é possível que ela mude de hotel antes mesmo dos 10 dias completos. 

O marketing digital SaaS segue uma lógica parecida. É preciso mostrar as vantagens do serviço e de permanecer nele.

Se você quer saber o que é SaaS, marketing digital SaaS, vantagens do SaaS e boas práticas de marketing digital SaaS, continue lendo esse texto.

O que é SaaS?

A sigla vem do inglês Software as a Service, e em português significa Software Como Serviço. Na prática, os programas de softwares deixam de ser oferecidos como produto em que o cliente realiza a compra uma vez e a partir daí precisa lidar com instalação, manutenção e atualizações.

No SaaS, os softwares passam a ser oferecidos como serviço. Assim, todas as demandas precisam ser executadas nos servidores de quem é o provedor. Lembrando que o também podemos definir SaaS como softwares baseados na Web, afinal, para acessá-los, é necessário apenas uma conexão com a internet. 

Um exemplo de SaaS bastante popular e que possui versão gratuita e paga, é o Google Drive, o serviço de armazenamento em nuvem do Google. Nessa plataforma é possível armazenar todo tipo de arquivo, criar novos e compartilhar arquivos acessaveis e editaveis em conjunto. Para isso, basta uma conexão com a internet.

Para o utilizar o Google Drive não é preciso baixar ou instalar algum arquivo. Além disso, nenhuma das atualizações ou manutenção do programa ficam como responsabilidade do usuário. Todas elas são feitas de maneira automática pelo Google, que neste caso é o provedor. 

Existem diversos tipos de SaaS, a sigla é utilizada para denominar a forma de oferecer o serviço, e não para denominar este. Assim, é possível ter SaaS para os mais diversos segmentos e finalidades. Uma escola de idiomas pode usar um sistema para registro dos seus alunos, por exemplo.

Vantagens do SaaS 

Os negócios das empresas que oferecem o SaaS estão cada dia mais em tendência de crescimento. Afinal, em um mundo que oferece novas soluções em tecnologia diariamente, as necessidades e oportunidades de mercado se abrem na mesma proporção. 

As vantagens e benefícios que o modelo SaaS oferece ao mercado são muitos. Todo negócio está sempre em busca de ferramentas, plataformas, processos e até mesmo pessoas que sejam facilitadoras do desenvolvimento da empresa. É justamente esse espaço que o SaaS ocupa. 

O SaaS não diz apenas sobre as vantagens que o software baseado na web oferece, mas também sobre as facilidades de se integrar a esses sistemas. 

Acessibilidade facilitada

A base do SaaS é ter um software à disposição da empresa de forma 100% online. Isso tem um valor muito significativo sobre os processos de uma empresa. 

Para ter um software instalado é preciso equipamento compatível, processo de instalação e manutenção, custos com atualizações e licenças. O SaaS entra nesse processo como facilitador, permitindo o acesso online pelos colaboradores da empresa, de qualquer equipamento conectado com a internet.

O negócio ganha vantagem em tempo e custos. Além disso, esse modelo torna mais fácil e ágil até mesmo o trabalho home office, que foi amplamente adotado por empresas após a pandemia de covid-19. 

Integração

Uma das maiores preocupações das empresas é sobre a facilidade de se integrar ao sistema e também a capacidade do programa de ser integrado com os processos e outros programas que são utilizados.

O SaaS é simples e muitos possuem integração com as mais diversas plataformas. Além disso, diversos provedores têm a capacidade de realizar adaptações específicas conforme a demanda do negócio.

A adaptação do uso de um SaaS não possui grandes obstáculos. Afinal, a principal característica desse modelo é ser um facilitador dos processos.

Marketing digital para SaaS

Um modelo de negócio diferente só poderia exigir estratégias de marketing diferentes. De fato, para fazer marketing digital para SaaS é necessário um nível maior de profundidade.  

As empresas provedoras não vendem um produto em si, mas sim a capacidade de fornecer infraestrutura de fácil acesso e com recursos que prometem melhorar os processos de um negócio. Marketing digital SaaS precisa ser feito com foco total no inbound marketing. 

É preciso elevar o nível de consciência do cliente em potencial. Lembre-se que geralmente a ideia de migrar de sistema em uma empresa não é tão atrativa. Afinal, esses processos, para quem ainda conhece o serviço, passam a impressão de ser custosos e difíceis. 

É preciso então, que a pessoa esteja não só ciente das vantagens do serviço que a provedora oferece, mas principalmente, consciente de seus problemas e necessidades atuais. Dessa forma, investir em inbound marketing é necessário para convencer o cliente a contratar o serviço e permanecer como cliente.

Nesse sentido, as principais estratégias de marketing digital SaaS devem ser:

Investir em marketing de conteúdo

Para gerar leads de qualidade, uma das estratégias com maiores chances de sucesso é o marketing de conteúdo. Esse método tem como objetivo criar um público a partir da criação de conteúdo.

Na prática, consiste em criar e publicar conteúdos com determinada frequência e profundidade. É durante esse processo que o cliente em potencial toma consciência de seus problemas, necessidades e possíveis soluções.

Contar com uma persona e um funil de conversão é essencial para a produção desse conteúdo. Assim, a persona é o tipo ideal de cliente que você busca e que precisa do seu serviço. Já o funil ajuda a entender e definir a jornada de tomada de decisão de um lead. 

Ao falar de marketing de conteúdo, a persona deve ser entendia como um todo, sendo respeitado a etapa que ela se encontra. Em geral, no topo do funil estão as pessoas que ainda não tomaram consciência do seu problema, na metade está quem já tem noção de suas necessidades, e por fim, está o usuário que já considera a solução.

Dessa forma, esses conteúdos podem ser publicados em um blog, um e-book, guias, vídeos e qualquer outro formato que seja interessante para a persona. Todos precisam estar alinhados para, em conjunto, guiarem o lead por todas as etapas do funil.

V4 Company e o Marketing Digital para Saas

Agora que você já entende um pouco mais do conceito de SaaS e sabe a importância de trablhar estratégias de marketing digital para ele, que tal começar a aplicar algo na sua empresa? Assim, pensando em ajudar empresários que buscam formas de aplicar marketing digital para SaaS dentro dos seus negócios, nós preparamos um material exclusivo: a Master Class para aprender a gerar lucro com SaaS.

Eduardo Torres, COO da V4 Company, que além de gravar esse conteúdo exclusivo, também aponta outras dicas de como um software pode virar um SaaS e lucrar muito. Quer saber mais? Então assiste o vídeo abaixo:

logo v4 company blog

Quer vender mais no digital?

Sua empresa está buscando atingir resultados através de uma estratégia de marketing personalizada? A assessoria de Marketing da V4 Company possui um método testado e validado em mais de 10 mil empresas e que já faturou mais de R$2 bilhões no digital para os seus clientes. Vamos conversar?

certificado gptwverificado reclame aqui