o que é crm - homem com dúvida olhando para o computador

Gabriel Freitas

GabrielFreitas

04 de novembro de 2022

O que é CRM e como isso pode gerar mais vendas?

Você ainda não sabe o que é CRM? O termo significa “Customer Relationship Management” ou, em português, – Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um processo automatizado que reúne desde informações de cada consumidor até como ele se relaciona com a marca.

É uma ferramenta que, também, cria relatórios, atualizando o banco de dados de maneira automatizada, o que facilita para a equipe recebê-los de forma rápida e simplificada. Transformando toda a cadeia de relação com o cliente mais eficaz

O que é CRM? 

O Costumer Relationship Mangement é uma das principais ferramentas para auxiliar em estratégias de Inside Sales das empresas, ligado diretamente ao gerenciamento e às vendas. Assim, as informações dos atuais e potenciais clientes permancem armazenadas em um só lugar, podendo ser utilizadas por mais de uma equipe da empresa.

Como se trata de um software é importante que haja a permissão para acesso a outras ferramentas utilizadas pela empresa. Dessa forma, é possível garantir que as informações coletadas sejam entregues de maneira completa.

Um bom CRM também precisa de um bom armazenamento na nuvem. Assim, possibilitando o acesso via internet de qualquer dispositivo. 

Usos do CRM 

Além de armazenar dados e fornecer relatórios, o CRM também atua com outros processos, como: gerenciar o time de vendas e os leads, criar e movimentar funis de vendas, rastrear oportunidades e auxiliar no fechamento de vendas.

Uma empresa de sucesso sabe trabalhar em conjunto, e o CRM funciona tanto para o marketing quanto para o time de vendas. Um utiliza para direcionar os conteúdos criados aos clientes nas diferentes etapas do funil de vendas e conseguir mais leads; já o outro centraliza as vendas nos clientes certos.

Como o setor de marketing usa o CRM

O marketing digital atua na criação de conteúdos pensados para a persona da marca e, assim, atingindo o público alvo. As empresas podem recorrer a agências que fazem a produção desses conteúdos utilizando um ou dois formatos, mas ter a sua própria equipe pode render mais vendas.

Conhecer bem o produto, as metas que se deseja alcançar e qual o conteúdo que os clientes mais se identificam cria uma relação mais forte com entre marca e consumidor. O CRM ajuda nesse processo de estratégias. E, uma assessoria de marketing digital pode auxiliar o time da empresa nos processos de vendas.

O CRM atua como um ferramente de automação do seu time de marketing. Assim, tendo como principal, mas não único, formato o e-mail marketing. Dessa forma, as campanhas chegam ao público com um conteúdo pensado na etapa em que ele se encontra do funil de vendas. 

Sendo assim, com o gerenciamento de leads do CRM, a automação e o e-mail marketing o resultado do relacionamento com o cliente tende a ser mais fiel à marca.

Como o setor de vendas usa o CRM 

Depois do cliente ser impactado com os conteúdos produzidos pela equipe de marketing e tiver nas etapas finais do funil, o time de vendas tem mais chance de conseguir fazer esse cliente fechar uma compra. Afinal, ele já criou uma relação com a marca.

O CRM é a ferramenta que deixa o vendedor seguro de que está conversando com o cliente certo, se não há esses dados o desgaste da equipe é maior. Assim, com os dados do CRM, o sistema de vendas fica simplificado e acelerado.

Quais os benefícios de usar CRM para as empresas?

Um dos benefícios no uso de CRM está na agilidade em reunir num único lugar as informações que podem ser utilizadas por mais de uma equipe da empresa. A cooperação dos times de vendas e marketing digital cria um fluxo de estratégia mais eficiente. 

A visão de todo negócio é outro benefício, pois propicia ter noção dos resultados em todos os processos. Essa ferramenta otimiza o tempo de trabalho de cada funcionário, tornando o sistema mais sustentável e mais produtivo.

Para a equipe de vendas saber onde cada cliente está no funil de vendas é importante na hora de vender o produto, o CRM faz essa divisão e mostra isso de maneira simplificada. Assim, o time de vendas consegue saber quais estratégias devem seguir.

No marketing digital a automação permite que os leads sejam qualificados e os e-mails sejam entregues de forma personalizada e programada. Além disso, facilita na hora de criar os conteúdos, pois a equipe consegue definir melhor a persona e o público alvo.

Assim, com o uso de CRM, é possível entender os dados relacionados ao tráfego orgânico, ou seja, os que não foram promovidos com dinheiro. Isso ajuda a equipe a entender o quanto o que está sendo criado realmente impacta as pessoas.

Exemplos de empresas que trabalham com CRM

Aqui vão dois exemplos de empresas que trabalham o CRM de maneiras diferentes: a Activecampaign e a Hyperflow. A primeira foca mais na automação de e-mail marketing e a segunda no chat. 

Sim, sabe aquele chat que aparece no canto da tela com opções que vão te guiando durante a conversa. Ele é uma forma de contato com o cliente, afinal o caminho da conversa percorrido por cada pessoa permite que o time de marketing e vendas compreenda cada consumidor. 

Entretanto, os e-mails são diferentes. Eles atuam de forma diversa e acabam direcionados para cada nível de lead. A programação desses conteúdos facilita o trabalho da equipe que precisaria enviar eles de forma manual.

As duas são voltadas para a finalidade de proporcionar a melhor experiência ao cliente

Mantendo os clientes com a empresa

Nutrir os leads, focando na relação com a marca, é primordial para que o tráfego seja grande, assim a empresa se tornará uma referência e consequentemente tem um bom  engajamento. Esses são os dois primeiros pilares do método V4

O terceiro é a conversão, depois de entrar em contato com os conteúdos da empresa e de engajar chega o momento do cliente fazer a primeira ação. Entretanto, isso acaba por ter definição em cada equipe, através do preenchimento de um formulário, do download de um e-book, clicando num botão ou até comprando um produto. 

Para o CRM o último pilar é o que se torna mais relevante, a retenção. É esse que garante o sucesso do negócio, afinal fidelizar os clientes faz com que haja renda para a empresa e não apenas fluxo.

Criar conteúdo para quem já conhece a marca faz parte de uma das formas de retenção, mas não significa que o resto do funil deva ser deixado de lado. Atingir desde o topo até o fundo aumenta as chances de reter quem está chegando agora. 

logo v4 company blog