Como criar e solidificar minha marca no mercado?
Thiago Souza
08 de junho de 2021
Criar uma marca é muito mais do que gerar um CNPJ em seu nome. É necessário desenvolver um planejamento adequado para conseguir obter o devido sucesso. Por isso muitas pessoas têm dúvida: como criar e solidificar minha marca no mercado?
Os primeiros passos para a criação de um novo negócio podem parecer assustador. Você vai entrar em um mercado onde as pessoas já estão completamente à vontade, e a sua empresa parecerá, a princípio, como um pássaro fora do ninho.
Mas a verdade é que rapidamente você pega o jogo. Veja quais são as dicas que separamos para você que podem lhe ajudar a responder a questão: como criar e solidificar minha marca no mercado?
Está buscando resposta para “como criar e solidificar minha marca no mercado”? Veja quais são nossas dicas a respeito!
A primeira coisa que você deve saber e considerar é que sucesso não é um fator exclusivo das empresas de grande porte. Qualquer empreendimento pode se tornar referência em seu ramo de atuação, desde que você saiba “como criar e solidificar minha marca no mercado”
1. Defina seu público-alvo:
Qualquer estratégia que você crie será baseada primeiramente em seu público-alvo. Por isso é fundamental que você conheça muito bem quem são as pessoas para quem você quer vender.
A primeira coisa que você deve saber sobre como criar e solidificar minha marca no mercado é que você deve realizar uma ampla pesquisa para entender quem é a sua audiência.
2. Defina o orçamento:
Você precisa saber quanto tem para investir antes de começar a fazer aquisições para a sua marca. Sendo assim, defina o seu orçamento inicial, e divida entre as necessidades de seu negócio.
Crie uma lista de custos por ordem de prioridade. Isso vai lhe ajudar muito na hora de definir por onde começar a pagar as contas.
3. Tenha um bom planejamento:
Não dá para pensar em sucesso sem se planejar. Debruce-se sobre a sua ideia, e identifique os pontos fortes e fracos, preveja alguns problemas crie soluções para eles. O seu planejamento precisa ter uma visão panorâmica de seu negócio.
4. Identidade e personalidade:
A sua marca precisa ter identidade e personalidade. Não basta simplesmente abrir um CNPJ e esperar que as pessoas gostem de sua ideia. Você deve se posicionar, demonstrando opiniões a respeito dos temas que envolvem o seu negócio.
É fundamental que você consiga atribuir algumas características humanas a sua marca: ela é acolhedora? Jovial? Descolada? Aventureira?
Identifique quais são os adjetivos que definem bem o seu negócio? Isso está claro na comunicação visual? Tem a ver com os valores e missão da empresa? Etc.
5. Tenha um bom nome:
O nome é fundamental nesse processo para criar e solidificar uma marca. A sua marca precisa ter um nome forte, que tenha referência com o que você faz ou que seja muito interessante a ponto de chamar a atenção do público.
E quando for pensar em um nome, você também precisa imaginar como ele soa VISUALMENTE, e não apenas sonoro. Afinal, você precisará de um logo, e nele terá o nome ou a abreviação da marca.
A importância do logo e do slogan no processo de criação de sua marca!
Você vai ter que definir também um slogan para a sua marca. Ou seja, uma frase que diga alguma coisa a respeito de seus serviços ou de seus valores.
O logo será a imagem que vai representar a sua marca. Ele pode conter o nome de sua empresa ou ser representado apenas por um símbolo.
Tanto o logo quanto o slogan são fundamentais quando você decide “criar e solidificar minha marca no mercado”. Eles serão um primeiro contato de seu público com os seus serviços.
É provado que slogans impactantes e/ ou divertidos chamam atenção, e as pessoas acabam buscando mais informação a respeito da empresa. Para criar o seu slogan e o logotipo você deve:
- Ser criativo;
- Pensar em mais de uma ideia (geralmente a primeira é descartada rapidamente);
- Pedir opiniões de outras pessoas;
- Considerar as características de seu negócio;
- Considerar o perfil de seu público.
Seguindo esses passos, você terá sucesso ao “criar e solidificar minha marca no mercado”.
Mas o que fazer para ganhar notoriedade e relevância no meu nicho?
Você fez tudo certinho: criou um planejamento, definiu seu publicou, abriu um CNPJ, criou uma loja virtual, mas e agora? Como tornar essa marca conhecida?
Diferentemente do que imagina a maioria dos novos empreendedores, você não precisa investir milhões de reais para obter sucesso. Na verdade, você só precisa investir a quantidade certa nos fatores adequados.
6. Torne a sua marca insubstituível:
A primeira coisa a fazer é tornar a sua marca insubstituível, ou seja, apresentar soluções que somente você tenha.
Claro que isso nem sempre é fácil, mas se você fizer uma ampla pesquisa de mercado, vai encontrar alguma lacuna que possa preencher. Ou ainda, ao oferecer algum produto que já exista, faça isso melhor e mais eficiente que os demais.
7. Tenha perfis nas redes sociais:
Mantenha o perfil de sua marca em, pelo menos, duas das maiores redes sociais. Assim você consegue criar uma comunicação direta com o seu público, e com isso aumenta o sucesso de sua marca.
8. Gere tráfego:
Depois de criar essas redes, gera tráfego atraindo cada vez mais pessoas para conhecer a sua marca e seus serviços. Faça isso produzindo conteúdos de qualidade, que possam interessar ao seu público alvo.
Demonstre engajamento e interesse em assuntos relacionados ao seu público!
Por fim, a melhor maneira para “criar e solidificar minha marca no mercado” é demonstrando engajamento e interesse aos assuntos que estão relacionados ao seu nicho e ao seu público.
Acompanhe as novidades, e faça publicações que tenham não apenas a intenção de vender alguma coisa, mas também de educar e instruir o seu público.
Isso faz com que a sua marca ganhe pontos a mais com o público, e automaticamente cresça nos conceitos.
Agora que já respondemos a sua pergunta sobre “como criar e solidificar minha marca no mercado?”, vamos lhe ajudar a entender “Como ser reconhecido como autoridade no meu mercado”.