capa-artigo-blog-v4-consultoria-de-marketing

Yarley Soares

Yarley Soares

08 de junho de 2021

Consultoria de Marketing: Entenda Como Funciona e os Resultados

Criar uma estratégia de marketing e executar as ações são tarefas que exigem dedicação e conhecimento técnico para conseguir obter resultados efetivos. Dessa forma, é necessário uma equipe com entendimento técnico como uma consultoria de marketing, por exemplo.

Então, neste conteúdo iremos abordar tudo sobre as consultorias de marketing. Para que assim, você possa tomar a melhor decisão na hora de encontrar uma equipe qualificada para tomar a frente nas suas estratégias de marketing digital.

O que é uma consultoria de marketing?

Como qualquer tipo de consultoria, a consultoria de marketing se resume à contratação de um ou mais profissionais para auxiliar na criação de estratégias digitais que tragam resultados lucrativos para a empresa. Assim, o consultor de marketing executará uma série de etapas para encontrar as melhores soluções para o seu negócio de forma personalizada e exclusiva, aliando a sua experiência com o conhecimento técnico dele.

Primeiramente, é importante destacar que uma consultoria de marketing não serve para execução, mas sim para planejamento. Dessa forma, o consultor não colocará a mão na massa e não executará campanhas na prática. Nesse sentindo, o seu papel desde o início do trabalho é identificar a situação da empresa, entender o mercado como um todo e, a partir dos dados coletados, criar um planejamento e trabalhar de forma estratégica.

Além disso, o consultor pode trabalhar em assuntos gerais, analisando o marketing da sua empresa como um todo, ou em assuntos específicos, como:

  • Gestão de tráfego;
  • Inound marketing;
  • Social media;
  • E-mail marketing;
  • Entre outras áreas.

Consultoria de marketing – passo a passo

Em uma consultoria geral, ou seja, do marketing do negócio como um todo, o processo é muito mais de planejamento do que prático. Neste formato, o consultor abrangerá todas as áreas, contudo, de forma menos aprofundada.

Passo 1 – Diagnóstico

A primeira etapa do processo de consultoria é baseada em encontros de diagnóstico da empresa. O objetivo do consultor será entender como funciona o seu negócio e quais são os processos que envolvem o consumidor.

Dessa maneira, a ideia do diagnóstico é entender de que forma o marketing pode se encaixar à sua empresa e quais serão os ajustes necessários para que a operação funcione de forma sustentável.

Assim, caso seja necessária a realocação de profissionais entre as funções, ela também será designada com base no diagnóstico.

Passo 2 – Planejamento

A partir do momento que o consultor, ou a empresa de consultoria de marketing, entenda exatamente como funciona a sua empresa, é chegada a hora de iniciar o planejamento de marketing.

Este é o momento perfeito para que sejam colocadas as metas do negócio sobre a mesa e definido qual será o papel do marketing no cumprimento das mesmas. Assim como os outros setores, o marketing precisa de objetivos para funcionar.

É no planejamento de marketing que são definidos os pilares do marketing da empresa, como:

  • buyer personas;
  • canais de atuação;
  • padrão de comunicação;
  • jornada de compra do cliente.

São estas diretrizes que embasarão todo o trabalho e guiarão qualquer ação dentro das campanhas de marketing da empresa como um todo. Dessa maneira, proporcionando um alicerce sólido para o sucesso a ser alcançado.

Outros fatores importantes que serão definidos durante o planejamento são os processos internos para gestão do marketing. Nesse sentido, é necessário designar funções e manter todas as etapas funcionando, como:

  • Responsáveis pela comunicação nas mídias sociais;
  • Responsáveis pela gestão do tráfego;
  • Pontos de contato com o cliente;
  • Responsáveis pelo atendimento;
  • Processos de venda e pós-venda;
  • Responsáveis pelos contatos gerados através da internet;
  • Responsáveis pelo pós-venda.

Passo 3 – Acompanhamento de execução

Nesta etapa, o consultor acompanhará a execução e os resultados gerados durante o processo. Assim, este acompanhamento é importante pada identificar pontos de melhoria e atuar em tempo real para otimizar os resultados.

Dessa maneira, o acompanhamento acontece nas áreas específicas citadas anteriormente (tráfego, social media, e-mails, etc.) e contarão com a expertise do consultor e da sua equipe (caso exista) para implementar as melhorias.

Novamente, é necessário relembrar que o trabalho de consultoria de marketing não executa nada. Ele apenas dá as orientações para a equipe de execução.

Passo 4 – Análise dos resultados

Nesse momento, após a execução de determinada campanha, consultor e equipe sentam para analisar os dados e determinar o que deu certo e o que não funcionou.

Este ponto da consultoria de marketing é fundamental para definir os próximos passos do trabalho. Além disso, o marketing digital como um todo é baseado em dados e a análise deles determina o sucesso ou o fracasso das próximas ações.

Passo 5 – Execução do processo completo a partir do passo 2

O marketing digital é cíclico. Logo, empresa e consultor estarão caminhando juntos, a todo momento, repetindo o ciclo de “Planejar, executar e analisar”. Assim, as melhorias são implementadas e os resultados podem ser escalados.

Em algumas empresas, o trabalho do consultor se mantém sempre, assim se tornando uma peça chave dentro da operação de marketing. Nesse sentido, o consultor acompanha os processos apenas nas primeiras campanhas.

O que ocorre é que parte das empresas opta por internalizar o processo integralmente, utilizando o consultor como fonte de aprendizado e encerrando a parceria após aprender como os processos funcionam. Dessa forma, economizando recursos e capacitando a equipe interna.

Benefícios

Após entender, de forma geral, como funciona uma consultoria de marketing, é possível definir os principais benefícios deste trabalho. Entre os diversos benefícios, podemos destacar:

  • Maior assertividade nas ações;
  • Estruturação da empresa para uma operação saudável de marketing;
  • Obtenção de resultados otimizados;
  • Otimização de custos;
  • Assertividade nos investimentos em marketing;
  • Presença de um especialista experiente para orientar a equipe;
  • Aprendizado contínuo com ações e orientações.

Todavia, nem tudo são flores e a consultoria de marketing também possui algumas desvantagens. É necessário falar sobre elas para que você entenda quando ela se faz ou não necessária.

Desvantagens

Como ocorre com qualquer serviço, a consultoria de marketing não se adequa a todas as empresas. Embora ofereça inúmeros benefícios, a contratação também demanda atenção a alguns pontos cruciais.

Dessa maneira, a principal desvantagem é o fato da consultoria não executar as ações ou auxiliar na execução. Ou seja, seu trabalho se limita à parte estratégica e de orientação, sem colocar a mão na massa.

Além disso, Isso exige da empresa contratante certa estrutura para designar as funções operacionais do marketing para a equipe interna. Dessa maneira, quando mal distribuídas, estas funções podem sobrecarregar os membros e prejudicar a empresa.

Diferença entre consultoria e assessoria de marketing

Esta é uma confusão muito comum entre as pessoas que buscam por soluções para o marketing das suas empresas. A consultoria de marketing possui características diferentes da assessoria de marketing e você vai entender melhor a seguir.

O fator principal é, exatamente, a execução. No trabalho de assessoria, a equipe contratada trabalha junto com a empresa na implementação das ações e na execução dos serviços necessários.

Sendo assim, a assessoria se torna uma opção mais abrangente e, consequentemente, mais fácil de implementar do que a consultoria quando a empresa não possui uma equipe de marketing estruturada. Contudo, a assessoria de marketing é mais cara que a consultoria e exige uma preparação da empresa para absorver, inicialmente, os custos. Assim, o tempo trará os resultados, e você converterá esses custos em lucro.

Quando contratar uma consultoria de marketing?

Entender como funciona a consultoria ainda não é suficiente para torna-la interessante para o seu negócio. Em alguns casos, ela não será útil, principalmente quando você não tem como internalizar a operação.

Tenha total ciência de que precisará de pessoas para executar os trabalhos, seja de forma interna ou com a contratação de outra empresa somente para o operacional. Logo, se a sua empresa não possui estrutura alguma de marketing, a consultoria pode ser insuficiente e contrata-la de forma isolada não será efetiva para a obtenção de resultados.

Uma boa opção é contratar o consultor justamente para organizar a estrutura organizacional e modelar a operação de marketing de forma assertiva. Assim, o consultor entenderá o seu negócio e auxiliará nesse processo.

Nesse sentido, o consultor definirá se é mais interessante contratar novos colaboradores, distribuir funções pela equipe ou contratar uma agência de marketing que faça a execução das campanhas.

Escolha a melhor parceria para transformar o seu negócio

Nós não temos como dizer a você se deve ou não contratar um serviço de consultoria de marketing. Entretanto, entregamos todas as informações para que você entenda se este trabalho será ou não útil para o seu negócio.

Desta forma, é importante que você entenda que, para que a consultoria seja efetiva, você precisará ter a estrutura necessária para implementar as execuções determinadas durante a consultoria.

Contudo, se você não tenha essa estrutura disponível, vale a pena buscar sobre o serviço de assessoria de marketing, que alia planejamento e execução. Assim, poderá ser mais fácil de ser implementado na sua empresa.

Portanto, a escolha de uma assessoria de marketing de qualidade, assim como uma consultoria, deve ser feita com extrema atenção. Se deseja tomar a decisão certa, conheça a assessoria de marketing da V4 Company, que já transformou centenas de empresas por meio de estratégias de marketing comprovadas e validadas.

logo v4 company blog