manual de conduta e cultura

Yarley Soares

Yarley Soares

02 de julho de 2021

Manual de Conduta e Cultura da V4 Company

Uma empresa bem estruturada, como é o caso da V4, precisa possuir um manual de conduta e cultura que torne claro, a todos os envolvidos com a empresa, sobre os seus objetivos e como a empresa funciona.

No caso da V4, o manual foi desenvolvido para todas as pessoas chamadas de V4 Partners, denominação que inclui colaboradores, assessores, franqueados e, até mesmo, fornecedores.

Como toda empresa, o principal objetivo é vender, bater metas, entregar soluções e obter crescimento, porém, na V4, os valores internos são tão importantes quanto os objetivos convencionais de um negócio.

Isso porque, com uma cultura forte, é possível chegar a patamares mais altos, de forma mais sólida e entregando a possibilidade de crescimento para todos dentro da equipe.

Um dos princípios fundamentais da V4, presente no manual de conduta e cultura, é o de qualquer V4 Partner poder se tornar sócio da empresa. Esse pode e deve ser um objetivo de todos os envolvidos com a organização.

O objetivo deste artigo é demonstrar como funciona o manual da V4 e abrir um pouco sobre como é a V4 de verdade dentro de cada franquia e da matriz, que constroem, juntas, uma empresa única e forte.

Conhecendo o manual de conduta e cultura da V4 Company

O manual é um documento não tão extenso, porém, que comunica perfeitamente o que é a V4 e o que qualquer partner pode esperar da empresa enquanto estiver vinculado a ela.

O objetivo da organização é encontrar pessoas que estejam alinhadas com a nossa cultura e construir um futuro promissor para todos. Isso está, inclusive, no propósito da empresa, que abordaremos a seguir.

Propósito

O grande propósito da V4 Company, como empresa, é “criar soluções digitais que geram resultados para todos”. Essa frase, inclusive, pode ser desmembrada para que a sua essência possa ser compreendida.

Soluções digitais – esse termo fala muito sobre a V4, afinal, todas as soluções entregues pela empresa são, sempre, digitais, buscando o que há de melhor e mais atual e que possa entregar resultados e gerar cases de sucesso.

Gerar resultados – esse segmento é a alma da V4, que deseja, sempre, vender o produto dos clientes de forma consistente, para mais pessoas e com um valor cada vez maior.

Para todos – outro termo que comunica a essência da empresa, que se preocupa com o crescimento de todos, sem exceções. Quando um cliente obtém sucesso, todos devem ganhar, incluindo a equipe que fez o sucesso acontecer.

Motivos para ação

Um dos princípios da V4 é que todos os partners tenham ciência dos fatores que devem motiva-los a realizar as melhores ações e buscarem os melhores resultados para a empresa e para os nossos clientes.

Ao entregar uma autonomia única para todos os partners, a V4 visa proporcionar a cada um o poder de mudar o mundo. Naturalmente, a mudança do mundo deve começar de forma regional, no mercado em que o partner atua.

Um dos princípios da empresa é ser o melhor ou nada (the greatest or nothing), por isso, procuramos ser os melhores naquilo que fazemos, isso faz parte do nosso cotidiano, na busca pelo crescimento contínuo.

Além disso, buscamos nos tornar uma marca forte de uma grande empresa, proporcionando a liberdade financeira para todos os partners e contribuindo para a construção de um todo ainda mais coeso.

Atitudes e comportamentos

O comportamento das pessoas envolvidas com a V4 é fundamental para que o propósito da empresa seja cumprido e todos os ambientes sejam propícios para a entrega dos melhores resultados.

Assim como entregamos autonomia, prezamos pelos resultados e pelas entregas de cada um dos partners. Não somos rígidos com horários, mas sim com o que está sendo entregue para a empresa e para os nossos clientes.

Ao mesmo tempo que tentamos diminuir as reclamações a zero e transformá-las em ações de mudança, buscamos encontrar, primeiro, o erro em nós mesmos, evitando a busca por culpados além de nós mesmos.

O que a V4 vende é ação, otimização e solução, por isso, não temos tempo para glamour, assim como valorizamos profissionais que executam mais do que falam e entregam mais resultados do que parecem.

A inovação e o empreendedorismo estão no DNA da empresa, por isso, buscamos extrair o máximo disso de cada partner, que deve buscar as melhores soluções para todos e visar o crescimento a todo momento.

Outro ponto que prezamos, e muito, é a comunicação. Todos os canais, com todas as pessoas, são abertos para que os partners possam se manifestar. A comunicação clara é fundamental para um negócio de sucesso.

Por fim, nos comportamentos que acreditamos no nosso manual de conduta e cultura, um partner não pode ser emocionado. Nossas tomadas de decisão são estratégias e calculadas, nunca impulsivas e impensadas.

Ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho saudável e agradável é, sempre, mais propício para melhores performances e aumento nos resultados de todos, tanto para a empresa quanto para os clientes.

Por isso, prezamos pelo bem-estar, pelo conforto e pela individualidade de todos os partners. Na V4, não possuímos Dress Code, cada um deve se vestir como se sente mais confortável, o conforto é parte de um profissional de resultados.

Entretanto, é importante que se tenha bom-senso, o conforto deve ter o limite de não afetar o outro. Da mesma forma, o bom-senso também deve fazer parte dos profissionais que atendem diretamente os clientes.

Para um ambiente saudável, repudiamos qualquer tipo de assédio ou discriminação e tratamos cada caso como deve ser tratado, nosso setor de Compliance atua de forma veemente para evitar ocorridos desta natureza.

Com relação a álcool e drogas, procuramos manter nosso ambiente de trabalho sempre saudável e com uma convivência fluida, portanto, drogas ilícitas são proibidas e o consumo de álcool deve ser feito apenas em momentos propícios.

Nossos partners devem prezar, a todo momento, pela sua integridade moral, repudiando qualquer tipo de ato de fraude ou corrupção. Nossa empresa busca o melhor para todos de forma íntegra e moral.

Sigilo da informação

Apesar de fazer parte da seção comportamental do nosso manual de conduta e cultura, o sigilo da informação merece um destaque por envolver a integridade empresarial da V4 e dos nossos clientes.

É obrigação de qualquer partner manter as informações que não são classificadas como públicas em sigilo, independente da sua natureza e se foram previamente classificadas como sigilosas.

A V4 Company é uma empresa em constante crescimento e, com isso, desperta olhares de diversos concorrentes e outras empresas do mercado. As informações internas são cada vez mais valiosas e devem ser mantidas em segredo.

Da mesma forma, nossos clientes tendem a se destacar no mercado em que atuam, por isso, as suas informações são tão importantes quanto as informações internas da empresa.

Nossos partners devem prezar, a todo momento, pela integridade e pelo sigilo de toda e qualquer informação que esteja relacionada à V4 e/ou partners e que não foram classificadas como públicas.

Segurança da informação

Outro elemento presente na seção comportamental do nosso manual de conduta e cultura, porém, que se apresenta como fundamental para garantir o profissionalismo da empresa.

Todas as plataformas centralizadoras de informação devem ser aprovadas pelo setor de tecnologia da informação da empresa e não podem ser compartilhadas com qualquer terceiro ou outro partner V4.

Todos possuem acesso às informações que são pertinentes e não devem compartilhá-las com outras pessoas. Isso faz parte, também, da garantia de segurança que entregamos a todos os envolvidos com a V4, incluindo clientes.

Ética

O não cumprimento das orientações do nosso manual de cultura resulta em ações do nosso comitê de ética, formado por diversos V4 partners definidos em sorteio, que atuam em conjunto com o setor de Compliance.

Visando manter a integridade de todos, possuímos um portal específico para denúncias de quebra deste manual e que garante a segurança de todo denunciante de boa-fé, que age de forma anônima.

Além disso, qualquer violação comprovada a este manual é entendida como intolerável pela V4, que busca atuar de forma rápida e precisa na repreensão de possíveis atos e na punição dos responsáveis, quando necessário.

Por que acreditamos no nosso manual de conduta e cultura?

A V4 é uma empresa extremamente organizada e focada em gerar os melhores resultados para todos, como o nosso propósito sugere. Por isso, nosso manual de conduta e cultura foi criado e é atualizado com constância.

Ele comunica o que é a V4 na sua mais pura natureza e deve ser seguido para que a cultura organizacional se torne cada vez mais forte. Partners que seguem o manual tendem a obter um crescimento constante dentro da empresa.

Além disso, uma cultura forte gera identidade interna e facilita o crescimento da marca como um todo. Com todos os nossos partners transpirando a nossa essência, a V4 tem um potencial ainda maior de crescimento.

Conclusão

Nosso manual de conduta e cultura foi desenvolvido pela própria equipe da V4 e é atualizado sempre que entendemos que é necessário. Nosso objetivo é proporcionar o melhor para todos os partners e trabalhamos para isso.

logo v4 company blog