Thiago Souza

Thiago Souza

13 de abril de 2020

Marketing Digital do ZERO | Verdade Nua e Crua

Repentinamente temos uma busca gigante no google por marketing digital do zero. Pessoas que desejam implementar o processo de vendas através da internet.

Para trazer mais clareza para você que está querendo implementar este processo de vendas no seu negócio, resolvemos abordar este tópico no quadro verdade nua e crua.

Vale ressaltar que neste conteúdo não iremos falar sobre cursos de marketing digital e muito menos citar nomes e referências do mercado. O objetivo aqui será falar sobre os conceitos e fundamentos deste processo e de que forma você pode implementa-lo dentro da sua empresa.

Para você que está iniciando a implementação das vendas através da internet, é essencial que você entenda os fundamentos desta estratégia e como funcionam os processos para que assim você previna erros futuros na sua implementação.

O que aprendemos durante os mais de 7 anos em que implementamos este tipo de processo para nossos clientes?

Fazendo uma analogia, podemos dizer que o marketing dentro do seu negócio representa o cérebro de um corpo e as demais áreas as outras partes do mesmo. Estas irão responder aos estímulos enviados pelo cérebro, no caso aqui o marketing do seu negócio.

Pense comigo, se o marketing faz basicamente a gestão e o entendimento do mercado, é a partir dele que que você terá a definição do que a sua empresa é no mercado. Logo, tendo em vista que você já sabe qual é o seu negócio, você terá o entendimento de como se comunicar e posicionar diante deste segmento e canal de atuação.

O marketing é composto por vários setores que abrangem a área, como o mix de marketing 4P’s (Produto, Praça, Preço e Promoção), Relações Públicas, Publicidade e Propaganda. São fatores chaves que podemos considerar que são os braços que envolvem nosso corpo comandado pelo nosso cérebro (marketing).

O marketing é o comando do mercado, é ele quem coloca o mercado em movimento. E trazendo este contexto para o Digital, dentro desta analogia que estamos fazendo, ele é mais um “orgão” deste corpo, é mais um canal a ser explorado por você.

Portanto, se faz necessário que você compreenda os conceitos de marketing para que coloque estratégias eficazes em prática, pois o marketing digital não é outro tipo de marketing e sim mais uma ferramenta que você pode utilizar a seu favor para escalar o seu negócio.

Vale alertar também aqui que, diferente do que muitos “gurus” do mercado digital dizem, NÃO existe uma fórmula exata que irá levar o seu negócio para outro nível.

Estamos falando de uma ciência que não é exata, que depende de vários fatores externos que envolvem o mercado e seres humanos. Por isso, não existe previsões ou fórmulas que garantam resultados previamente.

Obviamente que podemos considerar premissas olhando para o que já foi feito. Podemos olhar para frameworks colocados em prática anteriormente para saber o que pode ou não dar certo.

Entretanto, se faz necessário que você tenha clareza dessas estratégias para mitigar os seus possíveis erros, para aumentar assim as suas chances de sucesso em suas ações.

Mas como fazer a gestão inteligente do marketing digital dentro do seu negócio?

Para que você faça uma boa gestão deste processo de vendas através da internet, você precisa criar métodos. Métodos de teste, e como nosso caso, um método cientifico aplicado ao marketing, onde nós levantamos uma série de possibilidades e hipóteses que através do método científico, validamos cada uma delas.

E logo tendo o resultados destas validações, entendemos quais estratégias devem seguir e quais devem ser vetadas para aquele objetivo que estamos querendo alcançar.

Temos como premissa também dentro da V4 Company, que estamos sempre em busca de uma nova verdade. Isso é a base do próprio pensamento científico, onde não existe uma verdade absoluta, mas sim novas respostas para as constantes evoluções em que estamos vivendo.

Entendemos que a busca por métodos e fórmulas prontas é algo natural, mas queremos que você eleve seu nível de consciência para não se deixar seduzir por estas estratégias prontas.

Por experiência própria, com erros cometidos no passado, já temos clareza que isso não funciona para todo mundo. Por mais que você tenha clientes com públicos e segmentos muitos parecidos, o que funcionou para um negócio pode não funcionar para o outro.

Quer saber como implementar essa metodologia no seu negócio? Dá só uma olhada neste vídeo que nosso CEO Dener Lippert e nosso COO Grabriel Robiati gravaram falando mais sobre o assunto. Confira o vídeo completo clicando na imagem abaixo:

 

logo v4 company blog