faculdade de marketing digital

Yarley Soares

Yarley Soares

04 de junho de 2021

Faculdade de Marketing Digital Vale a Pena?

Por uma questão de cultura, é natural que a vida das pessoas seja pré-planejada até próximo dos 23 anos. O fluxo natural segue com ensino fundamental, ensino médio, faculdade e, por fim, mercado de trabalho.

Entretanto, muitas profissões quebram esse fluxo e colocam em xeque uma construção cultural que existe há décadas no nosso país. No caso do marketing não é diferente, vale a pena fazer uma faculdade de marketing digital?

Naturalmente, profissões regulamentadas por conselhos federais como médicos, engenheiros, fisioterapeutas, entre outros, necessitam da graduação para adquirir a carteirinha do conselho e se tornarem efetivamente profissionais.

A quebra no paradigma está nas profissões sem regulamentação, como é o caso do profissional de marketing, do publicitário, do programador, entre outros. Em muitos casos, profissionais de sucesso sequer ingressaram na universidade.

Por que isso acontece? O objetivo deste artigo é esclarecer quais são os benefícios da faculdade de marketing digital e em quais momentos ela terá menor relevância para o seu sucesso.

Benefícios de fazer uma faculdade de marketing digital

Um diploma acadêmico é bem visto por qualquer pessoa. Ser graduado em determinada área é um título que agrega credibilidade ao profissional e que demonstra alguns conhecimentos importantes.

Mesmo que o mercado não visualize na faculdade uma necessidade e, na maioria dos casos, o diploma não seja um pré-requisito, o profissional graduado possui qualificações que a academia fornece com maior facilidade.

É na graduação que o acadêmico conhece as áreas disponíveis no mercado, conhece profissionais e empresas da área, constrói uma rede de contatos e adquire disciplina, fatores muito importantes para a vida profissional.

O mercado de trabalho também possibilita tudo isso, entretanto, exige mais esforço e persistência do profissional que, quando inicia a sua carreira, precisa buscar seu espaço e os seus conhecimentos de forma autônoma.

Perspectiva de mercado na faculdade de marketing digital

Naturalmente, em uma faculdade de marketing digital, o acadêmico não aprenderá a utilizar todas as ferramentas existentes, nem dominará todas as técnicas, porém, conhecerá grande parte delas.

A graduação mostrará ao estudante o universo de possibilidades disponíveis dentro do marketing, assim como o que é preciso para atingir determinada posição no mercado.

Da mesma forma, o acadêmico conhecerá o ecossistema de marketing da sua região, empresas atuantes no mercado próximo e entenderá, de forma superficial, como funcionam os nichos de atuação.

Conhecimentos relacionados

Além do marketing digital propriamente dito, é bem provável que, na sua graduação, você tenha acesso a disciplinas como administração de empresas, empreendedorismo, entre outras áreas afins.

Este conhecimento amplo é importante, afinal, o mercado está cada vez mais voltado para profissionais multidisciplinares, que possuem conhecimento aprofundado em uma área e domínio superficial nas áreas adjacentes.

Correlatos ao marketing, estão assuntos como gestão de negócios, liderança e gestão de crise, por exemplo, que podem ser diferenciais importantes durante a vida profissional.

Adquirir estas habilidades fora da vida acadêmica exige resiliência e força de vontade, pois são skills que se desenvolvem “sentindo a dor na pele”, ou seja, passando por situações adversas dentro das empresas.

Rede de contatos

Em uma faculdade de marketing digital, assim como em outras áreas, você conhecerá profissionais ativos no mercado de trabalho, futuros profissionais e empresas já estabelecidas.

A criação desta rede de contatos é importantíssima para uma futura inserção profissional e, até mesmo, para fechamento de negócios. Com o crescimento do mercado de cooperação, as empresas estão cada vez mais dispostas a se ajudar.

Participar de um ecossistema de marketing e fazer parte de uma rede de contatos relevante pode te colocar à frente de outros candidatos a vagas de emprego e possibilitam negociações mais próximas pessoas influentes.

Disciplina na faculdade de marketing digital

Cursar uma faculdade exige disciplina e resiliência. Se você está pensando em fazer uma graduação e quer extrair o máximo de conhecimento deste período de, em média, 4 anos, precisa se dedicar de verdade.

A dedicação e a disciplina adquiridas ao longo do curso serão incrivelmente úteis na sua jornada profissional, afinal, algumas situações cotidianas exigem estas habilidades e você as desenvolveu enquanto se formava.

Novamente, desenvolver habilidades durante o período de graduação te possibilita um crescimento mais rápido em determinadas áreas. Aprender sozinho no mercado pode ser mais difícil e mais desafiador.

De qualquer forma, todos esses benefícios que uma faculdade de marketing digital entrega ao acadêmico também são fornecidos pelo mercado de trabalho, de formas diferentes.

O diferencial está no que o mercado espera do profissional e que os acadêmicos não adquirem ao longo do curso. Esta expectativa do mercado é, em grande parte dos casos, muito mais relevante do que o diploma de universidade.

O que o mercado espera de um profissional de marketing?

Marketing digital está diretamente relacionado a resultados. O mercado filtrará e selecionará sempre os profissionais que entregam resultados mais relevantes para as empresas.

Todavia, os resultados não são somente financeiros, é claro que estes são muito importantes, mas as competências do profissional de marketing vão além e estar preparado para determinadas situações te colocam à frente dos concorrentes.

A seguir, listaremos algumas das exigências mais comuns, tendo em vista o mercado nacional como um todo e os fatores que serão mais relevantes que o diploma de uma faculdade de marketing digital em um processo seletivo.

Experiência

Uma verdadeira constante em qualquer segmento do mercado de trabalho. Profissionais com experiência possuem uma certa vantagem sobre seus concorrentes.

Tal vantagem se dá pela capacidade que ele terá de se adaptar às situações e contribuir para a resolução de problemas. A experiência faz com que a pessoa passe por situações adversas e a habilitam para agir em caso de reincidência.

Naturalmente, quem está entrando no mercado não possuirá experiência para competir, entretanto, existem outras formas de adquirir vivência que não dependem de uma contratação formal, por exemplo.

Um profissional de marketing pode adquirir experiência criando o seu próprio blog, fazendo alguns serviços menores para pequenas empresas e implementando os conhecimentos adquiridos com o tempo.

Estas pequenas aplicações do conhecimento, se entregues com resultados positivos, podem contar muito mais do que um diploma, pois nem sempre o acadêmico formado saberá lidar com as situações que o profissional já vivenciou.

Em outras palavras, busque inserções menores no mercado para garantirem a aquisição de experiência, como a realização de trabalhos como freelancer em plataformas como 99freelas e Workana.

Capacidade de resolver problemas

Este é um diferencial que dificilmente é detectado em uma entrevista de emprego, por exemplo. Os profissionais de marketing são contratados para realizarem as suas funções diárias, entretanto, as exigências vão além.

Se uma empresa está contratando, seu objetivo é melhorar a distribuição de trabalho da equipe ou inserir uma nova função na empresa. Em ambos os casos, os profissionais que resolvem problemas ganham destaque.

O destaque se dá pela carga que ele tira de outras pessoas do time, principalmente dos seus superiores, que respondem por toda a operação. Quando o problema bate em você e é resolvido, você ganha credibilidade.

Criatividade

Falar em criatividade relacionada ao marketing cria uma ligação quase que inevitável com o design gráfico. Principalmente para os mais leigos, profissionais de marketing são, obrigatoriamente, designers.

Quem está inserido no meio sabe que não é exatamente assim, portanto, a criatividade nem sempre está ligada ao desenvolvimento de materiais visuais. Este segmento está dentro de um grande apanhado de “criações” do marketing.

Com as situações hipotéticas criadas em uma faculdade de marketing digital, a criatividade do acadêmico é exercitada, entretanto, as peculiaridades do mercado de trabalho trabalharão esta habilidade com maior ênfase.

As situações que aparecem no cotidiano do profissional de marketing exigem, sempre, muita criatividade. Desde a criação de uma peça gráfica até o desenvolvimento de uma campanha completa para uma marca.

Não só na criação, mas também na solução de problemas, a criatividade é um diferencial muito importante. Imagine uma campanha de anúncios que não está convertendo, o profissional criativo terá mais recursos para virar o jogo.

Entrega de resultados

O fator chave do marketing digital em qualquer lugar do planeta: resultados. O mercado de trabalho exigirá resultado do profissional em todos os momentos. O retorno financeiro das suas ações é só uma forma de resultado.

Profissionais responsáveis por conteúdo entregarão resultados em forma de blog posts, e-books, e-mails, etc. Estes materiais serão parte de uma campanha e a qualidade dos mesmos é determinante para o sucesso das ações.

Assim como uma empresa de assessoria de marketing, como é o caso da V4, será cobrada pelo retorno geral do marketing para o negócio, desde o posicionamento da marca até os lucros com o mercado digital.

Infelizmente, a entrega de resultados não é exercitada diretamente por uma faculdade de marketing digital. Um profissional que se inseriu no mercado diretamente terá, teoricamente, maior chance de obter sucesso neste requisito.

Conclusão – Faculdade de Marketing Digital

Fazer uma faculdade de marketing digital é uma opção interessante para quem quer se inserir no mercado digital, entretanto, não será vista diretamente como um diferencial em grande parte do mercado.

Se você tem a possibilidade de iniciar os seus estudos de forma autônoma e, ao mesmo tempo, buscar a sua inserção no mercado, seus resultados podem aparecer em menos de 4 anos e você poderá crescer muito mais rápido.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

logo v4 company blog