Antônio Gargioni
14 de fevereiro de 2020
Neste episódio batemos um papo com Alessio Alionço, fundador do Pipefy, única empresa brasileira acelerada na 500 Startups no Vale do Silício. Tendo mais de 60 milhões de dólares captados em rodadas de investimento.
O que fazer quando se levanta mais de 63 milhões de dólares de investimento? Como contratar rápido quando o crescimento é acelerado? Quais as estratégias de Growth, Outbound ou Inbound? Essas e várias perguntas serão respondidas nesse episódio com Alessio Alionço.
O Pipefy é um software de gestão de processos, que permite você controlar, organizar e otimizar tarefas, melhorando os seus resultados e possibilitando a colaboração com outras pessoas e auxiliando a cumprir prazos.
Uma ferramenta que te dá autonomia para implementar novos fluxos de trabalho e aperfeiçoar constantemente as entregas. Desde a criação da demanda à execução e relatórios para análise de resultados.
Garante que você sempre receba todas as informações necessárias para gerenciar as demandas de forma organizada e padronizada, a qualquer momento do seu processo.
Uma plataforma low-code e no-code que dá a qualquer um o poder de automatizar workflows e gerenciar processos de trabalho sem precisar de conhecimentos de programação.
Clique aqui para saber mais sobre o pipefy
a 500 Startup é uma aceleradora de negócios de empresas de tecnologia, eles procuram por empresas em fase inicial, que já tem algum produto e os seus primeiros clientes. Empresas que estão dando sinais de produto em potencial de crescimento e colocam as empresas em um programa aonde você recebe uma quantidade de capital.
O capital que Alessio Alionço recebeu da 500 Startup foi 125 mil dólares, e então, inicia a etapa de aceleração. Um programa de 4 meses onde desenvolve o empreendedor para preparar o negócio para crescer. Desenvolvendo os setores necessários para o crescimento da empresa, como Marketing, Engenharia, Vendas e Relacionamento com cliente e com investidores de uma maneira geral.
As empresas aceleram seu crescimento nesses 4 meses de programa, ao final, ela é apresentada aos investidores interessados em um Demoday. Onde a empresa apresentam quais startups estão sendo aceleradas em seu programa.
O que foi fundamental para entrar no programa foi a tração internacional. Como ja tinham começado focado no mercado Brasileiro e também em outros mercado, fez com que mesmo no estágio inicial, tivesse uma tração de empresas americanas e logo de empresas relevantes
No passado, Alessio Alionço tinha trabalhado em consultorias para organizar a empresa, melhorar a gestão e fazer o negócio crescer. Seja pra tirar ela do vermelho ou para vender depois.
Alessio sempre trabalhou com redesenho de processos como formas de aumentar a essência da execução de quase todo tipo de empresa. Ele era responsável por encontrar Softwares para rodar os processos definidos. O que é algo muito demorado, pois sempre precisou de alguém que tivesse conhecimento técnico e tinha que esperar meses para colocar no ar as mudanças que queriam implementar.
E foi ai que Alessio Alionço entendeu que era uma dor do mercado um software que auxiliasse nos processos da empresa que fosse simples e fácil de executar, sem precisar de conhecimento técnico. Foi assim que o Pipefy nasceu, uma tecnologia que facilita o processo de melhoria e de execução no dia a dia.
é fundamental o engajamento inicial no primeiro processo em uso. O Pipefy tem muito cuidado para que funcione tudo nesse primeiro momento. Com o objetivo de que essa implementação funcione e as pessoas vejam benefícios no negócio e os impactos que ela gerou. Assim, é bem mais fácil engajar outras pessoas ou tentar colocar mais processos para dentro da ferramenta. As vezes o cliente aparece super empolgado, nesse caso, é necessário equilibrar a expectativa, colocando processos aos poucos, fazendo os funcionários gostarem do software, e com isso, evangelizarem as outras pessoas de dentro da empresa.
O ponto de vista inicial é a motivação. Entender que tem clientes felizes com a sua solução e projetos muito bem sucedidos.
É importante entender que é responsabilidade sua, se o cliente não foi bem sucedido na implantação, ele poderia ter se engajado e não se engajou, ou teve uma diferença na expectativa com relação ao que ele esperava que o software fizesse. para cada insucesso que você tem deve-se rodar uma sessão de lições aprendidas, entender quais variáveis interferiram e geraram o não sucesso dessa implantação.
Trabalham duas frentes principais: A frente de Inbound com inside sales e a frente de parceiros e canais pipefy. Quando o cliente é sofisticado e mais maduro, a parte de “Self-Service” funciona bem e a frente de inbound é por onde ele entra. Quando é um cliente mais complexo, um parceiro que entende do software e pode ajudar ele, é a solução para o problema.
Não! toda a estratégia de Outbound é feita com os parceiros do pipefy.
“Seguir o processo do Pipefy é um backup para as suas falhas intelectuais” Comentou Dener Lippert com Alessio Alionço sobre Pipefy.