Thiago Souza

Thiago Souza

27 de fevereiro de 2020

Robôs vão ROUBAR seu trabalho?! | V4Cast

Com alguns cliques você já consegue encontrar diversos robôs fazendo trabalhos de bartenders, pizzaiolos, entregadores e até atendentes de banco. Será que eles estão aí para roubar nossos empregos? Será que a inteligência artificial vai interferir muito no nosso trabalho como marketeiros?

Hoje o maior desafio das empresas são encontrar profissionais que tenham o fit cultural da empresa. Quando falamos em competências e habilidades dentro de uma jornada de trabalho, isso se torna possível desenvolver internamente, já o fit cultural não.

Com experiência própria, a V4 Company orienta que no momento de um processo seletivo, você entenda se o candidato tem ou não os valores e pensamentos alinhados a sua corporação.

É muito menos custoso e trabalhoso, você ter alguém com habilidades menores e com valores alinhados com a sua empresa, do que alguém que tenha suas Skills altas e os valores poucos alinhados com o seu negócio.

“Cultura organizacional come o MBA no café da manhã.” – Diego Figueredo, NEXO AI.

O maior ativo hoje é o recurso humano, e muitos profissionais acreditam que os robôs irão dominar esses ativos. Porém, segundo dados do mercado, a verdade é que nos próximos anos a inteligência artificial irá dominar o ambiente transacional no mundo, ou seja, transações serão feitas entre robôs.

No livro Super Intelligence, um dos mais vendidos nos Estados Unidos, os autores trabalham com uma projeção de que o PIB mundial irá duplicar a cada 2 anos e meio, devido a produtividade trazida pela inteligência artificial. Hoje o PIB mundial leva, em média, 40 anos para duplicar.

Mas existem pontos e tarefas que os robôs não irão conseguir executar dentro das organizações. Falamos mais sobre o assunto em um podcast completo onde temos a presença do profissional Diego Figueiredo da NEXO AI, onde nosso CEO Dener Lippert e Diego conversam sobre o Poder da Inteligência Artificial para o Marketing.

logo v4 company blog