cohort

Thiago Souza

Thiago Souza

02 de julho de 2020

COHORT: Você sabe qual cliente é mais importante?

Você sabe dizer qual cliente seu é o mais importante para o seu negócio? Primeiramente, você precisa saber que negócio bom é aquele que tem um ótimo LTV (Life time Value), ou seja, um negócio que tenha recorrência, que existam clientes comprando por diversas vezes.

Quando falamos em ter clientes, muitos empresários entendem que qualquer cliente é um bom cliente, já que estão comprando o seu produto. Entretanto, quando trabalha-se com LTV, ressaltamos que você precisa ter clareza sobre qual cliente tem mais recorrência dentro do seu negócio.

E a partir disso entender por quanto tempo ele se mantém comprando de você e qual a receita que este cliente proporcionou neste período de tempo que ficou. Este tipo de análise te dará mais previsibilidade sobre o faturamento do seu negócio, inclusive para poder elaborar estratégias de escala.

Mas o que é Cohort?

O termo Cohort não é muito conhecido na internet e a maioria dos gestores esquecem de olhar para ele mensalmente. Cohort significa ter um corte do seu público, fazendo uma análise mensal de quanto este público te deixa de receita. Desta forma, você terá mais clareza do seu faturamento.

Você pode fazer isso de forma mais básica, dividindo por mês a quantidade de clientes e quanto foi o ticket de faturamento médio por cliente, ou ainda pode ter uma análise mais específica, olhando para canais separados, entendendo de onde cada cliente vem e quais destes canais te oferecem clientes com um LTV maior, ou seja, mais rentáveis que se mantem na base por mais tempo comprando de você.

Sabendo qual canal te trás mais lucratividade, com clientes mais recorrentes, você pode investir mais neste canal para que cada vez mais você possa adquirir mais clientes deste perfil.

Aqui na V4 sempre defendemos que você precisa aplicar a ciência dos dados no seu negócio frequentemente.

No V4 Tuts de hoje, Guilherme Lippert, nosso Equity Partner, explica como a coleta de informações do seu público tornam as decisões mais lógicas e podem reter seus clientes e aumentar o seu faturamento ao longo do tempo.

Assista ao vídeo completo clicando na imagem abaixo:

logo v4 company blog