carla sarni história de superação v4 company marketing digital

Max Satiro

Max Satiro

14 de dezembro de 2021

O que eu aprendi com a Dra Carla Sarni?

Quem não acredita ser possível reverter um quadro de dívidas ou uma empresa que não está em sua melhor fase precisa muito conhecer a história de sucesso da Dra Carla Sarni!

Eu sou Max Satiro e estou aqui hoje para contar a vocês mais uma história real de uma pessoa que superou os obstáculos e se tornou uma empreendedora de sucesso! Veja tudo o que eu aprendi com a Dra. Carla Sarni!

Quem é a Dra. Carla Sarni?

A Dra. Carla Sarni poderia ser apenas mais uma cirurgiã dentista comum, mas sua história de superação e conquistas passou a inspirar empreendedores de todo o país.

A primeira coisa que a Dra Carla Sarni me ensinou é que um sucesso precisa se inspirar em outro! Ela fala muito orgulhosamente que superou suas dívidas e investiu em uma nova forma de pensar consultórios odontológicos a partir das dicas da Luíza Trajano, uma das maiores empresárias do país!

Assim, quem deseja ouvir o que a Dra Carla tem a nos dizer já pode anotar sua primeira dica: ninguém cria nada absolutamente do zero, podemos ter dezenas de outras pessoas de sucesso para nos inspirar e a partir daí criamos nosso próprio caminho, para também inspirar outras pessoas.

Das dívidas ao sucesso

O que a história da Dra Carla Sarni tem de surpreendente é que ela chegou a acumular quase vinte e três milhões de reais em dívidas, uma quantia capaz de levar qualquer pessoa a declarar falência.

Na época ela já possuía cerca de 40 consultórios em sua Rede e uma das linhas de crédito que esperava da instituição financeira para sanar a dívida e levantar seu negócio foi de repente cancelada.

No início ela conta que se desesperou, mas logo depois decidiu ouvir os conselhos da Luiza Trajano e conseguiu reerguer seu negócio, que hoje conta com 259 consultórios. 

A história de empreendedorismo da Dra Carla Sarni começou mesmo antes de concluir a faculdade, o que me ensinou que quem deseja mesmo algo corre atrás. Ao contrário de muitas pessoas, Carla não ficou reclamando de suas dificuldades, mas deu um jeito de seguir.

Assim que passou na faculdade de odontologia, Carla Sarni percebeu que a família não poderia sustentá-la em outra cidade e fez então um acordo com sua mãe, que possuía uma loja de roupas.

Ela levava roupas para vender na universidade e assim pagava suas contas na cidade onde estudou, Alfenas, no Sul de Minas Gerais! Enquanto qualquer outra pessoa teria desistido e ficado na cidade de origem, a Dra Carla Sarni já mostrou uma garra e vontade imensas de crescer.

A primeira clínica

Depois de formada, Dra Carla Sarni trabalhou como funcionária em três clínicas diferentes, mas sempre se deparava com os mesmos problemas: dentistas fazendo atendimentos demorados propositalmente ou falta de profissionalismo de outras formas. Demitiu-se de todos os empregos.

Decidida, resolveu comprar o local onde seu advogado possuía um escritório e parcelou a compra em doze vezes de mil reais, abrindo a primeira Sorridents. Para pagar a dívida, trabalhava todos os dias com apenas uma folga por mês e ainda fazia palestras à noite.

Dessa forma, Dra Carla Sarni nos ensina que, além de acreditar no próprio sonho, é preciso muito trabalho para levá-lo adiante. O que aprendi com ela foi que a mistura de fé com trabalho nunca pode dar errado.

Se você quer abrir ou alavancar seu próprio negócio, nunca deixe de acreditar em seu potencial e saiba que sua ideia será bem sucedida, com trabalho e com as estratégias certas de gestão!

Abertura da franquia

Quando não havia mais espaço para crescer e a Dra Carla Sarni já possuía doze clínicas foi que teve a ideia de expandir seu negócio e criar a franquia da Sorridents. 

Comprou então os equipamentos e reformou as 40 clínicas que fariam parte da rede de franquias e só então recebeu a notícia de que sua linha de crédito havia sido cancelada, o que fez com que adquirisse uma dívida muito alta.

Foi aí que a Dra Carla e seu esposo venderam todos os bens que possuíam, inclusive a casa deles, para tentar pagar a dívida alta que haviam contraído contra a vontade.

As linhas de crédito que eram oferecidas a ela não eram suficientes para cobrir a dívida e Carla começou a pensar que vender sua empresa seria sua única saída possível. Um dos maiores concorrentes dela fez uma alta oferta pela rede de consultórios.

O encontro com Luiza Trajano

Foi no meio desse bolo de problemas e dívidas que a Dra Carla Sarni conheceu Luíza Trajano, uma das maiores empresárias do país, exemplo de sucesso que inspira a cada dia mais pessoas a investirem em seus sonhos.

Em um almoço de negócios, a Dra Carla contou à Luíza sobre suas dificuldades e a mesma lhe auxiliou a parcelar suas dúvidas com o banco alguns dias depois e deu alguns conselhos que foram valiosos para que seu investimento se reerguer.

O que aprendi com a Dra Carla Sarni e que veio diretamente de seu encontro com Luíza é que não devemos nos preocupar em sermos os maiores ou os melhores em nossa área de atuação, mas em possuir um negócio lucrativo.

Portanto, antes de pensar em crescer desenfreadamente, é preciso ter boas estratégias de gestão financeira e conferir o fluxo de caixa diariamente. A maioria das empresas que vão à falência chegam a essa situação por falta de gestão de qualidade e não por falta de vendas.

Mesmo renegociando a dívida, a Dra Carla Sarni precisou reduzir seu negócio e demitir vários de seus funcionários, trabalhando muito mais tempo, às vezes até de madrugada, para poder fazer todo o trabalho sem contar com a equipe que antes possuía.

Já na fase de reestruturação, dois anos após, a Sorridents começou a crescer de novo e agora conta com mais de 240 lojas de franquias, sendo 16 da própria Dra Carla Sarni, que me ensinou que é possível se reerguer seguindo os exemplos certos!

logo v4 company blog