Como vender sem dar descontos e fazer promoções

Max Satiro

Max Satiro

04 de junho de 2021

Como vender sem dar descontos e fazer promoções?

Seus clientes são daqueles que sempre ficam pechinchando para fechar negócio? Você não sabe como fugir dessa situação? Pois saber como vender sem dar descontos e fazer promoções é possível, sim!

Isso é possível graças a algumas técnicas de vendas bastante eficientes e fáceis de serem seguidas!

Na verdade, aprender tais técnicas é algo que deve ser aplicado de forma constante na vida de quem segue a trajetória do empreendedorismo.

O grande ponto que até mesmo paralisa alguns empreendedores é a famosa frase: “tem como conceder um descontinho nesse produto?

E então o vendedor cede aos pedidos do cliente e perde margem de lucro.

É justamente nesse momento que muitos podem até mesmo cometer erros bastante comuns. Seja por não saber ao certo como agir ou por simplesmente não conseguir dar uma resposta adequada.

Na verdade, não é necessário ceder ou dizer não por medo de acabar afetando sua margem de lucros.

O ideal é saber ponderar a sua flexibilidade na hora de remanejar os valores que poderão ser negociados!

Como vender sem dar descontos e fazer promoções – Qual é o melhor caminho, afinal?

Primeiramente, pergunte-se você de fato consegue fechar vendas sem precisar afetar seus lucros?

Ou ainda – você acredita que seus produtos realmente se destacam no mercado? Eles realmente despertam o desejo de consumo e atraem clientes?

Você não consegue dar respostas objetivas pra essas perguntas? Então, pode ser que você esteja deixando a desejar na hora de compor uma oferta atraente. Repense! Seus clientes merecem isso!

Um fator deve ser levado em consideração – a oferta não precisa estar diretamente atrelada ao produto ou até mesmo ao valor proposto para sua venda.

Esse aspecto é um dos mais passíveis de erros por parte de muitos empreendedores.

Isso quer dizer que criar ações promocionais ou conceder descontos que acabem desvalorizando seus produtos, mesmo acreditando que essa medida poderá resultar em mais vendas não é um bom caminho!

Na realidade, o mais indicado, em um mundo ideal, é realizar um trabalho focado na construção assertiva de uma oferta realmente boa.

Ela precisa ser suficiente para agregar um amplo diferencial, o que consiste em um mercado onde é possível sim vender mais sem a necessidade de conceder descontos!

Em suma, a oferta nada mais é do que a forma como você organiza todas as informações do que eventualmente você deseja oferecer ao seu cliente.

E isso ainda inclui vantagens, benefícios, experiências, preço, garantias e até mesmo o próprio produto em si!

Para ficar mais fácil de entender, basta compreender que um mesmo produto com um determinado preço pode possuir uma variação de ofertas totalmente diferentes no final das contas.

Criando uma Oferta Irresistível

Alguns passos podem lhe ajudar nessa empreitada, e o primeiro deles é se dedicar a fornecer o máximo de informações possíveis sobre seu produto.

Na verdade não existe uma medida que indique se é preciso falar demais ou de menos de um determinado produto. Tudo na verdade dependerá do que está sendo vendido.

Se o seu produto é uma bala, por exemplo, certamente fica evidente que não há muito para informar sobre ele, não é mesmo?

Mas, isso muda de figura se o seu produto agrega uma série de diferenciais ou até mesmo pontos que reflitam sua qualidade.

Nesse caso é sim interessante fazer um maior investimento no que diz respeito a elaboração de um bom conteúdo informativo sobre ele, portanto!

Ser útil sempre – isso ajuda a vender mais sem precisar fornecer descontos ou promoções!

Essa é uma dica realmente valiosa e que permite tornar sua oferta ainda mais irresistível aos olhos do seu consumidor. – procure fornecer a ele conselhos que sejam realmente úteis e até mesmo práticas.

Quando se trata de um conteúdo para a internet, por exemplo, muitos cometem erros nesse contexto.

Em geral, grande parte das pessoas tendem a dedicar conteúdos onde 70% é focado na ação de vendas e 30% referente a sua utilidade. Isso seria praticamente como querer empurrar seus produtos para cima do cliente!

DICA: Inverta a ordem dessa orientação de conteúdo e espere para ver como seus potenciais clientes poderão reagir!

Na verdade, quando mais seu cliente souber sobre os benefícios envolvidos nos seus produtos ou serviços, mais chances você terá de fechar um bom negócio no final das contas!

Agregar Valor! Uma Premissa Básica!

Essa história de “agregar valor” é frequentemente falada, não é mesmo? Mas será que todo mundo que a cita sabe ao que ela se refere?

Na verdade, para que uma oferta seja realmente atraente para os consumidores é necessário que ela tenha um alto valor também.

Um dos caminhos mais assertivos nesse caso é procurar conhecer ao máximo quem é seu consumidor. Bem como seus reais problemas, expectativas e necessidades.

Reflita também acerca das vantagens competitivas! Ou seja, procure ao máximo garantir uma ampla qualidade e relevância dedicada aos seus produtos.

Isso fará com que ele consiga atribuir ainda mais destaque diante da análise de seus clientes – e no final das contas, conseguir vender mais ainda!

Em suma, é importante fazer com que seus produtos ou serviços consigam se diferenciar nos vários estágios da sua produção.

Você deve ser considerar isso da fase de planejamento até o momento do pós-venda!

Fornecer propostas únicas de vendas! Um caminho de maior sucesso para seu negócio!

A proposta única de vendas permite que você ofereça aos seus clientes alguns aspectos que a sua concorrência não tenha ou consiga oferecer!

Para conseguir isso, você deve responder alguns pontos pertinentes:

  • O seu produto ou serviço precisa ter um benefício único?

  • Seu serviço ou produto tem um desconto, pagamento ou preço único?
  • O seu produto ou serviço tem uma garantia única?
  • Ele está sendo vendido em um mercado único?

  • Tem uma celebridade ou especialista único como testemunho?

Essas foram as dicas e sugestões para saber como vender sem dar descontos e fazer promoções! Você adicionaria alguma sugestão? Deixe sua opinião nos comentários! Nós adoramos saber quais estratégias vocês utilizam!

Fontes:

https://www.outboundmarketing.com.br/desconto-tecnicas-de-vendas/

http://www.comuniquefirst.com.br/blog/como-vender-mais-sem-dar-desconto-a-magia-da-oferta-irresistivel/

logo v4 company blog