Empresa automobil

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

22 de fevereiro de 2022

Conheça o plano de marketing da Tesla

Se você está buscando entender um pouco mais sobre o mundo do marketing digital, com certeza você já ouviu falar do que as grandes empresas fazem na área. Comandada por Elon Musk, a Tesla possui diversos diferenciais de mercado, mas principalmente seu plano de marketing. 

Mas que diferenças são essas? Para quem ainda crê que para fazer marketing é só seguir um beabá, a Tesla põe a prova que sair do padrão é uma ótima estratégia

Por isso, mergulhamos no plano de marketing da Tesla e vamos te mostrar o porque a empresa se diferencia na área.  

Conhecendo um pouco mais da Tesla 

Além de uma empresa automotiva, a Tesla é também uma empresa de armazenamento de energia elétrica. Fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San Carlos, Califórnia, tem como nome uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla.

Entretanto, desde 2004, a empresa tem como seu presidente e sócio majoritário o bilionário Elon Musk. O empresário definiu a Tesla como um fabricante de automóveis independente. Assim, ele tinha como objetivo oferecer carros elétricos a preços acessíveis para o consumidor de classe média. 

Interior Tesla Model 3. Fonte: Unsplash

Assim, o principal objetivo da Tesla é comercializar veículos elétricos. No início focou em um carro esportivo premium destinado aos seus primeiros utilizadores. Em seguida, passaram o mais rapidamente possível para veículos mais tradicionais, como por exemplo sedans e compactos acessíveis.

Dessa forma, com o lançamento do Tesla Roadster, a marca ganhou a vitrine – o primeiro carro esportivo totalmente elétrico. O segundo veículo da empresa é o Model S, um sedã de luxo totalmente elétrico. Os seus dois próximos veículos são os Model X e Model 3, respectivamente. Esses são os 4 modelos que servem de base para os veículos da marca. 

Valor da marca

Ao falar de valores, a Tesla foi a marca automobilística que mais cresceu nos últimos anos, batendo 184% de crescimento entre 2020 e 2021. Entretanto, ainda no final de 2021, a Tesla bateu o valor de mercado de US$1 trilhão. Valor quatro vezes o tamanho da Toyota, a segunda no ranking das mais valiosas do segmento. 

Isso representa um crescimento de 1100% das ações da Tesla desde o início da pandemia de Covid-19. Mas como que durante um período de recessão do mercado a empresa cresceu tanto? 

Muito disso vem da estratégia de marketing adotada pela empresa, que veremos melhor logo mais. 

Impactos da Tesla no mercado futuro

É importante falar da visão de futuro da Tesla, pois para expandir ainda mais seu tamanho, a empresa não visa somente produzir e vender carros. Além disso, ela se preocupa em executar projetos faraônicos, ou seja, que vão além dos veículos elétricos. 

Um exemplo disso é a compra da Solarcity por 2,6 bilhões de dólares. Com isso, a montadora começou a expandir seus horizontes. Agora é possível pensar em um produto mais completo. Assim, dominando o mercado de energia sustentável e trazendo à população soluções cada vez mais tecnológicas.

Mas qual o diferencial do plano de marketing da Tesla? 

Agora que já entendemos a marca, seu crescimento e força de mercado, chegou o momento de entender como a Tesla faz seu marketing para alcançar seus objetivos. 

Assim, separamos alguns tópicos que são os pontos de destaque na forma da marca se comunicar e vender seus produtos. 

Confiança no próprio produto

Essa estratégia parece óbvia, afinal, se você não confia no seu produto, quem irá confiar? Entretanto, o segredo da Tesla não é só confiar no produto, mas sim trabalhar toda sua comunicação nessa confiança. Isso também alavanca o padrão de consumo da marca, tornando-a inalcançável

Mas qual a diferença? Simples, não basta apenas dizer que seu produto é o melhor, mas sim comunicar isso da forma certa. Para isso, a Tesla traz muitos cases reais de sucesso para reafirmar sua divulgação e mostrar que essa confiança é justificada de fato. 

Não gasta com anúncios

Dentro dessa estratégia – que parece bem incomum – temos duas justificativas. A primeira é que a Tesla já é uma marca bem estabelecida. Ou seja, não precisa gastar com anúncios na televisão, outdoors ou internet para chamar a atenção do público. 

Já a segunda diz respeito a não capacidade de atender a todas as reservas de carro de uma vez só, nem de produzir todas as baterias necessárias. Dessa forma, a empresa prefere não correr o risco de vender mais do que consegue produzir. 

Para você ter uma ideia, enquanto a GM gastou mais de 5 bilhões de dólares, e a Ford mais de 4 bilhões com marketing em 2016, a Tesla só investiu 48 milhões em marketing. Mesmo assim, só no início de 2017 a empresa já havia vendido 25 mil modelos de veículos.

O que isso quer dizer? Que a Tesla tem se mostrado brilhante ao não gastar seu orçamento com anúncios e mesmo assim ser uma das montadoras que mais vendeu veículos elétricos.

Venda direta

Ao pensar em comprar um carro, qual o local você pensa em fazer isso? Em uma concessionária? Com a Tesla não é bem assim. Os carros da marca só são comercializados via e-commerce pela montadora. 

Mas como assim? Não posso testar e ver o carro antes de comprá-lo? Pode, mas não comprar ele no local. A empresa possui showrooms espalhados pelos EUA em que o consumidor pode testar e ver os carros, mas a venda é 100% online. 

E qual a vantagem disso? Além de baratear o custo por não haver intermédio da montadora até o consumidor, a empresa mostra mais uma vez a confiança que possui no seu produto e processo.  

Mas isso só ocorre efetivamente por conta da comunicação clara e precisa que a marca tem com o consumidor. Através do Presskit, que entenderemos melhor logo mais. 

Forte presença nas redes sociais e demais redes

Não gastar em anúncios tudo bem, mas não há como sobreviver no mercado moderno sem marcar presença nas redes sociais. Por isso, a Tesla faz questão de estar presente e com conteúdos atualizados em todas as redes sociais possíveis. 

Além disso, a montadora prefere manter, monitorar e alimentar suas redes por conta própria. Essa comunicação sem interferências possibilita uma maior aproximação dos consumidores, e ainda, um contato mais direto e eficiente. 

Presskit: informações claras sobre cada carro

Talvez uma das melhores sacadas de marketing digital da Tesla foi pensar em sua página conhecida como Presskit. Mas o que é isso? 

O Presskit nada mais é do que uma página específica para cada modelo de veículo com todas informações disponíveis de forma clara e objetiva. Assim, mesmo se tratando de um e-commerce, é possível sanar todas as dúvidas sobre o carro sem precisar consultar sites terceiros e podendo realizar a compra ainda na mesma página.

Veja o Press Kit do Tesla Model 3!

Liberação de todas patentes gratuitamente

Você acha que a Tesla é muito legal com seus concorrentes por liberar todas as patentes dos seus veículos gratuitamente na internet? Mais ou menos. O que muitos não enxergam é a super estratégia de marketing que envolve essa iniciativa. 

Segundo a própria empresa, a liberação das patentes foi feita para que os modelos de carros elétricos sejam cada vez melhor desenvolvidos. Ou seja, a marca busca pela popularização dos carros elétricos. Isso possibilita expandir seu mercado e ainda, fortalecer-se como pioneira no segmento.  

Elon Musk também é uma marca

Da mesma forma que a Tesla se mostra muito presente nas redes sociais, seu CEO faz questão de fazer o mesmo. Com mais de 12 milhões de seguidores, Elon Musk é, além de tudo, a cara que dá ainda mais propriedade para a empresa. 

Considerado o homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em US$ 277 bilhões, o CEO da Tesla é também o fundador, CEO e CTO da SpaceX, vice-presidente da OpenAI e fundador e CEO da Neura Link. 

Como a V4 Company entende o plano de marketing da Tesla? 

Agora já é possível entender melhor o plano de Marketing da Tesla. Com um viés bem diferente das demais montadoras de automóveis, a empresa se destaca principalmente por investir na qualidade dos seus produtos e usar isso como marketing. 

Mas o que uma assessoria de marketing digital tem a ver com isso? Exatamente o fato de entender que nem toda estratégia de marketing funciona para diferentes empresas

Assim, nós entendemos a realidade do seu negócio e apresentamos quais as melhores estratégias executáveis para que você venda seu produto, para mais pessoas, mais vezes e pelo maior preço.  Vamos fazer o método V4 parte do seu negócio?

logo v4 company blog