vendendo commodities

Max Satiro

Max Satiro

04 de junho de 2021

Se destaque vendendo commodities. A Starbucks te ensina!

Quem deseja se destacar vendendo commodities pode aprender muito com a empresa Starbucks. É um verdadeiro case de sucesso. A Starbucks teve uma visão excepcional agregando valor a uma simples xícara de café de US $ 2 (nos Estados Unidos) fazendo com que se tornou o luxo que todos poderiam pagar.

Aprenda com ela a se destacar vendendo commodities.

Howard Schultz, o fundador da Starbucks, argumentou que se alguém puder comprar um hambúrguer no McDonalds, então também poderá comprar uma xícara de café de US $ 2.

E, hoje, há milhões de pessoas que demoram mais de 15 minutos no caminho para o trabalho todas as manhãs para se presentear com as delícias do Starbucks.

Entenda esse processo e beneficie-se das ideias abordadas por essa empresa para se destacar vendendo commodities e conquistar seu espaço no mercado com todo o reconhecimento que você merece!

É possível se destacar vendendo commodities?

Sim. Em 1992, se você quisesse escrever um anúncio para café, provavelmente não haveria muito a dizer.

Mas empresas como a Starbucks aumentaram drasticamente o valor de um item de commodity reinventando-o. Hoje em dia há muito o que se dizer.

  • Esta reinvenção de uma mercadoria para criar uma experiência extraordinária é o que é chamado de “criação de widgets”.
  • Criar um “widget” com seu produto naturalmente cria uma proposição de venda única, ou PVU.

Depois de apostar em sua PVU, de repente torna-se fácil comercializar seu produto e contar sua história. Se você não tem uma PVU, você é apenas mais um no mercado de venda, compra e distribuição de café.

Então, aqui está uma pergunta para você: “Se alguém tivesse uma ideia sobre seu produto, serviço ou negócio, como ela seria?”

A ideia é sempre um termo relativo. Para propósitos de venda, crescimento e destaque vendendo commodities provavelmente ela não será negativa, ou, principalmente, irrelevante.

No caso de seu público-alvo, o essencial é que ele tenha a ideia de que seu produto possui, de fato, uma garantia de desempenho ou satisfação, ou seja, de alguém que realmente cumpre suas promessas.

A melhor forma de conseguir isso e se destacar vendendo commodities é seguir algumas regras básicas. Conheça-as:

  • Faça um esforço extra para ter em seu espaço produtos convenientemente posicionados para que seus clientes não tenham que passar por um monte de aborrecimentos apenas para fazer negócios com você;
  • Diga-lhes sobre essas coisas. Diga-lhes que seu produto já vem com o cabo especial que eles precisam, por exemplo.
  • Ou, então, certifique-se de eles saibam que você possui um excelente suporte técnico, dizendo-lhes como é conveniente não se preocupar com falhas, também.

Diga-lhes em detalhes como sua atenção extra às pequenas coisas poupa tempo e dinheiro. Isso faz parte de sua história de vendas para se destacar vendendo commodities.

Sacie a ideia e a fantasia de seus clientes

Esse é um passo extremamente importante, uma vez que alguém que esteja envolvido em uma situação feia com algum fornecedor ou escândalo publicitário, por exemplo, corre o sério risco de obter uma mancha em sua imagem.

Esse é um erro que o Starbucks jamais cometeu – não publicamente, pelo menos. Além disso, seu gerenciamento de crise está sempre à postos para abafar ou solucionar qualquer problema existente.

Quando você cria um PVU centrado na experiência de compra e que satisfaz fantasia final do seu cliente (ou a ideia acima citada), seu negócio literalmente se torna o reino do meio entre fantasia e realidade.

As pessoas lerão seus anúncios porque eles se divertem com essa fantasia, e, consequentemente, também comprarão seu produto. Porque se você realmente pode realizar uma fantasia a um preço razoável, quem pode recusar isso?

Como a Starbucks se destacar vendendo commodities?

A Starbucks vem crescendo rapidamente e lucrativamente, expandindo enquanto calibra receitas e despesas.

Em uma teleconferência com investidores em 23 de julho, os executivos da Starbucks revelaram que já tinham bloqueado o preço de mais de 80% dos estoques de café.

Hamish Smith, um economista de commodities com a Capital Economics em Londres, disse em uma entrevista que uma empresa como a Starbucks “não pode se dar ao luxo de estar em uma posição onde ficará sem café ou de repente terá que pagar um preço inesperadamente alto por isso “.

  • As demonstrações financeiras da Starbucks indicam que a empresa tenta isolar-se da exposição a flutuações cambiais e de commodities através de contratos e compra antecipada.
  • Os custos operacionais caíram no ano fiscal devido a menores custos de commodities, principalmente pelo café, segundo o relatório anual, o que também foi um benefício para a empresa se destacar vendendo commodities.
  • Mas quando os preços do café caem de forma inesperada, como fizeram este ano, essas estratégias avançadas podem ter algumas consequências negativas a curto prazo.

É provável que a Starbucks tenha pago mais do que o preço atual do mercado para as ações do café, o que se refletirá nas demonstrações financeiras futuras. Porém, o importante é que seu clientes estão cobertos em termos de serviços.

Essa é uma razão pela qual a Starbucks está em uma posição diferente do mercado amplo. Outro ponto é que o café representa menos de 10% dos custos globais da Starbucks.

A experiência premium da Starbucks requer gastos consideráveis ​​em imóveis e salários, e em amplos benefícios para funcionários, equipamentos, distribuição e marketing.

Pode haver também outro fator: Howard Schultz, diretor executivo da Starbucks, disse aos investidores durante a teleconferência no mês passado que “os pagamentos móveis agora representam 20% de todas as transações na loja em nossas lojas dos EUA”.

Isso é mais do que o dobro do número de apenas dois anos atrás. A Starbucks assume que os clientes considerarão que os novos preços são razoáveis, uma vez que oferecem mais do que o café, mas a experiência do usuário.

Em 1994, quando a Starbucks abriu suas lojas no Manhattan, ela cobrava US $ 1,25 por uma pequena xícara – o equivalente a mais ou menos R$3,75. Quem não quer começar assim, não é verdade?

Enquanto isso, a Starbucks permanece produzindo lucros. Mesmo que seus preços não estejam em sintonia com os mercados de commodities, o mercado de ações aprecia seu timing e sua capacidade de vender uma ideia.

Esse é o segredo para se destacar vendendo commodities. Se você aplicar alguns desses ideais no dia a dia do seu negócio, certamente seus resultados serão alavancados e você compreenderá a ideia de vender uma “fantasia”.

logo v4 company blog