Solarsim -

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

15 de fevereiro de 2023

SolarSim investindo em marketing digital para um negócio de energias renováveis

Nos últimos anos, observamos um grande aumento no uso de energias sustentáveis e renováveis. Segundo o Ministério de Minas e Energia, somente em 2020, a capacidade instalada em energia solar fotovoltaica cresceu 66% no país.

Com esse grande aumento, uma das empresas a surfar nesse crescimento foi a SolarSim. A marca identificou que haveria um grande aumento na procura de energias renováveis em casas residenciais.

Pensando nisso, Ricardo Santos, sócio fundador da SolarSim, criou a empresa. De começo, eles cresceram muito. Porém, o sócio queria entender o porquê desse crescimento, e além disso, queria ter dados e informações bem estabelecidas para saber como continuar crescendo. 

No case de hoje vamos falar como ele resolveu isso com a assessoria de marketing da V4 Company.

Quem é a SolarSim?

A empresa atua principalmente com as energias fotovoltaicas, mas também trabalha com outras energias renováveis como energia eólica, carros elétricos e motos elétricas. A marca tem mais de 600 usinas de placas solares, onde 80% delas são residenciais.

Assim, hoje vamos te explicar o porquê dessas usinas atuarem, em grande parte, em residências. Bom, para começar precisamos falar que o sucesso das energias renováveis começou pelo ano de 2017.

Sabendo disso, o proprietário da SolarSim identificou que grande parte das empresas de energia solar estavam focando na indústria e no comércio. Assim, analisando os dados, ele compreendeu que o crescimento de placas fotovoltaicas em residências tendia a crescer nos anos seguintes.

Dessa forma, com todas essas informações, Ricardo Santos acabou criando a SolarSim em 2020. As análises feitas por ele estavam corretas, a empresa cresceu absurdamente instalando placas solares em residências. 

Por que contratar a assessoria da V4 Company?

O negócio estava crescendo, mas estava crescendo sem dados, sem saber o que estava dando certo ou errado.

“A gente cresceu realmente de uma forma acelerada, porém sem ter dado, sem ter número, sem saber o que estava dando certo e o que estava dando errado. A gente sabia que estava dando certo porque estávamos fechando negócio, mas eu percebi que estava vendendo 50 projetos por mês, e me perguntei: será que eu não consigo vender 100?” Afirma Ricardo.

Na preocupação de não saber de onde surgiu esse número, de não ter uma estratégia e um marketing bem otimizado foi que a SolarSim procurou a V4 Company.

“Buscamos uma consultoria especializada para fazer esse mapeamento e esse trabalho junto conosco no marketing. Especificamente porque nós queríamos entender esse número. Eu queria ter uma empresa especialista que me desse esse feedback e traçasse comigo as estratégias de marketing para o crescimento.” Aponta Ricardo.

Próximo passo da SolarSim

Quando um novo cliente fecha negócio com a V4, a empresa precisa passar por várias etapas. Assim, a empresa de energia renováveis está na etapa de captação de dados para poder montar uma  melhor estratégia de marketing para o negócio. 

“Faz quatro ou cinco meses que nós estamos já com a V4. Cada semana que passa a gente faz os check-ins, vamos tendo mais ideias, e conseguimos coletar cada vez  mais dados conforme vamos evoluindo nas campanhas. Além disso, estamos com bastante novidades daqui para frente também. “

Marketing digital para um negócio de energias renováveis

Não adianta ter grandes crescimentos se a estratégia de marketing não está bem alinhada. Ou seja, você pode estar vendendo apenas por uma alta do mercado; por isso, é importante ter a estratégia de marketing digital bem definida.

Nesse case contamos um caso em que o proprietário percebeu que estava crescendo, mas queria crescer mais e não sabia se conseguia. Com a estratégia de marketing alinhada, ele conseguiu atingir seu objetivo e descobriu que conseguia crescer ainda mais.

Interessou-se no caso da Solarsim? Entre no canal do YouTube da V4 e assista à entrevista:

logo v4 company blog