CLICKBAIT: Conheça esta técnica absurdamente fácil que todos estão usando! Parece piada, mas é incrivelmente efetiva! - V4 Company
Artigos

CLICKBAIT: Conheça esta técnica absurdamente fácil que todos estão usando! Parece piada, mas é incrivelmente efetiva!

Me desculpe por fazer você clicar neste título. De verdade. Eu ainda me sinto desconfortável ao escrever headlines como esta… Parece que estou jogando sujo. Mas na verdade, só estou lhe ajudando a conceder o clique que este artigo merece. Verdade! Mostrarei agora porque isto faz sentido. Quem abriu meus olhos para esta verdade foi uma mistura deste artigo escrito por Hank Green, junto com este outro do Derek Thompson, para o The Atlantic, ambos sobre clickbait.

 

Por que clicamos?

Somos todos curiosos por natureza, isto é fato. Então, nada mais justo do que usar algo inerente à todos os seres humanos para chamar a atenção correto? Claro que sim! O grande problema por trás destes títulos extremamente manipulativos, também chamados de clickbait (isca de cliques, na tradução), não é o quanto ele é apelativo para o público, mas sim o conteúdo que eles entregam. Vou explicar:

Você já deve ter passado por uma daquelas listas com um número ímpar de exemplos de um assunto qualquer e, depois de ler, pensou “Por quê raios eu estou lendo ‘Veja 17 situações em que seu cachorro é seu melhor amigo. Cuide para não chorar com a n° 5!’,  sendo que eu NEM TENHO UM CACHORRO?”. Ah, pois é.

marketing-e-vendas

Cachorro_1

É pura apelação.

Este exemplo demonstra exatamente o porquê de tanto preconceito meu (e do Hank Green também) a respeito destes títulos extremamente manipulativos e baratos. Sempre me senti violado quando acabava clicando em um artigo ou notícia e acabava me decepcionando com o seu conteúdo. Se eu me utilizar desta prática, eu pensava, estarei me rebaixando ao nível deles. Seria como utilizar um daqueles locutores de frente de loja no comércio popular: simplesmente não faz sentido, não conversa com o meu público, não é alinhado ao tipo de conteúdo que eu entrego, irá comprometer meu trabalho. Sempre me senti superior a este tipo de escória da Internet.

Escória? Mesmo?

 

O seu conteúdo é o que vale

Talvez o objetivo que muitos destes sites se utilizam desta técnica é apenas para ter mais impressões (visitas) e ganhar em cima da publicidade da página. Mas aí está o divisor de águas entre quem entrega conteúdo e quem não: eu gosto do que escrevo, acho extremamente relevante, o conteúdo de todo o nosso Blog é de primeiríssima qualidade e quero que mais pessoas acessem este conteúdo. Tenho certeza que você irá receber algum conhecimento em qualquer uma de nossas postagens. E, no fim das contas, não é nenhum golpe fazer você clicar, até porque quem decide é você mesmo.

content2jpg

É uma troca ganha-ganha: ele recebe o conteúdo que estava procurando e você ganha seu tráfego qualificado.

É você quem clica para comprar um tênis com 70% de desconto em uma promoção relâmpago na Netshoes. É você quem clica para receber o cupom de desconto em um restaurante no Groupon. Todos nós estamos apenas lhe auxiliando a consumir um conteúdo de qualidade, sem arrependimentos, sem decepções, com um pequeno empurrãozinho da psicologia e de sua curiosidade. Aproveite! Ah, e você também pode fazer isto sem medo, desde que conteúdo seja digno do clique. 🙂

P.S.: Se acha muito difícil inventar um título provocante, não se preocupe! A internet irá lhe ajudar! Clique neste link e aproveite o incrível “gerador de títulos clickbait”!

Gustavo Pontin

Designer, V4 Company

Mais posts - Website

Follow Me:
FacebookLinkedIn

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo