Como crescer um e-commerce de sucesso? - V4 Company
Artigos

Como crescer um e-commerce de sucesso?

É muito comum trabalharmos com clientes que precisam desesperadamente vender mais. Não existe nenhum problema com isso, e este é o perfil mais tradicional do cliente V4, alguém que está com vontade – e muita necessidade – de ampliar os canais de venda para crescer o faturamento.

Mas este não é o único perfil de cliente V4. Existe também aquele cliente que já tem um bom processo de venda acontecendo e não está necessariamente dependendo do aumento de suas vendas. Este é o caso do CPC Concursos.

O CPC Concursos é uma das mais antigas escolas de preparação para concursos públicos da região sul do país, sendo referência de mercado há mais de trinta anos.

marketing-e-vendas

A parceria entre a CPC Concursos e a V4 Company ainda é bastante recente. No momento do início do trabalho a situação era a seguinte: existe um bom processo de venda acontecendo, o resultado positivo da operação é inquestionável, mas ainda não é uma operação perfeita.

Há alguns anos, o CPC Concursos se estabeleceu também como referência nas suas aulas online. A possiblidade de ofertar a preparação para concursos públicos através de uma plataforma digital aumentou muito a abrangência do produto, e fez ofereceu também uma extensão da escola para o aluno presencial.

É sabido que a preparação dos que buscam trabalhar no funcionalismo público é intensa e a concorrência é absurda, por isso a extensão do conteúdo através da plataforma digital tem grande aceitação no público-alvo.

Os pontos negativos dessa operação se concentravam na falta de clareza sobre os principais indicadores. Por mais que toda a dinâmica de trabalho seja lucrativa, como saber onde melhorar? Quais são os pontos fracos? A operação vai bem por “culpa” do mercado? A operação é sólida o suficiente para vencer uma recessão de mercado?

Os macro indicadores de uma operação de Ecommerce são as chaves para o aumento de desempenho sem depender diretamente do aumento do investimento.

Quais os fatores que foram necessários controlar imediatamente?

Acessos X fontes de tráfego

Inicialmente é fundamental compreender quais são as fontes que estão trazendo acessos para a plataforma. Avaliar o custo de cada fonte e saber onde cortar e onde investir. Mas como avaliar a qualidade?

l528b02y

Visitas X pedidos

Para compreender onde fomentar os investimentos é muito importante compreender a conversão das visitas em pedidos. Algumas premissas fundamentais devem ser levadas em consideração, por exemplo, o tráfego de Google tende a ser mais qualificado em função da necessidade, ao mesmo tempo em que mídias programáticas, Facebook Ads, blogs e rede de display podem trazer um usuário mais “curioso” e menos comprometido com o consumo.

Neste ponto é fundamental entender quantos pedidos estão surgindo de acordo com cada uma das fontes de tráfego. Pixels de conversão são fundamentais para – além de avaliar o desempenho das campanhas – poder discriminar “quem vem de onde” e “quem vem de onde para comprar o quê”. Outra ferramenta fundamental para essa compreensão é o Google Analytics, assim como os indicadores da própria plataforma com que se trabalha.

Pedidos X Pagamentos

Que bom que existem pedidos, mas quais os percentuais destes pedidos realmente estão completando os pagamentos e gerando faturamento? Quais os meios de pagamento mais utilizados? Vale a pena oferecer descontos aos que pagam à vista? Talvez oferecer maior parcelamento colabora com a conversão de pagamentos?

Todas essas perguntas devem ser respondidas com base nos indicadores de faturamento de pagamentos.

Através deste ponto em especial é possível aumentar consideravelmente o faturamento da operação sem depender de novos investimentos. Além de revelar momentos propícios para ofertas especiais, totalmente embasadas nos padrões de consumo do seu público.

q86cd4l8

Investimento X faturamento (ROI)

Quão lucrativa é essa operação? Como pode ser mais lucrativa? Essas respostas somente surgem após ter controle total sobre os indicadores da operação. O cálculo de ROI (Return over investment) deve ser o guia para todas as ações relacionadas à operação.

Somente com uma previsão clara de quantas vezes é o retorno sobre o investimento realizado é possível avaliar a lucratividade e viabilidade da operação.

No atual momento de trabalho com a CPC Concursos, o levantamento destes indicadores guia o futuro dos investimentos. Ainda sim, existem uma série outras iniciativas como desenvolver uma unicidade da identidade visual, manter o relacionamento com o público através dos canais digitais e desenvolvimento de melhorias da plataforma são esforços constantes que colaborarão para a melhoria de desempenho no futuro.

Bons resultados somente surgem com bons produtos. Não é possível desenvolver uma estratégia vencedora com produtos que não oferecem real valor. A qualidade do produto e cuidado na prestação do serviço são pontos fundamentais que o CPC Concursos já tem muito sucesso, e ao lado da V4 Company só tende a caminhar para resultados ainda mais positivos.

Daniel Grudzinski

Sócio Executivo responsável por novos negócios e à frente dos esforços de educação da V4 Company.

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo