COMO VENDER A CIÊNCIA - V4 Company
como vender a ciência
Mercado

COMO VENDER A CIÊNCIA

Com a popularização da internet, os conteúdos relacionados a descobertas e a outros assuntos científicos passaram a ter uma maior divulgação. Mas, para alguns administradores dessas páginas, há sempre uma dúvida quando o assunto é vender a ciência.

Isso ocorre por conta da distância que há entre os cientistas e os profissionais de marketing, especialmente no Brasil. Essa distância inviabiliza um maior intercâmbio de ideias entre as áreas.

Para falar mais acerca desse assunto, explicamos as razões e as implicações dessa ausência de diálogo. Mostramos ainda como um maior entrosamento da ciência com o marketing pode beneficiar cientistas. Confira!

marketing-e-vendas

 

ANTES DE SABER COMO VENDER A CIÊNCIA: ENTENDENDO AS DIFICULDADES NO CONTEXTO BRASILEIRO

como vender a ciência

Conforme já mencionamos, há no Brasil uma distância entre a pesquisa científica e o mercado.

Nesse sentido, pode-se afirmar que as dúvidas dos cientistas no que concerne ao mercado e ao empreendedorismo têm raízes nesse fato.

É por conta desse fato que muitos pesquisadores não conseguem vender suas soluções.

Por certo, nos cursos dos centros de tecnologias das universidades públicas, o espaço dado para áreas estratégicas como marketing é ínfimo.

Assim, sem penetração nas mídias utilizadas para promover serviços e produtos de maneira eficiente, muitas descobertas são esquecidas nos departamentos das universidades.

Isso ocasiona uma cada vez maior defasagem das tecnologias nacionais em relação àquelas utilizadas na indústria de países desenvolvidos.

Em muitos casos, a situação é ainda mais grave, porquanto há pesquisas que sequer conseguem ser plenamente desenvolvidas.

Tal fato é comum no cotexto brasileiro, haja vista a falta de estrutura e de recursos nas universidades públicas.

Isso ocorre por uma série de motivos. Um dos principais é o investimento incipiente do governo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

Com verba reduzida para aplicação em um setor tão estratégico quanto à ciência, perde-se todo o retorno que essas tecnologias poderiam propiciar.

 

COMO VENDER CIÊNCIA: É POSSÍVEL?

como vender a ciência

Sim, é possível e existem muitos casos de negociações muito bem sucedidas. No entanto, para que isso possa ser feito, é necessário saber como o mercado funciona.

Com isso, pode-se adotar as melhores estratégias para a venda de soluções criadas a partir de pesquisas ou, mesmo, para atrair investimentos privados.

Nesse sentido, o marketing é fundamental, visto que o interesse que o mercado tem em determinada tecnologia advém de uma demanda captada no público.

Em outras palavras, é por meio desse saber que é possível entender as necessidades das pessoas de modo a poder atendê-las da melhor forma.

Do mesmo modo, a ciência também procura soluções para os problemas encontrados pelas pessoas em seu cotidiano.

Contudo, para que essas soluções venham a ser empregadas, é necessário fazer com que elas cheguem até as empresas que podem financiá-las e entregá-las.

E é dessa forma que marketing e ciência podem se dar as mãos para tentar atender da melhor maneira o interesse público.

 

A CIÊNCIA CHEGANDO À SOCIEDADE

como vender a ciência

Só para exemplificar como a ciência pode chegar à sociedade por meio do marketing, podemos citar o exemplo de canais voltados à divulgação científica.

Com uma linguagem simples, mas sem perder a profundidade, os conteúdos criados por esses divulgadores podem ser facilmente entendidos por leigos.

Isso se torna possível a partir de uma compreensão acerca do público para o qual é voltado o conteúdo criado.

E tal corresponde à missão do marketing, a saber, a de entregar soluções para as demandas reclamadas pelas pessoas.

 

A UNIÃO FAZ A FORÇA

A partir do que foi dito, podemos concluir que a ciência tem muito a ganhar ao se aliar com o marketing. Essa união torna possível a chegada dos resultados das pesquisas científicas ao cotidiano das pessoas.

Portanto, é uma tarefa dos tempos atuais ensinar a como vender a ciência. Essa é a maneira mais acertada de fazer com que o conhecimento acadêmico chegue ao mercado.

 

Para você, como é possível atrair mais investimento para pesquisa e tecnologia e vendê-las, de modo a torná-las úteis para a sociedade? Comente!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo