Entenda B2B e B2C | GLOSSÁRIO DO MARKETING

Hoje iremos falar sobre dois conceitos que são muitas vezes mal compreendidos, são eles: o B2B e o B2C. Mas o que significa essas siglas?

 

  • B2B – Business to Business
  • B2C – Business to Consumer

 

Vamos começar falando sobre o B2C (Business to Cosumer). A ideia do B2C é que você venda direto para pessoas que irão consumir o seu produto ou serviço. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, você tem um negócio B2C, porque você está vendendo para pessoas que experimentam seus produtos, vestem e usam os mesmos.

 

Entretanto, o que é importante entendermos, é que na maioria das vezes as empresas acreditam que apenas negócios B2C conseguem fazer grandes anúncios. O que não é verdade, pois o B2B também pode utilizar destas estratégias para venderem mais.

 

A ideia do B2B (Business to Business), é que você seja uma empresa que vende seu produto ou serviço para outra empresa e não para o consumidor final. Porém, todo negócio acontece de pessoa para outra pessoa, e aí temos a sigla H2H (Human to Human), onde acreditamos que lá na ponta, na verdade, você está vendendo o seu produto para outra pessoa que representa essa outra empresa.

 

Então, você pode muitas vezes, pensar o seu negócio como se fosse um B2C. O raciocínio é entender que mesmo no B2B, você está vendendo a sua solução para alguém (Stakeholder/tomador de decisão) que vai comprar o seu produto.

 

A diferença estará no momento da negociação, nos argumentos pelos quais você vai utilizar. Quando você fala com o consumidor final, você tem de falar com palavras mais pessoais, mostrar que você tem a solução para a dor daquele cliente.

 

Já quando você negocia com Stakeholder no B2B, as argumentações estarão voltadas para o negócio em si. Os argumentos utilizados na negociação serão nas dores do negócio, no quanto o seu produto poderá somar neste negócio e trazer novos resultados para o mesmo.

 

Independente do seu negócio ser B2B ou B2C, você deve pensar que a sua solução pode ser multimercado, ou seja, fazendo algumas modificações e alterações no seu produto, talvez você consiga adaptar ele para estar nas duas vertentes de mercado.

 

Dessa forma, é possível escalar ainda mais o seu negócio, aumentando muitas vezes a sua margem e trazendo novos resultados para sua empresa.

 

Para falarmos mais sobre isso, nosso Traffic Specialist e Equity Partner Guilherme Lippert, gravou um vídeo para o canal da V4 Company no quadro glossário do marketing. Confira o vídeo completo clicando na imagem abaixo:

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA?Então acesse: 

👉 http://bit.ly/2S66WOv

 

⭕  Obtenha o LABORATÓRIO DO MARKETING: 👉 http://bit.ly/2vep67O

Nele você vai ter acesso ao grupo do Telegram de Consultores de Marketing Digital mais engajado do Brasil!

 

Você também ganha acesso as ferramentas que irão auxiliar na estrutura do seu negócio, como: Planilha de projeção de resultado, modelo de relatório, modelo padrão de qualidade, nosso manual de conduta, além de entregas mensais!

 

⭕ Conheça a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumente seus conhecimentos e trabalhe com Marketing Digital utilizando o Método V4. Acesse: 

👉 http://bit.ly/2tzRL6A

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.