ESTA PRÁTICA ESTÁ MATANDO A SUA LANDING PAGE E VOCÊ NÃO ESTÁ PERCEBENDO!

Quando você está navegando em um site, já sentiu seus olhos se perdendo na página, não sabendo exatamente para onde ir? Ou, quando você está à procura de uma informação em específico, não tem a mínima ideia de onde irá encontrá-la? Rola a página de cima a baixo e só vê grandes blocos de texto sem nenhuma referência do que cada secção aborda?

Estes dois problemas estão diretamente relacionados aos conceitos que abordaremos neste artigo: copywriting.

Copywriting se refere ao texto em sua página, principalmente aquele persuasivo que irão guiar o visitante até a sua oferta. Então, quanto mais parágrafos, mais argumentos e mais detalhada for minha oferta, melhor, correto? Não. Na verdade, sim mas não desta maneira. O maior erro cometido hoje em dia na internet é excesso de texto. Ao “inflar” a página com muita informação, a mensagem que você quer passar estará dividida em várias partes, dificultando a absorção pelo seu visitante, sobrecarregando-o e, obviamente, afetando sua taxa de conversão.

O processo de frustração do usuário, não importa qual seja o problema enfrentado, é de simples visualização:

Processo_Frustracao

Este processo acontece tão rápido quanto você leu ele. Entenda que a frustração que o usuário sente é relativamente pequena em relação a, digamos, uma frustração amorosa. Mas o estímulo é igual, bem como sua consequências. Veja abaixo alguns exemplos de algumas razões pelas quais esta frustração acontece:

 

A página tenta agradar a todos

mooreandscarry2

Fato: é impossível fazer com que sua landing page vá agradar a todos os públicos que irão visitar ela. Por isso é interessante saber exatamente quem você quer chamar a atenção. Foque apenas no seu público e faça as pessoas que não se encaixa neste público buscarem querer se sentir parte dele. Se sua página agrada a todos, no final ela não agrada ninguém em especial.

 

As boas práticas na produção textual não são respeitadas

webtrends

Coerência, coesão, objetivo claro, e por aí vai. Tudo o que aprendemos na escola desde cedo nas aulas de português tem um único objetivo, que é comunicarmos eficazmente. Se tudo o que você quer passar para a pessoa que está visitando sua página é oferecê-lo um produto, qual a dificuldade de transmitir este intuito de maneria ágil e prática para ele entender? Ou pior: por que raios você iria trazer assuntos que não estão liados à sua oferta em sua página? Faça do texto de sua página algo que as pessoas queiram ler. Tome como exemplo a prática de storytelling deste website. Simples, bem escrito e (bônus!) visualmente interessante. É este tipo de comunicação que você deve buscar.

 

A estrutura da página não direciona o usuário ao objetivo

attApesar de bem estruturado o texto, parte dos textos nunca será lido. pelo simples fato de não conversarem com a oferta inicial. Preste atenção neste exemplo acima. Webinars? Newsletter? Nenhuma destas informações direciona para o objetivo principal da página, que neste é a avaliação gratuita de seu website. A quantidade de outros atrativos acaba por atrapalhar ao invés de agregar valor a sua página!

 

A página da oferta oferece muitas chances para sair dela (links)

neil-6

Apesar deste assunto estar relacionado com outro conceito, o Attention Ratio (ou índice de atenção) é relevante salientar aqui: quanto mais oportunidades você der para o usuário sair da página, maiores são as chances de perdê-lo. Parece simples, não é? Então me responda: porque existe sempre aquele link para o Facebook ou o Instagram no rodapé de quase todas as landing pages hoje em dia? Até links para outras áreas do mesmo site podem atrapalhar, fazendo o usuário perder o foco e o interesse no que realmente importa. Leia mais sobre conceito aqui!

Estes foram alguns exemplos para você compreender o quão relevante deverá ser a escrita persuasiva de seu site. Ao invés de jogar conteúdo na frente do usuário, pense exatamente o que ele está procurado. Foque na pessoa por trás do computador, não na que estará vendendo o produto. Por isso existem áreas de estudo específicas para compreender a experiência do usuário e criar metodologias para transformar a navegação o mais intuitiva e prazerosa possível. Faça deste seu diferencial e prepare-se para ver um aumento em suas conversões!

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.