Gestão de relacionamento com o cliente: o que é e como funciona? - V4 Company
relacionamento com cliente
Artigos

Gestão de relacionamento com o cliente: o que é e como funciona?

Trabalhar com foco no cliente é uma metodologia imprescindível para alcançar o sucesso em seu negócio, seja ele uma loja física ou um Ecommerce. Você provavelmente já ouviu falar no termo CRM em algum momento durante sua jornada como empreendedor, e ele remete exatamente à gestão de relacionamento com o cliente.

Através deste conteúdo, vamos entender melhor realmente o que é, como funciona e como implementar em seu negócio essa estratégia tão importante para que você possa garantir a satisfação de seus clientes e destacar-se entre os concorrentes.

O que é gestão de relacionamento com o cliente?

Essencialmente, o CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, em português, pode ser definido como um conjunto de práticas que visam ajudá-lo a compreender seu público alvo e organizar suas informações, de forma que possa criar planejamentos estratégicos que envolvem não apenas os setores de vendas, mas também marketing e claro, o atendimento ao cliente.

marketing-e-vendas

Afinal, analisar dados concretos e trabalhar com um base de clientes segmentada é a melhor forma de garantir que suas campanhas, ofertas e ações sejam realmente eficazes e, principalmente, compatíveis com as demandas dos consumidores em seu nicho de mercado.

O CRM não é apenas um conceito, ele faz o uso da tecnologia para impulsionar resultados através da automatização de processos e a possibilidade de agrupar informações em uma plataforma unificada. Ferramentas capazes de executar estes processos são conhecidas como Sistemas de CRM.

Como funciona e quais as vantagens do CRM

A partir da definição do que se trata a gestão de relacionamento com o cliente, já é possível identificar seus objetivos e o potencial desta estratégia, mas vamos nos aprofundar um pouco mais e identificar realmente como funciona e quais as principais vantagens de implementar o CRM em seu ecommerce utilizando sistemas dedicados.

Reforçar o atendimento ao cliente

Uma das maiores vantagens de utilizar um sistema de CRM em seu ecommerce é a possibilidade de agrupar as informações e dados de seus clientes em uma única plataforma. Inclusive, as melhores soluções disponíveis no mercado podem ser integradas aos seus canais de atendimento, como o chat online em sua página, por exemplo.

A partir disso, dados provenientes das sessões de atendimento poderão ser rapidamente armazenados junto ao perfil de cada lead cadastrado em seu CRM. Isso ajuda a otimizar o atendimento como um todo, pois permite que agentes possam rapidamente identificar cada cliente, acessar o histórico de atendimento e obter dados relevantes para proporcionar um atendimento personalizado e exclusivo.

Otimizar suas campanhas e ações de marketing digital

Utilizar o CRM para organizar seus dados facilita a segmentação de leads, de forma que possa levar em consideração suas preferências, interesses, necessidades e também qual tipo de conteúdo gerou a conversão.

Trabalhar com uma base segmentada aumenta a eficiência de suas campanhas, como disparos de e-mail marketing, por exemplo. Isso porque você poderá sempre enviar conteúdo relevante de acordo com o perfil de cada cliente cadastrado, aumentando a taxa de abertura, assim como a chance de reativar um lead.

Sistemas de CRM mais robustos e completos oferecem ferramentas projetadas para ajudá-lo a engajar e atrair visitantes para sua página, isso acontece através de notificações automáticas informando sobre promoções, descontos especiais, novos produtos incluídos em suas categorias, entre diversas possibilidades.

Prover dados concretos e ajudá-lo a interpretá-los da melhor maneira

Outra grande vantagem são os relatórios gerados por sua gestão de relacionamento com o cliente, possibilitando a avaliação de números concretos sobre o resultado de suas ações, seu público alvo, entre outras métricas e KPIs de ecommerce que você deve acompanhar.

Alguns dos relatórios mais comuns gerados por sistemas de CRM são:

  • Relatório de Pipeline: apresentando detalhes sobre as oportunidades geradas, permitindo seu acompanhamento de forma que sua equipe possa sempre buscar concretizá-las.
  • Relatório de Vendas Perdidas: este está conectado ao relatório de pipeline, permitindo que você rapidamente identifique oportunidades perdidas e possa reavaliar suas propostas.
  • Relatório de Leads: exibindo quais campanhas tiveram o maior impacto, especialmente para novos leads cadastrados em sua base.

Existem ainda outros relatórios gerados por estas ferramentas, busque um sistema de CRM que ofereça informações relevantes de acordo com seu nicho de mercado e o seu planejamento estratégico.

Conheça alguns dos melhores sistemas de CRM

Para que você não saia de mãos vazias, podemos recomendar alguns dos melhores CRMs brasileiros disponíveis no mercado. Acompanhe a lista com 5 alternativas.

1. Ploomes

A Ploomes oferece diversas soluções para seu negócio, sendo estas funil de vendas, automação de propostas e claro, seu sistema CRM, que te permite guardar e organizar todas as informações de seus clientes da melhor forma possível.

2. RD Station CRM

O sistema de CRM da RD Station é outra excelente opção dentre as plataformas nacionais, também oferecendo ferramentas para criação e acompanhamento do funil de vendas, integrações de marketing digital, soluções de e-mail e muito mais.

3. Followize

O Followize oferece automações para que você possa captar e distribuir leads para sua equipe comercial, otimizando e agilizando os processos de diferentes departamentos em seu ecommerce. Um grande diferencial é que o Followize pode ser acessado através de dispositivos móveis via seus aplicativos.

4. PipeRun

Se está buscando um sistema de CRM que oferece relatórios realmente completos e soluções para cadastro de clientes e automações de e-mail, o PipeRun pode servir muito bem o seu negócio. Ele ainda possibilita a criação e distribuição de tarefas entre sua equipe.

5. Fleeg CRM

O CRM da Fleeg permite a criação de campanhas e disparo de tarefas de vendas automatizadas de acordo com o perfil dos clientes cadastrados em sua base. A ferramenta também permite a criação de um cronograma de propostas e oferece lembretes e notificações automáticas sempre que chegar a hora de realizar um follow up com um cliente.

Conclusão

Agora que você entende melhor o que é a gestão de relacionamento do cliente, como funciona e quais ferramentas podem ajudá-lo a alcançar os melhores resultados, não deixe de fortalecer sua estratégia oferecendo um chat online para captar as informações de seus clientes.

O JivoChat é uma plataforma de atendimento omnichannel que oferece integração com os melhores sistemas de CRM disponíveis no mercado. Combine a melhor solução de chat com os serviços de marketing digital da V4 Company e sua gestão de relacionamento com o cliente para impulsionar significativamente o desempenho de seu ecommerce e ser capaz de conquistar clientes.

Davi Peyroton

O Amante de Ecommerce da JivoChat

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo