Growth Hacker: o que é? quais os benefícios para seu negócio?
Mercado

Growth Hacker: o que é? Quais os benefícios para seu negócio?

Growth Hacker: o que é? Quais os benefícios para seu negócio?

Você já ouviu falar de Growth Hacker? Não? Esse termo tem se popularizado cada vez mais no mercado de Startups. Esse profissional tem sido cada vez procurado por especialistas de marketing digital em todo o mundo.

Isso porque, ele tem levado muitas empresas ao sucesso. Contudo, mesmo sendo uma profissão que tem ganhado popularidade, muitas pessoas ainda fazem confusão ao falar sobre ela, mais ainda ao tentarem colocá-la em prática.

Ao contrário do que muitos pensam, essa figura não é um mágico ou trapaceiro do mercado. Na verdade, o Growth Hacker tem como objetivo auxiliar o empreendedor a entender melhor o seu segmento de atuação, e, assim, criar ações mais eficazes para o aumento de vendas.

O que é Growth Hacker?

O Growth Hacker é o profissional que tem se tornado famoso entre as Startups por sua capacidade de encontrar soluções baratas para aumento de vendas. A função foi criada por Sean Ellis, investidor anjo, empreendedor e conselheiro. Além disso, também é fundador e CEO da Quaraloo e da GrowthHackers.

Essa figura é especialista em Growth Hacking (marketing orientado a experimentos), uma técnica de identificação de “gatilhos” de crescimento. Por meio de testes, ele irá avaliar oportunidades para a empresa e ajudará o empresário a criar estratégias eficazes.

O Growth Hacker não é um mágico. Na verdade, todas as suas orientações são feitas com base em experimentos realizados dentro do negócio, que possibilitam a análise das melhores ações para ele.

Segundo Sean Ellis, o trabalho desse profissional é praticamente uma abordagem cientifica. Isso porque, ele realiza diferentes testes para identificar brechas para que a sua empresa consiga crescer de forma mais saudável e acelerada.

No Brasil, esse especialista tem sido cada vez mais procurado. Além de ajudar no desenvolvimento do seu negócio, ele também é capaz de dar orientações essenciais para que a sua empresa continue a crescer por meio do marketing orientado a experimentos.

Vantagens desse profissional para o seu negócio

O Growth Hacker é um profissional essencial em qualquer empresa. Além de ajudar na criação de estratégias, o trabalho desse especialista irá gerar uma série de vantagens para o seu empreendimento, tais como:

Redução de despesas desnecessárias

Muitas vezes, os empreendedores acabam investindo muito dinheiro em ações que não trazem resultados tão positivos. O especialista, por meio do marketing orientado a experimentos, irá estudar as melhores estratégias.

Com testes pontuais, ele avaliará quais são as necessidades da empresa e qual a forma mais eficaz de atendê-las. Assim, o empresário não irá mais perder dinheiro com campanhas ineficazes e sem mensurações.

Mensuração de resultados

O Growth Hacker trabalha por meio de experimentos. Ou seja, ele realiza testes para ver enxergar oportunidades e brechas para gerar o crescimento da empresa. Uma vez que elas são identificadas, são desenvolvidas ações para o negócio.

Por conta disso, é possível mensurar os resultados das estratégias. Dessa maneira, fica mais fácil identificar quais abordagens estão dando certo, e quais precisam ser aperfeiçoadas.

Otimiza o desempenho da empresa

Outra vantagem que esse profissional também gera na empresa, é a otimização do seu desempenho. Isso porque, usando o marketing orientado a experimentos, ele consegue aprimorar estratégias e processos.

Assim, você deixará de perder tempo e dinheiro com ações ineficazes e poderá investir em abordagens melhores. Ou seja, mais faturamento, vendas e lucratividade para o seu negócio.

Essas são apenas algumas vantagens de se ter um especialista do gênero na sua empresa. Mais do que um uma forma de estimular o crescimento do seu negócio, ele irá te auxiliar a entender como identificar oportunidades.

Como ter um Growth Hacker na sua Empresa?

Apesar de ser uma profissão em ascensão, ainda há poucos profissionais do gênero no Brasil. Isso porque, a quantidade de cursos para formação e qualificação ainda é baixa, tendo em vista a demanda.

Contudo, uma das possibilidades para ter Growth Hacker em sua empresa é a terceirização. Isso porque, essa função tem muito mais a ver com a forma de pensar e atuar, do que com a formação em si.

Esse especialista deve ter algumas características básicas. Elas irão auxilia-lo a enxergar de forma mais plena as brechas e oportunidades existentes e aproveitá-las.

Analítico – Growth Hacker precisa saber analisar resultados e identificar informações relevantes;

Pensar fora da caixa – O especialista não deve se prender a padrões e conceitos tradicionais. Ele precisa ter a mente aberta para conhecer novas tendências;

Estudioso – O profissional sempre tem que estar em busca de aperfeiçoamento, nada de se estagnar;

Conhecimento em marketing – Apesar de não obrigatória a formação, o Growth Hacker precisa ter vasto conhecimento dos conceitos e técnicas de marketing;

Saber analisar riscos – Como ele precisa identificar brechas, o profissional também tem que saber analisar riscos e decidir quando é a hora correta de investir;

Precisa entender o consumidor – É imprescindível que o indivíduo conheça o comportamento do consumidor, e tenha familiaridade com as técnicas de perfilhamento de clientes.

Essas são apenas algumas das características que um Growth Hacker precisa ter. Contudo, o mais importante é que ele saiba colocar em prática as estratégias do marketing orientado a experimentos.

O Growth Hacker é um profissional passageiro ou que deve permanecer dentro da empresa?

Um dos grandes erros dos empreendedores é, após a aplicação do marketing orientado a experimentos, dispensar seus profissionais. Essa atitude acaba minando todas as possibilidades de crescimento do empreendimento.

Isso porque, essa estratégia precisa ser colocada em prática de forma contínua. Logo, é essencial que você mantenha o especialista no seu time, para que ele possa analisar constantemente as oportunidades para o seu negócio.

Por conta disso, a melhor opção é capacitar pessoas da sua equipe de marketing para exercer a profissão. Além de contar com profissionais especialistas em Growth Hacking, você economizará ao evitar gastos com contratações e desligamentos.

Lembre-se, o Growth Hacker é essencial dentro de qualquer empreendimento. Logo, vale a pena investir um pouco mais na terceirização, mas, garantir que o seu negócio tenha oportunidade de crescer.

Gostou desse artigo? Então aproveite para deixar o seu comentário e curtida.

Além disso, confira também o post “Como vender a um preço pelo menos 30% maior e aumentar os seus lucros mensais?

Fontes

Growth Hacking na Prática

Folha de S.Paulo Carreira Growth Hacker

O que é Growth Hacking

marketing-e-vendas

Max Satiro

Super power vendedor que escreve nas horas vagas.

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na V4 Company nos consideramos cientistas do marketing, pesquisamos e testamos as melhor hipóteses do Marketing Digital com o objetivo de vender online.

Nesse portal você vai saber tudo sobre o mundo do Marketing Digital.

Facebook

MAIS LIDOS

© V4 Company LTDA - Rua Frei Orlando, 33 - Sala 201 - Canoas/RS | CNPJ 16.961.448/0001-01

Topo