Lugano chocolates

Cliente da V4 Company desde 2019, a Lugano Chocolates é hoje um dos grandes cases de sucesso da assessoria de marketing. Atualmente, a franqueadora de chocolates artesanais de Gramado (RS) que costumava vender em média duas franquias por mês, bateu recorde de vendas em junho de 2022, com 25 unidades vendidas no mês.

Isso representa um faturamento de R$3,88 milhões - contando somente a taxa de franquia - nos primeiros 6 meses de 2022, através de um processo 100% inside sales. Ou seja, sem visita presencial, apenas gerando leads através da internet.

Mas nem sempre foi assim. Para alcançar esses resultados e continuar crescendo, além de uma estratégia muito bem traçada, tanto em marketing digital quanto em vendas, a confiança foi um fator determinante.

Lugano
graph

Lugano chocolates antes da V4 Company

A Lugano é cliente da V4 Company desde 2019. Nessa época, era feita uma assessoria de marketing mais tradicional, vendendo em média 1 ou 2 franquias por mês, totalizando em 2021 com 22 franquias vendidas.

Nesse período, o investimento em mídia era modesto, sendo cerca de 5 a 10 mil reais por mês, o que trazia bons resultados para o momento. Entretanto, em novembro de 2021, a Lugano traçou uma meta ousada de expansão, focada em vender 100 franquias até metade de 2022.

Com isso, foi preciso entender novas estratégias e acertar um novo plano de investimento, levando o projeto a um patamar mais desafiador.

graph

Desafios do projeto Lugano Chocolates e V4 Company

A pandemia da COVID-19 foi um dos principais desafios da Lugano para seguir seu plano de expansão através da venda de franquias.

Dessa forma, era necessário pensar em uma estratégia que encurtasse a jornada de compra do cliente, e que se adequasse ao momento em questão, com o lockdown obrigatório.

Outro ponto é que o time de inside sales da Lugano só possuía 2 closers, sem um SDR para compor esse time. Além disso, houve uma certa resistência desse time para aceitar os processos da V4 Company, sendo necessário também ganhar a confiança dos stakeholders do projeto.

arrow right

Estratégias usadas para vender mais franquias Lugano

Ao tratar das estratégias de marketing de fato, não houve nenhuma inovação por parte da assessoria. Apenas, fazer o básico bem feito. Assim, foi feita uma nova estrutura de campanhas, documentando,organizando e verificando todos os resultados do projeto.

Entretanto, a grande virada de chave não estava na operação básica do marketing digital da Lugano, mas sim, em entender seu processo de vendas como um todo. O que resultou na grande virada de chave para esse case.

arrow right

A virada de chave junto a uma assessoria de marketing

A grande virada de chave, porém, além de fazer o básico bem feito no que diz respeito às estratégias de marketing, foi no treinamento do time de vendas da Lugano pela V4 Company. Assim, usando as expertises da assessoria em inside sales para melhorar os resultados da franqueadora.

Entretanto, outro ponto chave foi a contratação de um SDR (Representante de Desenvolvimento de Vendas) para atender a Lugano Chocolates dentro da própria assessoria de marketing.Assim, foi possível entender melhor os leads da franqueadora e estabelecer um processo de vendas mais assertivo.

Dessa forma, os primeiros resultados começaram a aparecer, levando a vendas de franquias da Lugano a outro nível. Isso resultou também no aumento do time de vendas da V4 Company para a franqueadora, que chegou a contar com 3 SDRs, além de 3 closers da própria Lugano.

arrow right

Aprendizados que a Lugano Chocolates trouxe para a V4

O principal aprendizado da V4 Company junto a Lugano Chocolates está no diálogo entre as empresas.Afinal, diferente do que possa parecer, os resultados esperados não foram imediatos, sendo necessáriomuita confiança no projeto.

Tal confiança permitiu que, mesmo com um início conturbado, o resultado excedesse as expectativas, gerando um recorde de vendas de franquias em um mês.

Além disso, entender que para uma estratégia de marketing funcional, não é necessário somente inovar, mas também fazer o básico bem feito. Ou seja, organizando processos, documentando resultados e trazendo clareza de métricas, não deixando o processos mais complexo do que o necessário.

O que a Lugano Chocolates está falando
da V4

Com quase 3 anos contando com a assessoria de marketing da V4 Company, a Lugano fez questão de compartilhar sua trajetória junto com a gente. Confira o depoimento de Jonas Esteves, Diretor de Marketing da Lugano Chocolates.

A Lugano Chocolates é um case de sucesso em um projeto gerido e executado pela unidade V4 Company Saman & Associados, localizada em Belo Horizonte/MG.

Quer saber mais sobre a assessoria de marketing V4 Company e ser mais um dos nossos cases de sucesso? Entãofale com o nosso time de especialistas!

Quero ser um case de sucesso V4 Company