capa-artigo-blog-como-criar-criativos-que-convertem

Antônio Gargioni

Antônio Gargioni

16 de outubro de 2023

Como criar criativos que convertem?

Os criativos que convertem são os queridinhos de qualquer campanha de marketing. Além disso, em um mundo cada vez mais cheio de anúncios por todos os lados, é preciso encontrar um jeito de se destacar. 

Por isso, nesse artigo, você irá aprender a criar criativos que irão garantir o sucesso da sua próxima campanha. 

O que é um criativo? 

Antes de falar sobre o que converte ou não, é preciso definir o que é um criativo. Um criativo pode ser em texto, imagens ou vídeos. Eles são o coração de uma campanha de marketing, porque são o que o consumidor acaba vendo de fato nas plataformas que utiliza. 

Mas antes de criar um criativo, é importante fazer um briefing completo. Isso irá ajudar a tirar as ideias da sua cabeça e colocá-las no papel, para transformá-las em ótimos criativos. 

Para isso, é importante que você: 

  • Tenha todas as suas ideias bem definidas e mapeadas;
  • Saiba quem é a persona do seu criativo (o consumidor ideal);
  • Mapeie qual é o foco da mensagem que você quer passar no criativo;
  • Entenda como esse criativo afeta a meta que você está buscando alcançar.

Com tudo isso claro e mapeado, todo o processo fica mais fácil. E dessa forma, você pode transformar as ideias em realidade. 

Dois criativos de muito sucesso

Um exemplo clássico de criativo de sucesso é o “Just do It” da Nike. Você provavelmente já viu em algum lugar ou pelo menos já escutou essa frase. O sucesso desse criativo passa pela união dos diferentes elementos dentro dele. 

criativo-da-nike-just-do-it
O criativo de maior sucesso da história da Nike.

A mensagem clara com uma chamada para a ação (apenas faça) é universal e passa perfeitamente a mensagem da marca: o esporte é para todos. Além disso, a simplicidade da imagem a torna ainda mais efetiva e memorável. 

Outro criativo memorável, que revolucionou como se entendem os anúncios, é o “Think Different” da Apple. Lançada em 1997, a campanha associou a Apple a grandes pensadores da história, que pensaram diferente da norma. 

um-dos-criativos-da-apple-think-different
As cores desse criativo são associadas à Apple até hoje. 

Essa campanha estampou camisetas e esteve presente nas televisões americanas. Dessa forma, ela foi responsável por transformar a Apple em uma marca disruptiva, que não seguia os padrões corporativos da época. 

Para saber mais sobre como a Apple se tornou a potência que é hoje, leia nosso texto sobre: A estratégia da Apple 

Ou seja, um criativo de sucesso pode ser simples. Na verdade, como iremos observar, a grande maioria deles é. 

Como criar criativos que convertem

No marketing digital, conquistar a atenção do consumidor é o foco das campanhas. Logo, é preciso criar criativos que falem com esse público e se destaquem no infinito mar de anúncios dentro da internet. 

Tenha uma mensagem clara 

São tantos anúncios dentro das plataformas digitais que as pessoas costumam apenas passar os olhos por cima deles. Dessa forma, você precisa de uma mensagem bastante clara para que o consumidor possa entender sem prestar tanta atenção

Além disso, utilizar perguntas dentro dos criativos também é uma ótima maneira de conquistar a atenção do seu cliente em potencial. Isso se deve ao fato de que essas perguntas conectam a sua empresa ao consumidor, trazendo questões pertinentes para ele. 

“Você está precisando vender mais nesse final de ano?”  

“Está tentando perder peso, mas não está conseguindo?”

Essas perguntas se adaptam a situação que o cliente em potencial pode estar passando. Lembre-se que o seu produto ou serviço serve para resolver um problema que o consumidor muitas vezes não sabe que tem. Nesse caso, o criativo serve para fazer com que os consumidores entendam mais sobre como o que você está anunciando irá facilitar a vida dele. 

Logo, comece com a pergunta para criar uma conexão com a pessoa e depois mostre a solução. Assim, quem não se identificar com a pergunta inicial, não é um potencial cliente e vai ignorá-lo. 

Utilize um bom CTA

Para converter um cliente e fazer com que ele tome uma ação, você precisa utilizar CTA (Call to Action ou Chamada para Ação). Dito isso, a ação precisa fazer sentido. Por exemplo, o “fale conosco” ao final de algum criativo é um ótimo CTA caso a ação desejada seja fazer a pessoa entrar em contato com a empresa. 

Porém, para que isso faça sentido, é preciso que o número de telefone ou WhatsApp esteja  presente para que a pessoa faça o contato. Portanto, você precisa facilitar as ações dos seus consumidores sempre que possível. 

Pense no mobile primeiro 

Falando em WhatsApp e outras redes sociais, outra dica importante é entender que a grande maioria dos consumidores vai ver os seus anúncios através do celular. Por isso, pense em criativos que sejam criados diretamente para o formato mobile antes de pensar em algo que vai aparecer na tela de um computador. 

Dito isso, é importante que você entenda bem qual é o seu público alvo. Caso você ofereça produtos ou serviços B2B, pensar em criativos otimizados para computadores faz bastante sentido, uma vez que você pode estar querendo atingir lideranças e CEO’s que irão ver seus criativos enquanto estão no trabalho. 

Porém, se os seus produtos e serviços são focados em B2C, dar um foco nos anúncios para celulares é uma ótima prática. Por isso, quando estiver desenvolvendo um criativo, lembre-se de visualizá-lo tanto na tela do computador quanto na tela menor, do celular. 

Você precisa chamar a atenção do consumidor em até 03 segundos 

Com a velocidade dos scrolls nas redes sociais, você tem apenas 3 segundos para ganhar a atenção das pessoas. Dessa forma, seu criativo precisa ser bonito e impactante para prender a atenção de quem passar por ele. Esse deve ser o foco inicial. 

Depois de conseguir chamar a atenção da pessoa, você precisa prendê-la ali. Para isso, um bom modelo de criativo é aquele normalmente utilizado por escolas de inglês. Dessa forma, elas desafiam o leitor a pronunciar uma certa palavra, o que a pessoa faz de maneira inconsciente. Logo depois, é dito que muitas pessoas pronunciam essa palavra da maneira errada. 

Dessa forma, a pessoa se sente desafiada a entender qual é a maneira correta. E com isso, você prendeu essa pessoa no seu criativo por mais do que 3 segundos, o que é bastante tempo. 

Seja coerente com a identidade visual da sua marca 

Seu logo não precisa aparecer em todos os criativos. Não é disso que estamos falando. Porém, toda a sua comunicação precisa ser coerente, tanto no visual quanto no textual.

Dessa forma, a identidade visual da marca e o branding se mantêm coerentes por meio de todos os anúncios. E não se esqueça que independente de ser um anúncio promocional ou institucional, todos precisam passar a mesma noção de valor. 

Outra dica para manter a coerência dentro dos seus criativos é o uso do storytelling. Assim, as pessoas utilizam histórias para se conectarem umas com as outras, e nos criativos, isso não é diferente. 

Os consumidores têm procurado cada vez mais histórias humanizadas. Eles querem algo com o qual possam se identificar na hora de realizar uma compra. As pessoas têm buscado muito mais do que apenas produtos. Elas buscam significados e conexões mais genuínas

Para isso, o storytelling é perfeito. Crie histórias que conectam os seus consumidores e os deixem presos naquilo que estão vendo. O uso de carrosséis, stories em sequência e vídeos também funcionam muito bem nessa linha. 

Saiba utilizar vídeos

Os vídeos abrem novas possibilidades sobre o que pode ser feito em criativos. Através deles, é possível estabelecer conexões maiores e contar histórias de maneira mais precisa. 

Porém, você lembra da regra dos 3 segundos? Com os vídeos, você precisa considerar os primeiros 15 segundos. É preciso ganhar a pessoa no início do vídeo para mantê-la engajada. 

Mas para isso, você precisa passar uma mensagem clara logo de cara. A pessoa precisa entender do que o vídeo se trata para decidir se vai continuar assistindo ou não. E isso independe da duração do vídeo. Ele pode ser longo ou curto, mas é preciso conquistar a audiência desde o início. 

Você precisa lembrar que por se tratar de um anúncio, as pessoas não escolheram ver o seu vídeo. Ele que chegou até elas. Logo, o vídeo precisa conquistar a atenção de quem está assistindo. 

Tenha os criativos que mais convertem para a sua empresa

Como vimos ao longo do artigo, os criativos precisam chamar a atenção ao mesmo tempo. Dessa forma, é interessante haver o suporte de um especialista. Muitas agências de marketing afirmam se responsabilizar por essa parte, mas buscam apenas métricas de vaidade (likes e seguidores) ao invés de focarem na conversão. 

Assim, a V4 Company, fundada por Dener Lippert, veio com o modelo de assessoria de marketing digital. Esse modelo foca na venda final, logo, tudo feito ao longo da jornada do cliente é para acontecerem vendas. Mas isso não para na primeira venda. 

A V4 Company possui um método baseado em 4 pilares: aquisição, engajamento, monetização e retenção. Ou seja, todos os pontos giram ao redor do maior número de vendas possíveis para o mesmo cliente. 

Para conhecer mais, basta acessar: assessoria de marketing

logo v4 company blog