MATERIAL DESIGN: A Google pensa para você não pensar.

Como sempre, a Google vai além. E com este projeto, nem ela sabia exatamente para aonde estava indo. Só sabia que estava tomando a direção correta. Material Design é uma linguagem gráfica lançada pelo pessoal da Google lá em 2014 para os dispositivos que utilizavam o sistema operacional Android Vanilla (ou seja, sem nenhuma modificação). Aqui no Brasil não tivemos muito contato, pois estes dispositivos da linha Nexus chegavam em terras tupiniquins com um atraso de até 2 anos…

Antes iniciarmos este papo, veja este vídeo de 50 segundos, tenho certeza que vai ajudar vocês a entender:

Bonito, esteticamente simples, multiplataforma, intuitivo.

Estes eram os objetivos que moveram este projeto, e na minha opinião, eles conseguiram. O Material, estampado no nome, significa os blocos aonde é apresentado o conteúdo. “Mas porque eles criaram esta nova nomenclatura? Por que não ‘caixa de texto’ ou algo parecido?” Aí está o grande diferencial: mesmo que a tela de seu dispositivo esteja em uma superfície plana como uma folha de papel (2D), nesta linguagem os objetos deverão ser considerados em 3 dimensões (3D). É uma metáfora, segundo eles, para unificar a maneira como pensamos o analógico e o digital. Material Design.

 

materialdesign_red

 

Esta ideia muda totalmente a perspectiva de como as interfaces são criadas: ao invés de utilizarmos sombras porque são estilosas, elas agora são projetadas com fidelidade para dar sentido de profundidade; Cada “camada” que se sobrepõe uma a outra possuem uma hierarquia, mostrando à frente o que é mais importante;  Nas transições, os elementos seguem regras de acordo com seu ponto de origem e destino e elas deverão ter um significado para acontecerem; Segundo o próprio guia, não há cor errada, o que realmente importa é como você as usa.

Tudo, absolutamente tudo é intuitivo.

Com o Material Design, a animação ao fazer um login correto em qualquer app da Google será a mesma. Erros do sistema são apresentados de um modo diferente dos erros humanos. O ícone para enviar o email é no mesmo local, indiferente se estou em meu celular ou laptop.

Não existe manual para os produtos de nosso dia a dia. E se, por acaso, você vir a precisar de um, o designer que desenvolveu não fez seu trabalho direito.

Mas para desenvolver um sistema visual que sintetiza os conceitos clássicos de bom design com a possibilidades e inovações da tecnologia e da ciência, aí sim precisamos. Consulte ele aqui! (somente em inglês) Este manual do Material Design é um documento vivo, sempre se atualizando, pois como disse lá no início, nem a Google sabe aonde isso vai parar. Mas que vai longe, ah, isso vai.

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.