Agile Marketing: como tornar sua equipe produtiva.

O Agile Marketing trata-se de ações, estratégias e processos que tornam a rotina mais eficiente e rápida do marketing do seu negócio, fazendo com que quando necessário, sofra atualizações de acordo com o que o mercado exige.

O Agile Marketing trata-se de ações, estratégias e processos que tornam a rotina mais eficiente e rápida do marketing do seu negócio, fazendo com que quando necessário, sofra atualizações de acordo com o que o mercado exige.

www.v4company.com

O que são metodologias Ágeis?

Originalmente nascida no universo da tecnologia e desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis sofreram uma adaptação para serem implementadas na área de marketing.

Engane-se quem acredita que as metodologias ágeis nasceram no início da era digital.

Há registros que em meados de 1970, profissionais desenvolvedores de tecnologia já falavam em metodologias ágeis para facilitar os processos de trabalho.

Porém, a metodologia ficou conhecida por volta dos anos 2000, onde profissionais da área de tecnologia publicaram o Agile Manifesto.

Um conjunto de quatro valores e doze princípios para o desenvolvimento de softwares.

O manifesto ágil diz o seguinte:

Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder às mudanças mais que seguir um plano.

Nós seguimos estes princípios:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  9. A contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade–a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado–é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Vale lembrar que esses valores e princípios foram criados para a área de desenvolvimento de softwares e que para as demais áreas, é necessário uma adaptação do contexto. 

www.v4company.com

O que é Agile Marketing?

Agile Marketing é uma adaptação de diversas metodologias ágeis de gestão de projetos, com ciclos curtos de trabalho visando maior resultado e eficiência do marketing, com entregas em menos tempo.

Basicamente, o Agile Marketing trata-se de ações, estratégias e processos que tornam a rotina mais eficiente e rápida do marketing do seu negócio, fazendo com que ao longo do tempo, quando necessário, sofra atualizações de acordo com o que o mercado exige.

Tendo como foco principal a eficiência, o agile marketing traz a ideia de que é preciso dividir projetos e entregas em etapas menores, apresentando como premissa uma cadência ideal para um fluxo de trabalho eficiente.

Ao final de cada ciclo, você tem uma entrega final deste projeto.

www.v4company.com

Por que implementar e quais os benefícios do Agile Marketing?

Social media, e-mail marketing, anúncios, artigos, e-books, blog e outras diversas demandas na era digital se fazem cruciais para um bom marketing no atual cenário do marketing digital.

Por detrás delas, existem outras dezenas de processos e ciclos para que estes conteúdos sejam entregues de forma eficiente e assertiva. Que tarefas os indivíduos devem priorizar?

Qual  é o processo ideal para que seu time de marketing entregue todas demandas dentro do prazo? Essas e outras perguntas o método Agile Marketing pode responder.

É possível obter muitas vantagens com a utilização dos princípios de agilidade no marketing, com benefícios claros para a rotina da sua equipe, como:

Aumentar a produtividade entregando mais resultados em menos tempo;

Eficiência no processo, encontrando sempre pontos a serem melhorados;

Foco na audiência para entender como ela responde a suas estratégias;

E incentiva a inovação por parte dos indivíduos, visto que o mercado exige adaptações muito rápidas destas ações.

www.v4company.com

Principais frameworks de Agile Marketing.

Frameworks de Agile Marketing são modelos de trabalho que permitem aplicar e gerenciar a metodologia ágil na prática.

Esses modelos de trabalho ajudam a organizar as atividades e demandas de um time de marketing para garantir a agilidade necessária para a entrega de projetos, visto que esse ambiente costuma ser de muita pressão e prazos apertadíssimos.

Os frameworks que são usados no marketing derivam daqueles usados no desenvolvimento de softwares. Aqui, iremos abordar os principais. São eles:

SCRUM

Scrum é um framework com foco para o gerenciamento de projetos onde os indivíduos da equipe conseguem trabalhar juntos na resolução de demandas de forma mais criativa, adaptável, e, por consequência, garantindo resultados mais eficientes e de alto valor.

Uma das prioridades do Scrum é a colaboração. A metodologia prevê encontros diários para compartilhar as atividades de cada membro da equipe, o que gera transparência entre todos, melhorando o relacionamento e a comunicação.

Para organizar estes projetos, a equipe deve ser dividida em três diferentes papéis:

  • Product owner: “dono do produto”, conhece a fundo o mesmo, e que vai direcionar o que é melhor para o mesmo;
  • Membros do time: equipe operacional com profissionais multidisciplinares;
  • Scrum Master: diferente do product owner, este conhece a fundo a metodologia para direcionar o projeto como um todo.

Além do time alinhado com suas respectivas responsabilidades, o método scrum usa elementos visuais para que todos consigam enxergar para onde deve-se caminhar, quais etapas percorrer e qual o objetivo final deste projeto.

Para ficar ainda mais claro para você, separamos um vídeo que explica o método scrum:

KANBAN

O Kanban é um método totalmente visual. Derivado do japonês, o termo pode ser traduzido como “painel”. Dentro deste painel temos o que chamamos de Kanban Board, onde podemos visualizar, dentro de um quadro, todo fluxo de trabalho a ser realizado.

Na V4 Company, desenvolvemos nosso próprio software, onde também trabalhamos com o formato kanban.

Mas se você está iniciando agora, o método pode ser aplicado de forma mais simples. Com post-its e um desenho em cartazes. 

Você deve dividir por colunas, com cada etapa a ser realizada dentro do projeto a ser executado. Por exemplo, se você precisa entregar um artigo para o seu blog, quais etapas são necessárias para chegar no resultado final.

PROJETO > EM PROCESSO > REVISÃO > ENTREGUE

Vale ressaltar que essas etapas são ilustrativas, você quem irá criá-las de acordo com o seu processo.

www.v4company.com

Ferramentas que podem auxiliar no Agile Marketing.

GOOGLE SHEETS

A sua opção mais em conta e que salva vidas em diversas demandas de trabalho, em todas as áreas do seu negócio, são as planilhas do google.

Recomendamos que faça em planilhas online, o google sheets, assim você conseguirá compartilhar com sua equipe e organizar todo fluxo de trabalho dentro desta planilha.

Obviamente, que ela exige conhecimento mais do que básico para montar um kanban ou scrum internamente.

TRELLO

O Trello é uma ferramenta para gerenciar processos de Sprint. Como uma ferramenta mais visual, muitos profissionais acham fácil acompanhar o processo de todos os projetos.

Como uma ferramenta flexível, o Trello possibilita diversas maneiras de enxergar um projeto, até descobrir a que funciona melhor para seu time ágil.

ASANA

Também como uma ferramenta de Agile Marketing, o Asana tem sua estrutura muito parecida com o Trello, o que define como diferença são as possibilidades de emitir relatórios e oferecer uma visão gerencial de todos os dados que foram incluídos nela.

Além disso, ela ainda abre um leque de possibilidades de visualização dos projetos, de modo que a visualização do trabalho se ajuste às necessidades de cada indivíduo.

São eles: quadros, listas, cronograma e calendário, oferecendo uma visão ampla do progresso.

Conclusão

Estamos vivendo em um cenário cada vez mais acelerado, com diversas informações, concorrentes e novas tendências de mercado com clientes cada vez mais exigentes.

Em linhas gerais, a metodologia de Agile Marketing está estruturada para que seus resultados sejam entregues em muito menos tempo com mais eficiência nas diversas demandas que todos nós vivemos na rotina do trabalho.

Com isso, é importante que você busque recursos, como ferramentas, para que o seu time de marketing seja mais eficiente, visando a escalabilidade dos seus resultados.

⭕ Enfim, você quer o acompanhamento da V4Company para obter melhores resultados para a sua EMPRESA? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4.

⭕ Então, quer atuar com uma carteira de clientes e ser parceiro da V4Company? Trabalhe em Home Office e tenha todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Acesse este link então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

V4 Company é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet. Através de um método testado com mais de 1000 clientes, e em quase 10 anos de história, nós chegamos num sistema que pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio.

Com mais de 130 escritórios pelo país e em plena expansão, 2021 promete ser o ano em que vamos bater o nosso recorde de mídia investido: R$ 24 milhões de reais.

Você pode ser mais um dos nossos clientes satisfeitos. Não importa qual o seu negócio, a V4 Company tem o método que funciona pra você. Faça como nossos grandes ou pequenos clientes (Spotify, academias de bairro, padarias…): confie no método de assessoria de marketing da V4 e veja seu negócio explodir em vendas.