9 de agosto de 2020

Os Números MENTEM | LOOKING AHEAD

Ao longo do nosso desenvolvimento, principalmente quando somos crianças, várias premissas são embutidas em nossa mente, e assim acabamos levando todas elas como verdades, por serem ditas por nossas referências até então, como nossos pais e avós, por exemplo.

 

Uma destas verdades ditas por eles, é que os números e a matemática não mentem, uma ciência extremamente exata que não erra. Entretanto, aqui vamos te mostrar que isso não é uma verdade absoluta.

 

Tudo aquilo que é dito diariamente em nosso cotidiano, tende a ser visto como verdade no final das contas. Já dizia o ditado que “uma mentira contada várias vezes, acaba se tornando uma verdade.”

 

Assim como a matemática, por exemplo. Ela sempre foi vista como uma fórmula de exatidão. Um meio de encontrar números que construam provas para um argumento.

 

Acontece que isso difere quando você apresenta essa ciência. A forma que você apresenta ela pode ser lógica, porém a premissa pode estar errada. Inclusive existem artigos falando mais sobre o assunto: Não existe ciência exata.

 

Um exemplo do que estamos falando é o cenário dos e-commerces no Brasil. Para muitas pessoas, o e-commerce já é uma realidade no Brasil e você não pode ficar de fora deste mercado.

 

Os números inclusive, podem ser apresentados como este, onde diz que o e-commerce cresceu 30% nos últimos anos, enquanto o varejo se manteve linear.

 

Desta maneira como foi apresentada, com toda certeza, mostra a você que o e-commerce é uma grande oportunidade de negócio. Entretanto, essa premissa pode estar errada. Vamos aos fatos!

 

Estamos desconsiderando que o varejo é um mercado trilionário, enquanto o e-commerce tem um percentual insignificante dentro deste resultado.

 

Se eu mudar a premissa e falar que, mesmo com o passar dos anos, o e-commerce representa menos de 5% das vendas de varejo e que 95% das vendas em varejos estão alocados em lojas físicas, eu posso fazer você mudar de opinião, correto?

 

Este é o ponto onde queremos chegar, a matemática sempre é tendenciosa e os números sim podem te mentir. Os números que estão sendo apresentados para você, estão com premissas já pré-determinadas, querendo provar algo.

 

Chamamos isso de viés da confirmação. Onde eu isolo apenas os dados que confirmam meu ponto de vista, para convencer o outro sobre algo que eu desejo provar. Sendo assim, tudo aquilo que não prova o meu ponto de vista, eu ignoro.

 

Em todo debate e discussão, quando alguém tentar te provar algo, tenha clareza que toda verdade é transitória, não existe uma verdade absoluta. Cientificamente, estamos sempre buscando uma nova verdade.

 

E para falar mais sobre o assunto, nosso CEO Dener Lippert, gravou um vídeo para nosso canal do youtube, no quadro Looking ahead.

 

Confira o vídeo clicando na imagem abaixo:

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA?Então acesse: 👉 http://bit.ly/3cBKYLB

⭕ Obtenha o LABORATÓRIO DO MARKETING: 👉 http://bit.ly/2PLaALS Nele você vai ter acesso ao grupo do Telegram de Consultores de Marketing Digital mais engajado do Brasil! Você também ganha acesso as ferramentas que irão auxiliar na estrutura do seu negócio, como: Planilha de projeção de resultado, modelo de relatório, modelo padrão de qualidade, nosso manual de conduta, além de entregas mensais!

⭕ Conheça a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumente seus conhecimentos e trabalhe com Marketing Digital utilizando o Método V4. Acesse: 👉 http://bit.ly/3cqwL3X

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *