Métricas do prazer orgânico – case Sexlog de marketing

Métricas do prazer orgânico – case Sexlog de marketing

Um site com 12 milhões de usuários, e destes 100 mil são assinantes premium. Com mais de 10 anos de trajetória, a plataforma em questão conta com formato majoritariamente freemium. Isso significa funcionalidades básicas gratuitas com alguns custos para oferecer determinados serviços.

E se eu te contar que esse sucesso vem de um marketing majoritariamente orgânico? Mais ainda, o foco é na produção de conteúdo próprio e atendimento ao cliente personalizado, sem nada de bots, ads no google e nem mesmo perfis nas redes sociais?

MAS COMO ASSIM???????????

Esse foi é o Sexlog, auto intitulada a maior rede social adulta do Brasil, e grande referência nacional na conexão online na prática de swing e troca de casais. Devido ao grande estigma que este tipo de serviço carrega, o Sexlog precisa buscar diferentes metodologias de marketing, a fim de chegar ao consumidor final. Quem nos contou foi Mayumi Sato, diretora de Marketing da eSapiens, venture builder responsável pela plataforma.

Em uma conversa no V4cast, ela contou que o Sexlog nasceu do Fotolog, rede de compartilhamento de fotos muito popular no início dos anos 2000. A ideia veio de usuários que curtiam compartilhar registros íntimos e tinham seu conteúdo removido da plataforma. “Vimos uma maneira de captar a atenção dessas pessoas e tivemos um crescimento inicialmente desordenado”, contou.

Se há 20 anos os nudes eram proibidos na internet, hoje a situação ainda encontra muito preconceito. Mayumi afirma que quando fala que trabalha com um site de conteúdo adulto, a imagem mental das pessoas instantaneamente bate em produtora de filmes pornôs de fundo de quintal: “Mas a verdade é que a gente se esforça muito para entregar valor para as pessoas. Os nossos clientes encontram pertencimento e autoconhecimento”.

O marketing para disponibilizar contatinhos

Mas como funciona esse esquema todo? O Sexlog não pode veicular ads no Google, Facebook e Instagram, por exemplo, fruto de um puritanismo que – supostamente – ainda existe nas pessoas e reflete no mercado. “Nem mesmo as nossas contas em redes sociais duram mais que dois meses antes de cair”, comenta Mayumi.

A saída foi apostar em conteúdo de qualidade.

O Sexlog tem publicações em portais como Catraca Livre, Vice, Terra e O Globo, e a própria Mayumi assina colunas em jornais, desmistificando um pouco o trabalho da empresa. Para criar conteúdo relevante, a empresa também acompanha os assuntos mais comentados dentro da plataforma por nuvens de palavras recorrentes.

Um case de sucesso foi quando em uma segunda-feira qualquer o nome de um time de futebol se sobressaiu nas conversas.

Após pesquisa, eles descobriram que alguns jogadores tinham se envolvido em uma orgia no fim de semana anterior e além de serem retirados da escalação do próximo jogo, também foram multados pelo clube pelo comportamento. “Divulgamos uma carta pública prometendo aos jogadores que pagaríamos a multa milionária se eles se tornassem garotos propaganda do site. Eles não aceitaram, é claro, mas o buzz na mídia foi grande”, conta Mayumi.

Confie no seu produto

Mas o segredo do sucesso no crescimento orgânico do Sexlog está no serviço, ela garante. Por ser um segmento fechado e reservado, é possivel oferecer um produto de qualidade, com uma plataforma intuitiva, atendimento personalizado e privacidade. Configura-se então um lifetime value altíssimo, o que contribui com o CAC do marketing digital do site. “Temos muito orgulho do nosso trabalho, principalmente por oferecer um serviço único ao consumidor”, completa.

Afinal quantas pessoas podem dizer que medida de sucesso do seu negócio é fazer o cliente transar?

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

A V4 é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet.

Diferente de muitas agências, que usam parte do valor que você investe em mídia para a própria remuneração, nós não agenciamos nada. Na V4, não há conflito de interesses. Nosso foco absoluto é gerar resultados para os nossos clientes.

Contamos com mais de 80 escritórios por todo Brasil, com especialistas treinados para diagnosticar o momento do seu negócio e aprimorar as ações de marketing digital, para você vender mais

São mais de 8 anos de atuação e mais de R$ 12 milhões investidos em marketing digital. Neste período, já ajudamos desde grandes marcas como Spotify, W12, Wizard, até pequenas academias de bairro.