MELHORES TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE OUTBOUND MARKETING
outbound marketing
Artigos

MELHORES TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE OUTBOUND MARKETING

No universo do marketing, é possível prospectar clientes de diversas formas. Só para exemplificar, utilizam-se estratégias passivas ou ativas. Aqui, trataremos destas últimas, conhecidas também como outbound marketing.

Por algum tempo, as técnicas ativas de prospecção reinaram soberanas e as passivas foram deixadas de lado. No entanto, estas agora voltam a ser uma tendência incontestável no marketing digital.

Com o intuito de tratar desse assunto em mais detalhes, explicamos o que são essas técnicas e como elas podem ser implementadas com sucesso. Mostramos também a diferença entre outbound e inbound marketing. Confira!

 

O QUE É OUTBOUND MARKETING?

outbound marketing

A melhor forma de explicar o que significa esse conceito é compará-lo a seu oposto: o inbound marketing.

As estratégias do chamado marketing de atração consistem basicamente na utilização de conteúdos relevantes para chamar a atenção de determinado público.

Assim, atrai-se a atenção da audiência de maneira passiva. Em outras palavras, a empresa não busca clientes diretamente, mas explora técnicas que podem tornar um conteúdo atrativo.

São utilizadas ainda técnicas de SEO para melhor ranqueamento em mecanismos de buscas. Dessa forma, são os leads que chegam até as empresas.

Já no outbound marketing, ocorre o contrário. Nesse caso, deve-se identificar os clientes em potencial para abordá-los em seguida.

Portanto, trata-se de apresentar-se aos clientes que correspondem à persona do negócio, de modo a mostrar da melhor forma possível as vantagens da solução oferecida.

Existem diversas maneiras de se fazer a prospecção ativa de clientes. Entre elas podemos mencionar o a publicidade em sites parceiro e a utilização de anúncios pagos em plataformas.

Há ainda a possibilidade de investir em propagandas nos meios de comunicação tradicionais, como TV, rádio e jornais impressos.

Ainda que algumas dessas estratégias sejam conhecidas há tempos, novidades surgiram nos últimos anos.

Só a título de exemplo, temos a formulação do outbound 2.0, que repensa a estruturação do time de vendas para conseguir maior número de conversões.

 

PROSPECTANDO ATIVAMENTE E COM QUALIDADE: AS 3 MELHORES TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE OUTBOUND

outbound marketing

Segmentar a equipe

Como mencionamos no tópico anterior, a prospecção ativa passou por muitas mudanças. Entre elas está a segmentação do time de vendas.

A ideia é estruturar o time de vendas em três grupos: a área de business intelligence, os hunters e os closers.

No primeiro grupo, temos os especialistas na separação dos perfis mais alinhados com a persona.

No segundo, os que se utilizarão dessa seleção para realizar a prospecção propriamente dita. Já o terceiro grupo, é responsável pela conversão dos leads em clientes.

Ter um roteiro de vendas bem desenvolvido

Em linhas gerais, um roteiro de vendas deve ser a representação mais bem acabada da jornada de compra do cliente ideal.

Dito de outro modo, é preciso que se pense de maneira estratégica, estabelecendo o modo como a persona gostaria de adquirir o produto ou serviço oferecido.

Contudo, faz-se necessária uma ressalva. Ainda que o roteiro de vendas seja importante, ele deve ser utilizado apenas como um guia.

Estar preparado para objeções

Ainda que os leads sejam muito bem selecionados pela equipe de business intelligence, objeções há de surgir, sempre.

Por isso, torna-se essencial saber quais os principais argumentos apresentados pelos leads ao se opor a venda.

A partir daí, pode-se pensar as melhores respostas para neutralizar essas objeções e garantir a conversão.

 

A TENDÊNCIA DO MOMENTO

outbound marketing

À vista dessas considerações, podemos inferir que não é possível abandonar as estratégias de prospecção ativa de clientes.

Isso porque o outbound marketing em sua nova roupagem é uma excelente forma de se conseguir mais conversões de maneira estratégica.

 

Você já utiliza técnicas ativas para prospectar clientes? Conhece alguma técnica infalível? Comente!

marketing-e-vendas

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo