Piores Erros de Marketing Digital que Podem Destruir o Seu Negócio

A necessidade do trabalho de marketing digital para qualquer negócio é uma realidade percebida por grande parte dos empresários. Todavia, a forma como ele é executado nem sempre traz os resultados que todos gostariam.

Casos de campanhas de marketing, principalmente de pequenas e médias empresas, que não dão certo e, ao final da execução, a equipe não sabe ao certo onde está o erro, são muito comuns.

O segredo, na maioria dos casos, está na execução do que é básico. Pode parecer esquisito, mas as empresas estão tão preocupadas em executar super campanhas que acabam esquecendo dos princípios que guiam o marketing digital.

Em outras palavras, a maioria dos erros cometidos em uma estratégia de marketing está na raiz desta ciência. Se você quer executar campanhas de sucesso, valorize os conceitos elementares e os execute com maestria.

Foi pensando exatamente nisso que eu escrevi este artigo. Aqui, eu te mostro quais são os principais erros que você pode ter cometido e como você pode soluciona-los. Siga comigo e vamos relembrar o que faz o marketing digital funcionar de verdade.

Relembrando os conceitos principais do marketing digital

Antes de descrever os principais erros, é importante que eu faça uma breve recapitulação sobre as premissas que guiam qualquer estratégia de marketing digital.

São conceitos básicos, você os verá em, praticamente, todos os conteúdos de qualidade que consumir, entretanto, quase sempre, os deixará para trás em busca de uma inovação ou apenas de resultados mais rápidos.

Funil de vendas

O primeiro ponto, sem dúvidas, é o funil de vendas. Qualquer estratégia de marketing deve ser projetada no funil. Com isso, algumas perguntas devem surgir.

Piores Erros de Marketing Digital que Podem Destruir o Seu Negócio

Fonte: Atom Digital

  • Quais estágios do funil a minha campanha abrangerá?
  • Em qual estágio está o lead que eu quero atingir?
  • Em qual estágio eu quero que o lead chegue ao final da campanha?

É fundamental que você responda esta e outras perguntas antes mesmo de começar a executar qualquer estratégia. Entretanto, você sempre considera isto antes das suas campanhas?

Personas

O segundo fator, que está na cabeça do empreendedor, mas na hora de executar, é comumente esquecido. As suas campanhas de marketing são direcionadas para o seu público ou para você mesmo?

De nada adianta ter uma super estratégia se a comunicação se conecta com as pessoas que a desenvolveram, em vez de atingir o cliente ideal. Crie campanhas que o seu cliente gosta e tenha ciência que, nem sempre, elas te agradarão.

Desde o conceito estético, até a forma como se comunica, a sua empresa deve criar uma relação com o cliente na linguagem dele, estando inserida no meio dele. Lembre-se que, no digital, o cliente está no controle, não você.

Tudo isso está relacionado, diretamente, com a utilização das personas na sua campanha de marketing digital. Se você tem as suas personas mapeadas corretamente e se comunica com elas efetivamente, terá mais chances de sucesso.

Tendo os conceitos relembrados, chegou a hora de você entender quais são os erros que, possivelmente, está cometendo e que podem colocar a sua estratégia de marketing, e até o seu negócio, em apuros.

Piores erros do marketing digital que podem destruir o seu negócio

Provavelmente, você se identificará com algumas das situações que vou propor a seguir. Se isso acontecer, mantenha a calma e dedique um pouco mais de esforço na solução destes impasses da sua estratégia de marketing digital.

Um grande erro que você não pode cometer, em qualquer situação, não somente no marketing, é gastar muito recurso pensando no problema. O ideal é pensar na solução, pois, assim, você otimiza tempo e recursos.

Não ter um planejamento de marketing digital

Este, talvez, seja o principal de todos os erros que você pode estar cometendo. Executar campanhas de marketing sem planejamento pode ser um grande desperdício de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, etc.).

Quando falo em planejamento de marketing, é possível que você pense assim:

“Mas eu defino a minha campanha, defino os canais que ela será publicada e defino o investimento, portanto, meu planejamento está feito!”.

É exatamente aí que os problemas começam a aparecer. Você lembra que, um pouco acima, eu falei sobre funil de vendas e personas? Em que momento você os considerou?

Uma campanha de marketing precisa de um planejamento completo. Para cria-lo, considere os seguintes fatores:

  • Aplicação da campanha no funil de vendas;
  • Persona a ser atingida pela campanha;
  • Produto/serviço que você deseja vender;
  • Dores e problemas da persona que o seu produto resolve;
  • Melhores canais para oferecer este produto à sua persona;
  • Calendário de conteúdos da sua campanha;
  • Pontos de contato entre a persona e a sua equipe (se houver);
  • Investimento total e como será aplicado à campanha;
  • Resultados esperados;
  • Prazo da campanha (início, duração e término).

Analisando por cima, parece muita coisa, porém, com o tempo, você definirá tudo com mais rapidez e os resultados aparecerão com mais facilidade.

A importância de você definir (e documentar) todos estes fatores é que, ao final da campanha, poderá analisar cada tópico e entender se ele foi executado corretamente.

Depois, nas próximas execuções, você pode fazer mudanças pontuais e verificar se os resultados melhoram. Especifique o seu projeto ao máximo, assim, terá controle sobre tudo que acontece dentro dele.

Não conhecer o seu cliente

Este é um assunto delicado. Falar para um empreendedor que ele não conhece o seu cliente não é uma tarefa fácil. Isso porque, com o tempo, a vivência de mercado foi lhe entregando visões que são assumidas como verdade.

Você pode achar que sabe quem é o seu cliente, do que ele gosta, como ele se comunica e em quais canais ele está. Entretanto, quantas vezes você perguntou isso a ele?

Ter comprovação sobre a sua visão de mercado e de cliente é importante para confirmar que você está comunicando do jeito certo e para as pessoas certas. Sem isso, as suas chances de erro aumentam muito!

Na prática, se você não conhece o seu cliente (de verdade), pode estar anunciando carne em um bairro de pessoas vegetarianas sem saber disso. 

Estude o seu cliente e se conecte com ele, mas uma conexão real, que você perceba retorno, seja em forma de vendas, de engajamento, enfim, toda conexão é uma via de mão dupla. Se só você entrega sem resposta, não existe conexão.

Tomar decisões baseadas em achismos

Este erro está muito relacionado ao anterior. Marketing digital é ciência e toda ciência precisa de comprovação. Ou você acha que a descoberta de elementos químicos é fruto de uma ideia sem embasamento real?

Quando você toma decisões baseadas em convicções pessoais e não em dados, corre o risco de errar e não ter nem como comprovar o erro. Da mesma forma, caso acerte, não terá como comprovar o fator que o levou ao sucesso.

Se você acha que o seu público está no Instagram e prefere consumir vídeos a textos, pergunte! Realize uma enquete nos seus stories e comprove a sua ideia. Ou então, envie uma campanha de e-mails com esta pergunta.

Sempre que você precisar tomar uma decisão, guie-se pelos fatos e pelos dados. Eles te darão base para qualquer estratégia e te colocarão um passo a frente no caminho dos lucros.

Entretanto, se você não possui uma fonte de dados que auxilie as decisões, teste! Publique um vídeo sobre determinado assunto e um texto sobre o mesmo tema. Assim, poderá entender qual conteúdo a sua audiência mais consumiu. Que tal?

Não saber mensurar resultados

Um verdadeiro clássico! Se você não vivenciou, já conversou com alguém que passou por isso. Você executa uma campanha completa pensando em vender determinado produto, entretanto, reclama que não obteve curtidas nas publicações.

Vamos dar um passo atrás, voltando lá no planejamento, e entender o real objetivo das ações. Se o seu conteúdo tem o objetivo de vender, meça os resultados pelas vendas, não pelo engajamento, por exemplo.

Todavia, se você publica um meme, com o objetivo de gerar conexão e engajamento com o público, não queira vendas a partir dele. Se elas aparecerem, ótimo! Porém, não tome isso como base de análise.

Para te ajudar na sua estratégia, projete a campanha no funil de vendas. Se o conteúdo é de topo de funil, seu objetivo não será vendas. Assim como, para fundo de funil, sua métrica principal não será curtidas e visitas ao site.

Pensar na aquisição e esquecer da retenção

Apesar de ser o último, não é o menos importante. A verdade é que, junto com a falta de planejamento, este é um dos erros mais comuns nas estratégias de marketing digital de grande parte dos negócios.

As empresas estão tão preocupadas em adquirir novos clientes, ampliar o seu mercado e aumentar o faturamento através do volume, que acaba esquecendo de quem já está dentro de casa.

É fato que vender para clientes já ativos é muito mais barato do que adquirir novos clientes. Então por que pensar somente nos novos em vez de tentar aumentar o ticket dos que já estão na carteira?

Crie campanhas de pós-venda, gere experiências positivas para os seus clientes e construa uma base forte. A partir daí, adquirir novos adeptos da sua marca pode ser mais fácil e você corre menos risco de perder quem já é cliente.

Conclusão

Você deve ter percebido que todos os erros abordados neste artigo fazem parte dos pilares do marketing digital, entretanto, provavelmente você percebeu que está deixando algo para trás, não é mesmo?

Revise as suas estratégias, documente as suas ações e, depois de executá-las, volte a cada passo e entenda se eles geraram o resultado esperado. Assim, você terá campanhas mais concisas e, consequentemente, resultados mais concretos.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

Posts que você vai gostar

O que a V4 faz?

V4 Company é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet. Através de um método testado com mais de 1000 clientes, e em quase 10 anos de história, nós chegamos num sistema que pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio.

Com mais de 130 escritórios pelo país e em plena expansão, 2021 promete ser o ano em que vamos bater o nosso recorde de mídia investido: R$ 24 milhões de reais.

Você pode ser mais um dos nossos clientes satisfeitos. Não importa qual o seu negócio, a V4 Company tem o método que funciona pra você. Faça como nossos grandes ou pequenos clientes (Spotify, academias de bairro, padarias…): confie no método de assessoria de marketing da V4 e veja seu negócio explodir em vendas.