Qual a mentalidade correta para ter sucesso nos negócios? - V4 Company
Artigos

Qual a mentalidade correta para ter sucesso nos negócios?

Qual a mentalidade correta para ter sucesso nos negócios?

Você sabe por que seis em cada dez empresas fecham antes de completar 5 anos? Na grande maioria das vezes é porque o empreendedor não tem a mentalidade correta para lidar com os desafios de ter o seu próprio negócio.

Por conta da crise, milhares de pessoas acabaram abrindo empreendimentos. Contudo, a grande maioria não estava preparada para os obstáculos que o mercado reserva, nem para a grande concorrência dele.

Um dos grandes erros cometidos pelos novos empreendedores é acreditar que não é preciso espírito empreendedor para ter uma empresa. Muitas pessoas, mesmo tendo seus negócios próprios, continuam presas ao padrão de trabalhador.

Elas querem ganhar muito, mas com um horário fixo. Não querem se preocupar com problemas administrativos, apenas exercer sua função e pronto. Não tem a mínima noção de como inovar, e preferem ficar estagnados no que é mais cômodo.

As pessoas nascem com a mentalidade correta para o sucesso?

Ao contrário do senso comum, as pessoas não nascem com a mentalidade correta para empreender. Na verdade, ela é desenvolvida e treinada com o tempo.

Alguns indivíduos acabam tendo mais desenvoltura para ter ideias e colocar ações em prática. Contudo, o verdadeiro espírito empreendedor é desenvolvido com o aprendizado diário.

Confira abaixo algumas características de pessoas com a mentalidade correta para empreender:

 

  • Observa diferentes oportunidade em lugares que ninguém pensou.

 

A pessoa com espírito empreendedor sente curiosidade em criar coisas novas. Busca soluções diferenciadas para questões que ninguém pensou, e testa diferentes possibilidades.  

 

  • Não confia no previsível.

 

Empreendedores com a mentalidade correta não confiam em fórmulas mágicas. Eles sabem que o sucesso não vem de um dia para o outro, e que não existe segredo para lucrar. É sempre preciso, foco, trabalho duro e inovação.

 

  • Não teme a incerteza.

 

Sabe que o mercado vive em constante mudança. Logo, não tem medo da incerteza diária, e sabe controlar o seu emocional para manter seu negócio nos trilhos, mesmo em crises.

 

  • Tem a mente aberta para mudanças.

 

O empreendedor com a mentalidade correta sempre está em busca de novas experiências. A inovação faz parte do seu ser, e está presente em todos os seus dias.

 

  • Não deixa o ego subir à cabeça.

 

Tem os pés no chão. Sabe que, mesmo com o sucesso, ele pode ter que se reinventar. Ama suas criações, mas não tem medo de mudá-las para atender novas demandas do mercado.

 

  • Sabe arriscar de forma calculada.

 

O empreendedor sabe se arriscar de forma calculada. Isso é, investir em uma ideia diferenciada, mas, com o objetivo de obter mais rendimentos.

 

  • Sempre está em busca de novas oportunidades.

 

Normalmente o empresário com a mentalidade correta não se contenta apenas com um negócio. Ele sempre está em busca de novas oportunidades, que possam trazer novas experiencias e fontes de renda.

Dicas para ter a mentalidade correta para o seu negócio

Para conseguir ter a mente certa para o seu negócio, é muito importante que você se tenha alguns hábitos no seu dia a dia. Eles irão te auxiliar a desenvolver essa capacidade de ver além do agora, e de planejar.

  • Busque conhecimento constante;
  • Exercite a sua criatividade e imaginação diariamente;
  • Não copie os outros, crie as suas próprias ideias;
  • Não fique preso dentro do padrão. Explore novas possibilidades e deixe o inusitado te surpreender;
  • Leia muito, principalmente livros de grandes empresários que alcançaram o sucesso;
  • Não tenha medo de pedir ajuda, ninguém vence sozinho;
  • Procure participar de eventos de empreendedorismo, para conhecer a jornada de outros empreendedores.

Com essas dicas simples, será mais fácil desenvolver a mentalidade correta para o seu negócio. Mas lembre-se, não existe fórmula mágica, a sua jornada é um processo de inovação constante.

Treinando a sua mente

Muitos empreendedores não conseguem desenvolver a sua habilidade de forma correta por que estão presos em padrões obsoletos. Estamos tão acostumados a se sentir feliz com a estagnação, que inovar pode parecer loucura.

Por isso, para desenvolver a mentalidade correta para o sucesso, é preciso treinar a sua mente para o novo. Para isso, é necessário praticar alguns exercícios simples, todos os dias.

  • Experimente ao menos uma coisa nova todos os dias;
  • Pense em um jeito diferente para fazer algo que já virou hábito na sua rotina;
  • Conheça novos lugares aonde você mora;
  • Mentalize e planeje aonde você deseja estar daqui 5, 10 ou 15 anos;
  • Reveja fotos antigas;
  • Análise a história de personalidades empreendedoras que você admira.

Além disso, você também deve evitar alguns maus hábitos. Eles tendem a fechar a sua mente e não te permitir a exploração, e, até mesmo, prejudicam o funcionamento do seu corpo e mente.

  • Nunca dica eu não posso;
  • Não perca tempo com sentimentos ruins, eles só irão sabotar a sua mente;
  • Não pare de se divertir, o lazer é essencial;
  • Pare de deixar que os outros ditem como você deve agir;
  • Não desperdice o seu dia vendo ou fazendo coisas inúteis.
  • Fale menos “e se” e dica mais “Farei agora”

Todas essas pequenas atitudes, em conjunto, irão ajudar a sua mente a se tornar mais empreendedora. Lembre-se, ninguém nasce empreendedor, essa é uma habilidade que é desenvolvida com o tempo.

Aperfeiçoamento é a chave

A chave para o sucesso de qualquer empreendedor é se aperfeiçoar constantemente. Tenha sempre em mente que o mercado está em constante mudança, logo, é necessário seguir essa tendência.

Não se prenda a técnicas e conceitos obsoletos. A inovação faz parte do processo de empreendedorismo. É apenas com ela que novas ideias surgem para facilitar a vida das pessoas.

Por conta disso, sempre busque se aperfeiçoar. Participe de eventos, estude, conheça outros empreendedores, viaje. Tudo isso acaba virando experiencia na sua carreira.

Assim, você conseguirá não só desenvolver a mentalidade correta para o sucesso do seu negócio, como também, explorar novas possibilidades. Ou seja, você se tornará um empreendedor nato.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para deixar a sua curtida e o seu comentário. Além disso, não deixe de conferir o artigo “Como vender a um preço pelo menos 30maior e aumentar os seus lucros mensais?

Gostou desse artigo? Então deixe o seu comentário e curta a nossa fan page.

Aproveite também para conferir nossa assessoria para ter acesso a um executivo da V4 cuidando do seu Marketing e alavancando suas vendas através da internet.

E caso deseje aprender e você mesmo aplicar no seu negócio o nosso método conheça a nossa formação Cientista do Marketing.

Fontes

Administradores

Mundo negócio online

marketing-e-vendas

 

 

Max Satiro

Super power vendedor que escreve nas horas vagas.

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na V4 Company nos consideramos cientistas do marketing, pesquisamos e testamos as melhor hipóteses do Marketing Digital com o objetivo de vender online.

Nesse portal você vai saber tudo sobre o mundo do Marketing Digital.

Facebook

MAIS LIDOS

© V4 Company LTDA - Rua Frei Orlando, 33 - Sala 201 - Canoas/RS | CNPJ 16.961.448/0001-01

Topo