Relatório Básico de Marketing Digital | KNOW HOW - V4 Company
Conversão

Relatório Básico de Marketing Digital | KNOW HOW

Se você cria campanhas de marketing, certamente você precisa de um relatório destas campanhas. Se você não sabe como fazer ou tem dificuldades em metrificar os seus resultados, continue comigo por aqui que vou te mostrar como fazer um relatório básico de marketing digital.

Dentro do marketing digital, nós temos centenas de métricas e indicadores que podemos analisar, porém aqui na V4 Company, elencamos pontos que são básicos para um relatório, vamos lá?

INVESTIMENTO EM MÍDIA:

Este é o primeiro ponto que você deve ter clareza na hora de montar o seu relatório, o quanto você irá investir em advertising para rodar suas campanhas. Seja investimento em Google, Instagram, Facebook, LinkedIn e etc… Aqui você deve somar todo valor investido para criar anúncios nestas mídias.

CONVERSÃO 1:

O objetivo aqui, é você relatar o seu primeiro ponto de contato com o seu cliente. Na maioria das empresas, o primeiro ponto de conversão é um lead, entretanto, também pode ser o número de downloads de um e-book ou então a geração de um carrinho no e-commerce.

Por este motivo, é essencial que você saiba qual será a sua primeira métrica de conversão, pois teremos por volta de três níveis a serem analisados neste relatório base de marketing digital.

Exemplo: Digamos que o seu investimento total feito em mídia é de R$ 2.300,00 reais e que a primeira métrica de “conversão 1”  foram de 123 leads. Para calcular qual foi o seu custo para converter esses 123 leads, você irá dividir o seu investimento total em mídia pelo número de leads que converteram. Acompanhe abaixo:

2300 (investimento em mídia) / 123 (conversão 1) = R$ 18,69 reais de custo por conversão.

CONVERSÃO 2:

Este será o segundo nível de conversões que você irá analisar. Vamos continuar falando dos leads, neste segundo nível, você precisa metrificar o quanto dos 123 leads vieram a marcar uma reunião com você ou então visitaram seu ponto de venda.

Supondo que das 123 pessoas que converteram no início, 73 delas vieram a marcar uma conversa com você. O próximo número a ser calculado neste relatório será a sua taxa de conversão (%) entre a conversão 1 e 2.

Mas não se assuste, a conta é simples de fazer, acompanhe abaixo:

73 (conversão 2) / 123 (conversão 1) x 100 = 59% de taxa de conversão 01 para 02.

Existem outros pontos a serem analisados dentro deste relatório básico de marketing digital. E você pode ter o acesso completo a este material assistindo nosso novo vídeo do canal da V4 Company no Youtube.

Nele, nosso Traffic Specialist e Equity Partner, Guilherme Lippert, vai te mostrar o passo a passo de como calcular estes indicadores para você acabar de vez com o medo de não saber como fazer um relatório de marketing digital para apresentar para o seu cliente.

Assista o vídeo completo clicando na imagem abaixo: 

marketing-e-vendas

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo