Top 6 gatilhos mentais para você começar a vender muito hoje! [PARTE 2] - V4 Company
Artigos

Top 6 gatilhos mentais para você começar a vender muito hoje! [PARTE 2]

Essa é a segunda parte da nossa série que ensina a utilizar esses excelentes artifícios como estratégias de convencimento para que o usuário reaja de acordo com o seu estímulo. Caso você tenha perdido a primeira parte dessa nossa conversa, você pode clicar aqui!

Clicar em um link, preencher um formulário, concretizar uma compra… Seja qual for o seu objetivo, o CALL TO ACTION com certeza irá auxiliar o usuário alvo a reagir positivamente ao seu anúncio.

Falamos aqui que os gatilhos mentais em marketing podem ser definidos como “atalhos” que o cérebro utiliza para tomar decisões com maior facilidade. Eles são, portanto, excelentes estratégias de persuasão, pois nos auxiliam na quebra de objeções que podem atrapalhar as vendas e influenciam na decisão de compra!

No post anterior citamos o uso dos gatilhos mentais de prova social, reciprocidade, especificidade, comunidade, história e compromisso. Hoje vamos trazer mais 6 insights para que você aprenda a escrever de forma persuasiva e comece a vender muito hoje!

#1 Escassez
O gatilho mental de escassez é um dos principais e mais persuasivos! Isso porque sem dúvida um dos grandes obstáculos das vendas é a mania de procrastinação natural do ser humano. O gatilho de escassez trabalha a lógica do “não me faça pensar”. Sabe-se que as pessoas costumam tomar suas decisões de compra de forma emocional, pelo menos em um primeiro momento. A escassez é, portanto, mostrar que a oferta está acabando e é poderosa porque nós não gostamos de perder oportunidades. Headlines como: “últimas unidades”, “os primeiros ganham um bônus” tendem a funcionar muito bem.

#2 O paradoxo da escolha
O paradoxo da escolha é o gatilho mais contraintuitivo de todos! Parte do princípio que o ser humano paralisa diante de muitas opções. Foram realizados testes em um supermercado nos Estados Unidos onde foram colocadas, em uma prateleira, 24 tipos de geleias, e em outra, apenas 6 tipos. O resultado colhido foi que no primeiro caso, 60% das pessoas pararam para provar, mas apenas 3% compraram. Enquanto no segundo caso (com apenas 6 opções), 40% das pessoas pararam para provar, mas 30% compraram. Esse gatilho se legitima e mostra que as pessoas têm dificuldades para tomar decisões e nesse caso, opções mais enxutas são mais eficazes.

#3 Garantia

O gatilho mental de garantia é excelente principalmente na prospecção de novos clientes. É o momento em que você tira o todo o risco existente e traz para si, fazendo com que o cliente pense que “não irá perder nada adquirindo tal produto”. Isto é, que ainda no pior cenário as coisas não serão tão ruins assim. Exemplos de gatilhos dessa ordem são as garantias estendidas, contrato sem fidelidade e formas de pagamento asseguradas. É o clássico “satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta”.

#4 Intimidade

Você certamente vai concordar comigo: é muito mais fácil comprar de quem você confia! O gatilho mental de intimidade consiste em gerar confiança e identificação entre a empresa/embaixador da marca e o possível cliente. Isso inclui “humanizar” a marca, criar proximidade fazendo assim com que o usuário sinta-se mais a vontade, e consequentemente mais propenso à compra. Para ativar esse gatilho, você pode contar alguma história da sua vida, incluindo seus sucessos e fracassos construindo uma relação quase que de amizade com o seu cliente. A hytrade fez um ótimo artigo sobre como criar essa intimidade com o cliente, você pode conferí-lo aqui .

#5 Surpresa

O gatilho mental de surpresa é excelente para proporcionar uma experiência de compra diferenciada e fidelizar o cliente. Pense nas pessoas que consomem roupas de grife, por exemplo. Elas não compram o produto em si, mas todo o valor agregado a ele. Uma pessoa que faz uma cirurgia plástica de estética não busca apenas a correção do que lhe incomoda, mas um aumento na auto estima. A surpresa é, portanto, aquele algo a mais, o bônus, o presente inesperado. É ir além da expectativa do cliente e fazer com que ele compre sempre da sua empresa.

#6 Exclusividade

As pessoas gostam de se sentir especiais, portanto usar o gatilho de exclusividade é uma ótima arma para trazer prestígio à sua oferta. Oferecer um coquetel só para convidados, uma pulseira vip, um desconto só para os melhores clientes são exemplos do gênero. Eleve seu cliente um degrau acima e ele irá lhe agradecer falando bem de sua empresa para muitas pessoas, e bem sabemos que o marketing boca a boca é uma excelente estratégia.

Esses são só alguns dos gatilhos mentais que você pode se apropriar para ajudar a aumentar suas taxas de conversão de vendas! Se você começar a utilizá-los, tenho absoluta certeza que a sua comunicação será muito mais assertiva e suas vendas irão crescer muito!

Você já utiliza alguns desses gatilhos? Entende a importância da escrita persuasiva?

Me conte aqui nos comentários!

marketing-e-vendas

Angélica Picolli

Publicitária formada pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós graduanda em Gestão Empresarial pela ULBRA. Apaixonada por estilo, comportamento e comunicação, tenho também uma especialização em Moda. Aqui compartilho minhas experiências e aprendizados, espero contribuir de alguma forma para sua formação ou para sua empresa!

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo