Top #6 gatilhos mentais para você começar a vender muito hoje! [PARTE 1] - V4 Company
Artigos

Top #6 gatilhos mentais para você começar a vender muito hoje! [PARTE 1]

Os gatilhos mentais em marketing podem ser definidos como “atalhos” que o cérebro utiliza para tomar decisões com maior facilidade e são, portanto, excelentes estratégias de persuasão! Eles auxiliam na quebra de objeções que podem atrapalhar as vendas e influenciam na decisão de compra!

Para ilustrar, podemos citar um dos principais exemplos de gatilho mental aplicado à mídia tradicional: são as propagandas de creme dental, que mostram um dentista (gatilho mental de autoridade) indicando o produto!

Se formos um pouco mais além, podemos citar os comerciais da marca brasileira Polishop, conhecidos por apresentar produtos praticamente mágicos capazes de quebrar todas as objeções de compra do produto!

marketing-e-vendas

Em Internet Marketing, o uso dos gatilhos mentais merece uma atenção ainda mais especial porque o ambiente digital não permite a experiência sensorial! Não é possível sentir, tocar o produto, portanto as estratégias de persuasão precisam ser ainda mais agressivas!

Se você ainda não ouviu falar sobre gatilhos mentais, está mais do que na hora de conhecê-los! Confira o top #06 gatilhos que separamos para você começar a usar hoje e sentir os resultados na sua empresa:

 

#1 Prova Social

O gatilho mental de prova social é um dos mais importantes para influenciar a decisão final! É influenciar através da experiência do outro. Filas em restaurantes podem indicar que o restaurante é bom, por exemplo! Abuse dos contrastes “antes e depois” e depoimentos de clientes em seu site e seus futuros clientes ficarão muito mais seguros em tomar uma decisão de compra.

 

#2 Reciprocidade

O gatilho mental de reciprocidade é o mais utilizado em estratégias de Inbound Marketing, onde você desperta o interesse do consumidor. Trata-se de oferecer algo em troca para que o usuário sinta-se “em dívida com você”. Você pode, Por exemplo, enviar 4 e-mails com conteúdo relevante e um de venda. O usuário vai estar mais propenso a compra porque “deve” muito a você.

 

#3 Especificidade.

Seja específico em suas headlines e os seus clientes confiarão mais em você. Se você desenvolveu um método que gerou 2.437 vendas em um mês, utilize esse número a seu favor. Não diga “O método que gerou mais de 2.000 vendas por mês”. Quanto mais específico você for, mais assertivo será o seu marketing.

 

#4 Comunidade

O gatilho mental de comunidade é na verdade muito antigo. Podemos citar as igrejas lá no século XIV por exemplo. Trata-se de trazer a sensação de pertencimento, fazer parte! Os clubes de futebol fazem isso de forma excelente. Crie relação com os seus clientes, faça com que eles queiram se relacionar com a sua marca através de clube de vantagens, eventos ou grupos!

 

#5 História

O gatilho mental de história é ótimo para engajar o usuário! É o que chamamos de jornada do herói! O ser humano gosta de ouvir histórias, portanto faça o possível para envolver o consumidor e prender a sua atenção. É sempre mais fácil vender para         quem confia em você, por isso abuse desse gatilho!

 

6# Compromisso

O gatilho mental do compromisso funciona como firmar um “acordo” com o usuário. É excelente porque acaba comprometendo o potencial cliente com você ou com a sua oferta! Se você tem um blog ou uma página no Facebook, convide os usuários a interagirem, peça para que enviem fotos utilizando o seu produto, que comentem. Combine um dia para ele ir até a sua empresa, crie um “compromisso”.

Esses são só alguns dos gatilhos mentais que você pode se apropriar para ajudar a aumentar suas taxas de conversão de vendas! Criamos a parte 2 dessa série, você pode visualizar aqui!

Se você começar a utilizá-los, tenho absoluta certeza que a sua comunicação será muito mais assertiva e suas vendas irão crescer muito!

 

Você já utiliza alguns desses gatilhos? Entende a importância da escrita persuasiva?

 

Me conte aqui nos comentários!

Angélica Picolli

Publicitária formada pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós graduanda em Gestão Empresarial pela ULBRA. Apaixonada por estilo, comportamento e comunicação, tenho também uma especialização em Moda. Aqui compartilho minhas experiências e aprendizados, espero contribuir de alguma forma para sua formação ou para sua empresa!

Mais posts

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo