Cientista do Marketing: o que é?

Um curso, uma atuação, e agora um livro: o Cientista do Marketing é tudo isso. Venha saber nesse artigo quais são as competências e como se tornar um Cientista do Marketing pleno.

Para alguns o marketing e principalmente o marketing digital pode parecer uma zona escura.

Muitas pessoas opinando, algumas sabendo um pouco, outras sabendo nada, mas poucas delas, de fato, sabendo muito.

E isso acontece, em parte, por causa da natureza do marketing.

Para muitos, ele parece mais arte do que ciência, mas eu vou te mostrar que não é bem assim.

O marketing como nós conhecemos hoje é bem diferente de como era quando ele surgiu – que o diga Sérgio Zyman.

Mas ele evoluiu de forma orientada, seguindo as mudanças na comunicação, na psicologia, nas vendas e em várias outras áreas.

Evoluiu para não ficar estagnado, como a publicidade às vezes pode ficar.

Nas próximas linhas desse artigo eu vou explorar por que o marketing é mais científico do que artístico e como, então, você pode se beneficiar disso.

Marketing é psicologia

A psicologia está alocada nas ciências humanas, mas ela é muito importante enquanto ferramenta de compreensão para o marketing.

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles nos ajudam a compreender por que as pessoas tomam certas decisões e como induzi-las a tomarem estas decisões.

Um mestre dos gatilhos mentais é Robert Cialdini. Ele é o autor de um livro chamado Armas da Persuasão que demonstra através de 6 capítulos por que e como as pessoas optam por comprar ou fazer algo que na realidade não querem apenas por que foram persuadidas a fazê-lo.

Você pode não estar vendo a ligação direta entre este estudo de psicologia profunda e o marketing sobre o qual falamos todos os dias, mas você vai compreender assim que entender o seguinte: marketing é venda.

Não existe venda sem marketing e o contrário também não se sustenta.

Para a V4 Company, a psicologia é uma ferramenta de grande valor para quem vai trabalhar com vendas e com marketing.

Se for acessível para você, recomendamos muito a leitura do livro Armas da Persuasão, e o estudo dos 6 gatilhos mentais trazidos no estudo:

  • Reciprocidade;
  • Compromisso e coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

Todos que se formam Cientistas do Marketing aplicam os gatilhos mentais de Cialdini no seu dia-a-dia, como forma de facilitar as coisas.

Marketing é vendas

Dener Lippert em Cientista do Marketing

Uma das frases mais famosas do fundador da V4 Company, Dener Lippert, é: marketing só é marketing quando vende.

A venda começa no marketing, pois é ele que torna o produto conhecido e que busca o cliente mais adequado para quem vender.

Além disso, o marketing que não objetiva a venda o é marketing, é papo furado. E quando não é possível mensurar os resultados, então é apenas arte.

Ao longo do tempo o marketing foi se distanciando no conceito daquilo que é venda, mas na prática eles têm a mesma função: vender o produto do cliente.

Muito já se olhou para o viés artístico do marketing, e nós nunca vamos poder dizer que ele não existe. No entanto, o seu objetivo é fazer venda ou ganhar prêmios?

por exemplo, uma arte bonita dificilmente converterá em venda, e por isso a perda no foco do que realmente importa acontece. Vamos entender como marketing pode ser associado à arte, afinal.

Marketing e arte

Você pode criar uma campanha de natal para a Coca-Cola, transmiti-la na Globo em horário nobre, ganhar prêmio em Cannes, fazer as pessoas chorarem e no fundo no fundo, isso nunca vai passar de branding.

Branding é a definição de uma marca, aquilo que a torna conhecida pelo cliente ou público. A Coca-Cola tem um branding muito forte: todos conhecem o refrigerante preto com rótulo vermelho e a letra branca cursiva.

Campanhas com slogans marcantes e artes vencedoras de prêmios entregues no sul da França são muito legais, mas na verdade, nada disso entrega resultados de vendas e um Cientista do Marketing nunca vai procurar estes resultados.

Quem primeiramente identificou essa diferença foi justamente o diretor de marketing da Coca-Cola, Sergio Zyman.

Ele é conhecido pelo sucesso dos produtos diet da marca, que foram implantados sob sua gestão, mas também pelo fracasso da New Coke.

Se você não conhece essa história então nós sugerimos que mude isso imediatamente lendo esses dois artigos: aqui e aqui.

Mas não é sobre a new coke que vamos falar. É sobre Sergio Zyman.

Para a V4 Company, Sergio Zyman é um grande mentor, mesmo que ele não o saiba. E é por causa deste livro:

Sergio Zyman – ex diretor de marketing da Coca-Cola

Neste livro icônico, Zyman aponta que o modelo de trabalho operado pelas agências de publicidade à la Don Draper não funciona mais.

Se nos anos 60/70 construir uma campanha memorável, que atingisse o público e marcasse território era suficiente para garantir vendas, hoje em dia não é mais.

Atualmente é preciso garantir dados, análise, mensuração e, obviamente, vendas. Esse é o objetivo do Cientista do marketing.

Certamente, num momento em que cada vez se investe mais em redes sociais e menos em comerciais de tv, é essencial apontar a diferença: feed bonito no Instagram não é o que faz vender.

Curtidas nos posts ou stories cheios de efeitos não trazem vendas: essas são métricas de vaidade. O que traz venda é aquilo que o publico gosta e compra, e para saber isso você precisa testar e mensurar.

Em outras palavras: a direção de arte de uma peça não é o mais importante.

Marketing é ciência

Para ser capaz de mensurar o que o público gosta e o que funciona melhor, um Cientista do Marketing precisa de ferramentas e capacidade de utilizá-las.

É aqui que entra a ciência. Você sabia que é possível saber em qual parte do site a audiência gasta mais tempo apenas analisando os movimentos do mouse?

Sim, é possível. Essa tecnologia se chama mouse tracking e você pode ler mais sobre no seguinte artigo: mouse tracking.

Isso tudo parece muito tecnológico, você não precisa aplicar mouse tracking no seu site para estar utilizando ciência no marketing. Basta avaliar métricas.

Métricas são mensurações de dados que, quando analisados corretamente, podem dizer muito sobre um negócio.

Existem vários indicadores de métricas que podem ser utilizados, e para além de apenas dar alguns exemplos, eu vou indicar a leitura de três artigos que explicitam muito bem o uso delas: aqui, aqui e aqui.

Um Cientista do Marketing é a pessoa que vai saber aplicar adequadamente essas métricas numa empresa, tirar dos resultados os melhores insights e aplicar o Método V4 de forma certeira, sempre com o objetivo de vender mais!

Por que eu deveria ser um Cientista do Marketing?

Aposto que você está se fazendo esta pergunta nesse momento.

Você deveria ser um Cientista do Marketing pois com essa formação você saberá aplicar o conhecimento nessas diversas formas para fazer a sua empresa ou a empresa para a qual você presta serviço se libertar das amarras da publicidade tradicional e finalmente obter lucros!

Curso Cientista do Marketing

O Cientista do Marketing nasceu como um curso online, para que todo esse conhecimento pudesse alcançar o maior número possível de pessoas.

Ele possui mais de 30 módulos, entre aulas teóricas, demonstrativas, ferramentais e entrevistas com convidados, que você pode ter acesso através do link no botão abaixo:

Quem adquire o curso pode acessar os materiais durante 2 anos, parcela o pagamento, e consegue começar a atuação em até 3 meses.

Além disso, a grade curricular é atualizada com frequência para garantir a não defasagem dos conteúdos, tornando todo o processo muito mais ágil do que uma universidade.

Você vai aprender com os nossos especialistas em marketing, Dener Lippert, Guilherme, Gustavo, Daniel entre outros. Pessoas que fundaram e cresceram a V4 até ela se tornar o que é hoje.

Mas se você prefere aprender de outras formas, temos a solução.

Livro Cientista do Marketing

Ainda em pré-venda, o livro Cientista do Marketing conta toda a história da fundação da V4, pelas palavras do próprio fundador, Dener Lippert, além de trazer todo o conteúdo abordado no curso.

É o livro mais atualizado sobre estratégias de marketing que você vai ter acesso, pois ele não ensina formulas milagrosas que perdem o valor em 2 ou 3 anos.

Ele ensina o Método V4, baseado em 4 pilares: tráfego , engajamento, conversão e retenção.

Quando o Cientista do Marketing domina esses 4 pilares ele está pronto para adaptar a abordagem para qualquer tipo de empresa que queira utilizar a internet para vender mais.

E hoje nós podemos dizer com clareza que o livro é a melhor opção para isso, pois comprando durante a pré-venda o futuro Cientista do Marketing tem acesso ao evento do Cientista do Marketing, normalmente fechado, somente para investidores V4.

Será um dia inteiro de palestras, entrevistas e muito conhecimento compartilhado para quem quer se tornar empreendedor, gestor, marketeiro, e principalmente, um bom Cientista do Marketing.

Não perca essa chance! A pré-venda termina nas primeiras semanas de março, então organize-se!

Clique na imagem para comprar o livro e garantir acesso ao evento do Cientista do Marketing

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

V4 Company é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet. Através de um método testado com mais de 1000 clientes, e em quase 10 anos de história, nós chegamos num sistema que pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio.

Com mais de 130 escritórios pelo país e em plena expansão, 2021 promete ser o ano em que vamos bater o nosso recorde de mídia investido: R$ 24 milhões de reais.

Você pode ser mais um dos nossos clientes satisfeitos. Não importa qual o seu negócio, a V4 Company tem o método que funciona pra você. Faça como nossos grandes ou pequenos clientes (Spotify, academias de bairro, padarias…): confie no método de assessoria de marketing da V4 e veja seu negócio explodir em vendas.