Marketing Digital no Google: 7 Ferramentas Para sua Estratégia

Sendo uma das maiores empresas do mercado mundial atualmente, a Google construiu uma estrutura de ferramentas que podem ser muito úteis na sua estratégia de marketing digital.

Além do buscador, que é conhecido por todas as pessoas que utilizam a internet, existem muitas outras ferramentas capazes de captar e entregar dados para as empresas, visando complementar a sua estratégia.

Além disso, selecionamos apenas as 10 principais ferramentas presentes no catálogo da Google, entretanto, existem muitas outras que são utilizadas para funções específicas, porém, com menor frequência.

É provável que parte delas você já conheça e, inclusive já tenha utilizado, mas você sabe como utilizá-la a favor da sua estratégia empresarial? Todas elas podem complementar o seu marketing digital e alavancar seus resultados.

Buscador Google

A principal ferramenta da Google, responsável pelo primeiro contato da maioria das pessoas com a empresa. Lançado em 1997, o Google (ferramenta de busca) se tornou o principal intermediador entre o usuário e o conteúdo da internet.

Junto com mídias sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp, o buscador do Google é, atualmente, a principal porta de entrada para qualquer usuário que está iniciando as suas aventuras on-line.

Além disso, por ser a principal ferramenta de busca, responsável por quase 95% das pesquisas de toda a rede mundial de computadores, o Google se tornou motivo de disputa entre as empresas de todos os segmentos de mercado.

Basicamente, a disputa ocorre pelas primeiras posições dos resultados de busca. Já é comprovado que os 3 primeiros resultados recebem 50% dos cliques e apenas 0,78% dos usuários vai até a segunda página.

Com este fato, criou-se, no mundo do marketing, a anedota que diz que o melhor lugar para se esconder um corpo é a segunda página de buscas do Google.

Como o Google controlou o crescimento nas buscas

Visando crescer de forma estruturada e manter a competitividade pelas primeiras posições interessante, o Google criou uma série de diretrizes que guiam o ranqueamento e selecionam os primeiros resultados.

Estas diretrizes são técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que se resumem a técnicas aplicadas a qualquer página da internet para ajudar o Google a identificar o conteúdo presente nela.

Tentando encontrar os resultados mais relevantes para o usuário, o Google utiliza estas diretrizes para encontrar as páginas, escanear o seu conteúdo e selecionar as que contém conteúdos mais próximos da busca do usuário.

Sendo assim, é nítido que você precisa estar presente no Google e fazer de tudo para aparecer nos primeiros resultados das buscas dos seus potenciais clientes, não é?

Se a sua empresa vende tênis de várias marcas, tudo que você quer é aparecer nas primeiras colocações quando um usuário buscar “comprar tênis” ou “tênis Nike”, não é?

Google Ads

Uma das principais ferramentas Google da atualidade, o Google Ads é a ferramenta de anúncios que coloca páginas nas primeiras posições das buscas de forma “facilitada”.

Entretanto, para alcançar estas primeiras posições, as empresas precisam fazer investimentos financeiros em uma espécie de leilão de palavras-chave.

Utilizando o mesmo exemplo do segmento de tênis, ao fazer uma busca como “comprar tênis”, você perceberá que os primeiros resultados possuirão a tag “anúncio”. Esta tag representa anúncios do Google Ads.

Para aparecer ali, cada empresa realizou um investimento financeiro e colocou em prática uma estratégia de anúncios para captar o máximo de audiência possível para o seu site.

Se 50% dos cliques vão para as 3 primeiras posições, você vai querer ser o primeiro, já que este recebe pouco mais de 30% da preferência dos usuários que buscam algo na internet.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do Google Ads, atualmente, esta ferramenta é responsável por mais de 95% do faturamento da Google como um todo.

Isso porque grande parte dos utilitários disponíveis atualmente são gratuitos, fazendo com que a ferramenta de anúncios seja responsável pela manutenção de todas as outras.

Youtube

Uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo, o Youtube é muito mais do que uma ferramenta utilizada para entretenimento. A quantidade de informações presentes nessa rede a tornam valiosa para o marketing digital.

Basicamente, depois do Google, o Youtube se tornou um grande concentrador de pesquisas. Desde a busca por vídeos de entretenimento, até conteúdos de aprendizado e tutoriais on-line estão presentes nesta mídia.

Para a sua estratégia de marketing digital, o Youtube terá duas utilidades principais:

  • utiliza-lo para captação de audiência, criando conteúdos em vídeo para o seu canal e levando-os para o seu site, blog ou qualquer outro canal;
  • utiliza-lo como uma ferramenta de auxílio na sua estratégia de ranqueamento do site no buscador do Google.

A primeira opção é mais comum, haja vista que criar conteúdo para o Youtube se tornou, inclusive, uma profissão para uma grande quantidade de pessoas no mundo todo.

Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que o Youtube pode incrementar e muito a sua estratégia de SEO. Isso porque ao iniciar uma busca no Youtube, a ferramenta te dará sugestões de pesquisa.

As opções que aparecem na sua busca não são ocasionais. A ferramenta te sugere aquilo que está mais próximo do seu interesse que é comumente buscado por outros usuários.

Ou seja, se você quer saber o que as pessoas estão buscando no Youtube, basta iniciar uma pesquisa e verificar como a ferramenta complementará as suas sugestões de busca.

Google Forms

Esta é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisas de público da internet. Se você já precisou enviar algum tipo de questionário para um certo número de pessoas, provavelmente o Google Forms foi uma alternativa.

Gratuito, fácil de utilizar e extremamente prático, a ferramenta de formulários do Google se tornou importantíssima em qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque ela é muito utilizada para entender o público em geral.

Desde captação de ideias de conteúdo até pesquisas de satisfação são veiculadas por estes formulários, que podem ser disparados para qualquer pessoa por um link.

Quando utilizado da forma correta, os questionários realizados pelo Google Forms podem te dar uma percepção única do seu público e do comportamento do mesmo na internet.

Google Search Console

Voltado especificamente para a ferramenta de busca, o Google Search Console é uma necessidade para qualquer pessoa que deseja aparecer entre as primeiras posições do motor de busca da Google.

Isso porque utilizando-o você conseguirá guiar os robôs escaneadores do Google de forma facilitada pelo seu site, dando maior relevância para ele na ferramenta de buscas e o colocando nas posições mais altas dos resultados.

Além disso, o Google Search Console pode incrementar a sua estratégia de marketing digital com os relatórios de buscas e palavras-chave que são utilizadas quando a sua página aparece nas primeiras posições.

Assim, você conseguirá “mostrar” o seu site de uma forma mais adequada ao buscador e ainda saberá o que as pessoas buscam para encontrar a sua página.

Uma das principais ferramentas para encontrar tendências de buscas na internet, o Google Trends é uma necessidade para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital no Google.

Basicamente, ele é um utilitário que entrega relatórios de buscas por termos específicos dentro do Google em determinada região, durante um determinado período.

Na prática, você acessará o Google Trends e buscará, por exemplo, pelo volume de buscas pelo termo “comprar tênis” no Brasil nos últimos 90 dias.  O Google Trends te mostrará o volume dessa busca e buscas relacionadas a ela.

Estes relatórios, para a sua estratégia de palavras-chave e para que você consiga criar conteúdos mais relevantes, são valiosíssimos e devem ser utilizados com frequência para obter sucesso na sua estratégia.

Google Analytics

Seria o Google Analytics uma ferramenta “escondida” do Google? Claro que não, mas a brincadeira existe pelo fato de o Analytics não aparecer nas sugestões de ferramentas quando você clica nas “bolinhas” do canto superior direito do buscador.

Em suma, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de páginas da internet e entrega de relatórios a partir do comportamento dos usuários. Você instala a ferramenta no seu site e, a partir daí, os dados são captados.

Para fazer a instalação, você precisará inserir um código em todas as páginas do seu site. Isso pode ser feito por qualquer pessoa que tenha acesso aos arquivos de código e tenham o mínimo de conhecimento para fazer a inserção.

Após a instalação, você poderá visualizar dados como o perfil dos usuários que visitam o seu site, qual o volume de visitas em determinado período, quanto tempo as pessoas ficam nas suas páginas, entre outros.

O Analytics é, em dúvidas, uma das principais ferramentas de marketing da atualidade. Com marketing é uma ciência baseada em dados, você vai querer estar sempre ao lado da maior fonte de dados da internet, não é?

Conclusão

Utilizar as ferramentas do Google para o marketing digital é uma obrigação de qualquer empresa. As 7 ferramentas mostradas neste artigo são uma constante em qualquer estratégia de sucesso e a sua empresa precisará delas.

Busque aprender mais sobre cada uma, seu funcionamento e qual a contribuição entregue por elas. Além de utilizá-las individualmente, você pode integrá-las e tornar os dados ainda mais relevantes para as suas tomadas de decisão.

Deixe seu Comentário

Posts Recentes

O que a V4 faz?

V4 Company é uma Assessoria de Marketing Digital que aprimora e potencializa o seu processo de vendas pela internet. Através de um método testado com mais de 1000 clientes, e em quase 10 anos de história, nós chegamos num sistema que pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio.

Com mais de 130 escritórios pelo país e em plena expansão, 2021 promete ser o ano em que vamos bater o nosso recorde de mídia investido: R$ 24 milhões de reais.

Você pode ser mais um dos nossos clientes satisfeitos. Não importa qual o seu negócio, a V4 Company tem o método que funciona pra você. Faça como nossos grandes ou pequenos clientes (Spotify, academias de bairro, padarias…): confie no método de assessoria de marketing da V4 e veja seu negócio explodir em vendas.