1 de julho de 2020

Métricas para Iniciantes no Marketing Digital | V4 Tuts

Se você está começando agora a trabalhar com marketing digital, você ainda não sabe muito bem quais indicadores que você deve olhar, certo?

No conteúdo de hoje, queremos te mostrar quais são as principais métricas que você deve olhar dentro de uma campanha e vamos criar uma ordem de prioridade entre elas.

Mas antes de começar, queremos ressaltar que esta é uma das grandes vantagens de investir ou trabalhar com marketing digital, você tem os indicadores muito claros e sempre a disposição para você analisar.

Entretanto, para profissionais que estão iniciando a sua jornada, muitas vezes acabam se perdendo dentro dos milhares de indicadores que cada plataforma pode lhe oferecer. Sendo assim, a ideia aqui é você imaginar uma base de pirâmide para priorizar estes indicadores, dentro dela irão conter:

NA BASE DA PIRÂMIDE: 

  • Indicadores Operacionais: CPC (Custo por Clique) – CPV (Custo por Venda) – CTR (Click Through Rate) – CPM (Custo por Mil) – CPL (Custo por Lead);

NO MEIO DA PIRÂMIDE: 

  • Indicadores Táticos: CAC (Custo por Aquisição de Clientes) – Ticket Médio – Faturamento;

NO TOPO DA PIRÂMIDE: 

  • Indicadores Estratégicos: ROI (Retorno sobre Investimento) – Investimento.

Quando falamos em indicadores operacionais, estes são os KPIs do dia a dia, do cotidiano, que você pode olhar e tomar uma decisão imediata ao analisar os resultados durante a campanha.

E geralmente é neste ponto que a maioria dos profissionais de marketing digital param, ou seja, analisam os indicadores iniciais da campanhas e esquecem de subir a pirâmide, olhar para indicadores não mais sobre a campanha, mas pontos que são importantes para o negócio como um todo.

E jamais você, profissional que está iniciando, deve esquecer que para o seu cliente, resultado não é lead, não é custo por clique, mas sim dinheiro no bolso. O quanto as suas estratégias estão trazendo retorno para o negócio dele.

Agora olhando para o meio da pirâmide, temos os indicadores táticos, onde olhamos para ele em um período um pouco maior, entorno de 1x na semana para tirar insights do que está acontecendo e se realmente os números fazem sentido para aquela campanha. (Claro que poderá olhar diariamente, porém decisões são tomadas em um período maior).

E por fim, temos na ponta da pirâmide, os indicadores estratégicos. Indicadores como ROI (Retorno sobre Investimento) e o próprio investimento feito durante toda campanha. Diretamente, ambos não são difíceis de calcular, porém, aqui a dificuldade é tomar decisões baseadas em todos estes indicadores.

Aqui, vale a pena salientar que o seu ROI geralmente será mais baixo, pois na maioria das vezes quando você tem um ROI muito alto, o seu investimento está muito baixo. O que você tem que entender que ROI acima de 01 ele está se pagando, de 3 à 5 este retorno sobre investimento está muito bom, bem acima da média de todos os mercados.

Já quando um ROI está acima de 05, existem duas possibilidades: 1) Você está investindo pouco; 2) Seu produto é muito bom, de bastante valor que se destaca entre milhares.

Quer saber mais detalhes sobre esta pirâmide e seus indicadores? Nosso Traffic Strategist e Equity Partner Guillherme Lippert gravou um novo vídeo para nosso canal no youtube, explicando cada um destes pontos e etapas.

Você pode assistir ao vídeo completo clicando na imagem abaixo:

Veja também:

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA?Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes, sendo parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office e tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Acesse: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4.

⭕ Conheça a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumente seus conhecimentos e trabalhe com Marketing Digital utilizando o Método V4. Acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

– – – – –

Curta nossa página: 👉 http://www.facebook.com/v4webmarketing/

E acesse o nosso Instagram: http://www.instagram.com/v4company/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *